LTI (Learning Tools Interoperability, Interoperabilidade de Ferramentas de Aprendizagem) é um padrão proposto para a transmissão de informações sobre usuários, organizações e cursos entre os sistemas de gestão da aprendizagem (consumidores de ferramentas), as ferramentas de aprendizagem e os fornecedores de ferramentas, como wikis, simuladores, ferramentas de avaliação, conteúdo protegido, etc.
O Brightspace suporta LTI 1.0 e 1.1. Esse suporte implica:
- Interfaces de gerenciamento para definir integrações com ferramentas de aprendizagem externas (fornecedores de ferramentas) e criar links.
- Novo tipo de Quicklink para que os links dos fornecedores de ferramentas sejam facilmente incorporados aos cursos do Brightspace.
- Links para ferramentas de aprendizagem externas que possam enviar informações de contexto de usuários, organizações e cursos para proporcionar uma experiência personalizada com a ferramenta. O logon único nas ferramentas de aprendizagem é suportado em toda a estrutura OAuth com o uso de uma chave/senha compartilhada entre a ferramenta de aprendizagem externa e o link configurado no Brightspace.
- Ferramentas de gerenciamento para configurar o mapeamento das funções do Brightspace para as funções do IMS e dos tipos de unidade organizacional do Brightspace para os tipos de contexto do IMS.
Para aderir à especificação de LTI, o Brightspace fornece o valor URN completo no campo “funções” dentro dos dados de lançamento LTI, juntamente com o nome abreviado. Por exemplo, o valor de Funções LTI para Aluno é fornecido como o seguinte:
<input type="hidden" name="roles" value ="urn:lti:instrole:ims/lis/Learner,Learner">
A D2L recomenda fortemente os clientes, ao configurar o mapeamento de Função D2L/IMS deles (na ferramenta de parâmetros de Configuração do IMS), a mapear apenas as funções D2L locais deles para os "comandos" que aparecem nos vocabulários da Função de instituição LIS e da Função de contexto LIS: isso permitirá a máxima portabilidade na integração com aplicativos e serviços do Fornecedor de ferramentas devidamente em conformidade.
Você deve habilitar a funcionalidade LTI no nível da organização (administrativo) antes de configurar os fornecedores de ferramentas na organização ou no nível da unidade organizacional. Isso inclui definir permissões LTI, mapear funções e unidades organizacionais de IMS para funções e unidades organizacionais da sua organização e configurar as informações padrão do cliente da ferramenta no nível da organização.