No Brightspace, a organização é o nível superior da hierarquia de tipo de unidade organizacional. Em uma organização, existem unidades organizacionais, o componente fundamental padrão do Brightspace. As unidades organizacionais estão organizadas em uma estrutura organizacional e podem ter vários tipos de unidade organizacional (por exemplo, departamento, semestre ou oferta de curso). Cada unidade organizacional tem um código de unidade organizacional para identificá-la entre o Pacote de integração para sistemas de informação ao aluno (IPSIS) e o seu Sistema de informações do aluno (SIS).
As tarefas de administração da organização incluem:
- Definir uma estrutura da organização com o Editor de tipo de unidade organizacional
- Definir as unidades organizacionais dentro de uma organização com o Editor de unidade organizacional
- Criar, importar, inscrever e gerenciar usuários com a ferramenta Usuários
- Pesquisar e navegar nas unidades organizacionais nas quais os alunos estão inscritos com o widget personalizado Minhas unidades organizacionais
- Configurar a funcionalidade da ferramenta com o DOME
- Personalizar a página de logon com a ferramenta Gerenciamento da página de logon
- Definir um pacote de idiomas com a ferramenta Gerenciar idiomas
- Configurar a formatação cultural e os idiomas com a ferramenta Gerenciar localidades
- Definir locais em sua organização com a ferramenta Locais e atribuir lugares aos alunos com a ferramenta Mapa da classe
Uma estrutura organizacional é uma construção de arquitetura de software projetada pela D2L para oferecer a máxima flexibilidade aos nossos clientes ao criar sua presença de aprendizagem on-line. Assemelha-se a uma estrutura em árvore de unidades organizacionais, sendo que cada unidade organizacional normalmente, mas não necessariamente, representa um grupo de usuários ou um nível organizacional específico dentro do modelo de negócios do cliente. Por exemplo, o nível de raiz da estrutura organizacional pode ser uma universidade, um ministério de educação ou uma organização corporativa. Por causa da estrutura em forma de árvore, há um caminho de descendentes de uma determinada unidade organizacional até um nó de folha, e um caminho de ancestrais até o nó de raiz. O caminho entre a raiz da estrutura organizacional e os nós de folha (cursos) pode incluir várias camadas de faculdades acadêmicas, escolas, departamentos acadêmicos ou corporativos, e assim por diante.
Embora a maioria tenha a forma de uma árvore geral, as estruturas orgânicas são, na verdade, gráficos acíclicos direcionados, pois é possível que determinados nós tenham mais de um ancestral. Para evitar rotas circulares ao rastrear caminhos de ancestrais e descendentes, a D2L impõe uma restrição de que nenhuma unidade organizacional em um caminho pode ser do mesmo tipo de organização; no entanto, ainda é possível ter uma estrutura organizacional flexível com essa restrição em vigor.
Unidades organizacionais e tipos de unidades organizacionais
Cada unidade organizacional tem um tipo de unidade organizacional específico. Existem três tipos de unidade organizacional:
- Os tipos de unidade organizacional definidos pelo sistema são pré-definidos pela plataforma Brightspace e existem quando um cliente configura sua instância. Por exemplo, organizações.
- Os tipos de unidade organizacional personalizados são criados pelos usuários através do DOME. Por exemplo, Instalações.
- Tipos de unidade organizacional personalizados comuns são criados pelos usuários, mas não são criados por meio DOME. Têm propriedades especiais na plataforma Brightspace. Por exemplo, Departamentos.
Embora todos os tipos de unidades organizacionais compartilhem propriedades comuns, como ancestrais, descendentes e a capacidade de registrar usuários, as unidades organizacionais que pertencem ao tipo de unidade organizacional definida pelo sistema ou aos tipos de unidade organizacional personalizada comum têm recursos e propriedades adicionais, conforme listado nesta seção deste artigo. Esses recursos e propriedades são comuns na maioria das organizações; no entanto, eles não são necessariamente aplicáveis em todas as organizações.
Nota: as unidades organizacionais do mesmo tipo não podem fazer parte do mesmo caminho ancestral ou descendente dentro de uma estrutura organizacional.
Ao trabalhar com tipos de unidade organizacional, a D2L recomenda que você tente manter a estrutura organizacional o mais simples possível para sua implementação. Estruturas organizacionais complicadas, geralmente, acabam precisando de mais manutenção sem proporcionar qualquer vantagem de funcionalidade extra. O sistema impõe uma linhagem; uma unidade organizacional não pode ser descendente de outra unidade organizacional do mesmo tipo de unidade organizacional. Por exemplo, um departamento não pode ser descendente de outro departamento.
Quando um tipo padrão de unidade organizacional é renomeado, a alteração aplica-se a todas as organizações da instância, com exceção do tipo de unidade organizacional de departamento. Se você renomear o tipo de unidade organizacional de departamento, a alteração será aplicada somente à organização na qual você fez a alteração. As unidades organizacionais do tipo Departamento são o único tipo de unidade organizacional padrão que você pode excluir. Se você excluir o tipo de unidade organizacional departamento, ele será excluído apenas na organização da qual você o excluiu. Se você criar um novo tipo de unidade organizacional depois de excluir o tipo de unidade organizacional departamento, ele será recriado pelo sistema.
Tipo de unidade organizacional
O tipo de unidade organizacional Organização é definido pelo sistema e é normalmente o nó raiz da estrutura da árvore org, e há apenas um por organização. A página inicial da organização está disponível quando um usuário clica Meu local. Domínios internos de endereço de e-mail são atribuídos no nível da Organização e não podem ser definidos em nenhum outro nível.
Modelo de curso tipo de unidade organizacional
O modelo de curso tipo de unidade organizacional é definido pelo sistema. Os modelos de curso armazenam arquivos e dados que são comuns a muitas ofertas de cursos descendentes. Os modelos de curso podem ser descendentes diretos de organizações ou departamentos. A diferença entre um modelo de curso e uma oferta de curso está na frequência da oferta. Em muitos semestres, os alunos fazem diferentes ofertas de cursos do mesmo modelo de curso. Por exemplo, o CS 488 em si é um modelo de curso, enquanto o CS 488 em um período de outono e o CS 488 no período de inverno são ambos ofertas de curso. Normalmente, um modelo de curso não é anexado a um semestre; enquanto a oferta de curso descendente é. Como resultado, diferentes ofertas de curso vinculadas ao mesmo modelo de curso podem pertencer a semestres distintos.
Tipo de unidade organizacional de oferta de curso
O tipo de unidade organizacional de oferta de curso é definido pelo sistema. As ofertas de cursos são instâncias de um curso, e são tipicamente descendentes diretos de modelos de curso e semestres. Para acessar a página inicial de uma oferta de curso, clique na Página inicial do curso na oferta do curso. Conteúdo, questionários, notas e discussões são normalmente associados às ofertas do curso.
Tipo de unidade organizacional do semestre
O tipo de unidade organizacional do semestre pode ser definido pelo sistema ou personalizado comum. Os semestres são geralmente descendentes diretos da organização e organizam as ofertas do curso em categorias de tempo. Não é obrigatória a existência de um tipo de unidade organizacional configurado como semestre. Por exemplo, se a organização utilizar ofertas de curso abertas que continuam sendo oferecidas ano após ano e nas quais os novos usuários podem inscrever-se quando quiserem, não será necessário usar um semestre como tipo de unidade organizacional. No entanto, se você optar por não usar um semestre como tipo de unidade organizacional, esteja ciente das seguintes considerações:
- Se você estiver usando a integração do Sistema de informações do aluno, o processo de mapeamento pressupõe que as ofertas de cursos estão associadas a semestres. Se o Sistema de informações do aluno tiver uma estrutura correspondente a semestres, provavelmente, também será necessário ter esse tipo no sistema D2L.
- Quando um tipo de unidade organizacional é configurado como semestre, as unidades organizacionais desse tipo são listadas no campo Semestre durante a criação de nova oferta de curso ou edição daquelas existentes. Esse campo é controlado pelo elemento de formulário dos formulários CreateCourse e CourseOfferingInfo. O nome do campo é atualizado conforme o nome do tipo de unidade organizacional configurado como o tipo convencional semestre.
- Se o widget Meus cursos agrupar as ofertas de cursos por semestre, o sistema usará as unidades organizacionais do tipo de semestre padrão correspondente para agrupar as ofertas de cursos. Se não houver nenhum outro tipo de unidade organizacional configurado como semestre, as ofertas de curso não serão agrupadas.
Tipo de unidade organizacional de grupo
O tipo de unidade organizacional de grupo é definido pelo sistema. Os grupos são tipicamente descendentes diretos das oferta de curso. Os grupos separam os alunos em grupos de trabalho para projetos e atividades, ou criam áreas de trabalho especiais para usuários com diferentes necessidades de aprendizagem. Cada tipo de unidade organizacional de grupo tem um tipo de grupo associado a ele, e vários tipos de grupo podem existir em uma oferta de curso. Por exemplo, se houver três projetos com grupos diferentes em um curso, cada projeto tem um tipo de grupo separado. Os grupos não são gerenciados independentemente do ponto de vista de um instrutor ou administrador; se eles puderem ver e gerenciar um grupo, eles poderão ver e gerenciar todos eles.
Os usuários podem pertencer a qualquer número de grupos no mesmo curso e cada grupo pode ter seus próprios fóruns de discussão e pastas de submissão de tarefas para trabalhar.
Próximas etapas: você pode criar categorias para configurar, organizar e gerenciar grupos relacionados. Você deve criar essas categorias e seus grupos antes de adicionar alunos aos grupos. Para obter mais informações, consulte Criar categorias e grupos.
Tipo de unidade organizacional de seção
O tipo de unidade organizacional de seção é definido pelo sistema. As seções são um tipo especial de grupo gerenciável no qual instrutores e administradores podem ver e gerenciar apenas as seções nas quais estão inscritos. Isso permite que vários instrutores e assistentes de ensino sejam inscritos na mesma oferta de curso, mas só possam ver e gerenciar alunos em suas seções específicas. Por exemplo, uma grande oferta de cursos universitários pode ter 2.000 alunos e 10 instrutores. As seções permitem que cada instrutor ensine e avalie o mesmo currículo aos mesmos 200 alunos em sua respectiva seção.
Tipo de unidade organizacional de departamento
O tipo de unidade organizacional de departamento é personalizado comum. Os departamentos são tipicamente descendentes diretos de organizações. Se uma organização criar um tipo de unidade organizacional de departamento, os usuários que criam modelos de curso através da interface Gerenciar cursos têm a opção de associar o novo modelo de curso a um departamento. Os departamentos organizam as ofertas do curso por categorias de assunto. Os usuários que criam novas ofertas de cursos podem observar os departamentos sob os quais sua nova oferta de cursos aparece.
Se optar por não utilizar um tipo de unidade organizacional de departamento, esteja ciente das seguintes considerações:
- Se você estiver usando uma integração de Sistema de informações do aluno, o processo de mapeamento presume que os modelos de curso estão associados a departamentos. Se o Sistema de informações do aluno tiver uma estrutura correspondente a departamentos, provavelmente, também será necessário ter esses tipos no sistema D2L.
- Quando um tipo de unidade organizacional é configurado como departamento, as unidades organizacionais desse tipo são listadas no campo Departamento durante a criação de novos modelos de curso e edição de uma oferta de curso. Esse campo é controlado pelo elemento de formulário dos formulários CreateCourse e CourseOfferingInfo. O nome do campo é atualizado conforme o nome do tipo de unidade organizacional configurado como o tipo convencional departamento.
- Se o widget Meus cursos agrupar as ofertas de cursos por departamento, o sistema usará as unidades organizacionais do tipo de departamento padrão correspondente para agrupar as ofertas de cursos. Se não houver nenhum outro tipo de unidade organizacional configurado como departamento, as ofertas de curso não serão agrupadas.
Usando funções, permissões e inscrições de usuários
A arquitetura da estrutura organizacional é ainda mais poderosa e eficaz quando usada em conjunto com funções, permissões e inscrições de usuários. Para acessar uma determinada unidade organizacional na estrutura organizacional, um usuário deve estar inscrito na unidade organizacional e você também deve especificar a função do usuário. Você não pode inscrever um usuário em uma unidade organizacional sem uma função. A função, juntamente com o tipo de unidade organizacional, determina as permissões do usuário dentro da unidade organizacional.
Permissões
Você pode gerenciar permissões usando a opção Funções e permissões das suas Ferramentas administrativas para definir centenas de privilégios em todas as unidades organizacionais. Novas permissões são criadas como parte das versões do Brightspace. Os usuários não podem criar novas permissões. As permissões são concedidas a funções no nível de tipo de unidade organizacional. Por exemplo, isso significa que, se a função assistente de ensino receber as permissões para avaliar atividades em todas as ofertas de curso, qualquer usuário inscrito em uma oferta de curso como assistente de ensino poderá avaliar atividades.
Funções
Os usuários podem aumentar a flexibilidade do sistema de permissões adicionando funções personalizadas às funções padrão (aluno, instrutor e administrador) fornecidas pela D2L. Isso significa que, por exemplo, se em uma oferta de curso, você não queria que os assistentes de ensino avaliassem atividades, os administradores de sistema poderiam criar uma nova função chamada "Assistente de ensino 2" que tem todas as mesmas permissões que a função "Assistente de ensino" original, exceto a permissão para avaliar atividades. Então, em vez de inscrever usuários como "Assistentes de ensino" na oferta de um curso que era diferente, eles poderiam se inscrever como "Assistente de ensino 2".
Papéis e inscrições
A estrutura organizacional não restringe os usuários à mesma função em toda a organização. É possível para um usuário ser instrutor em uma oferta de curso e aluno em outro sem a possibilidade de usar suas permissões de instrutor para modificar notas no curso onde ele é aluno. Interações complexas entre usuários, funções e segurança são possíveis usando a estrutura organizacional. Por exemplo, um usuário pode ser um administrador em todas as unidades da organização na plataforma, exceto em um único curso em que o usuário é aluno. Esse cenário é improvável, pois administrador é uma função em cascata, mas é possível.
Acesso à estrutura organizacional
A estrutura organizacional em si não é governada por permissões de função explícitas, assim como outros domínios no Brightspace. Todos os usuários inscritos no nível da organização têm acesso implícito a alguns detalhes sobre a estrutura organizacional, independentemente da função designada. Um usuário pode acessar os detalhes da estrutura organizacional somente depois que tiver autenticado e conectado à organização. Os aspectos da estrutura organizacional que são visíveis para todos os usuários inscritos na organização são os seguintes:
- Propriedades da unidade organizacional individual, como Nome; Código; ID da unidade organizacional; Data de início e Data final; se a unidade organizacional está Ativa ou Inativa; Descrição da unidade organizacional; imagem da unidade organizacional.
- Alguns pontos de extremidade de rota para outros domínios que o usuário pode acessar, dependendo das permissões em outros domínios.
- Detalhes dos ancestrais da unidade organizacional se o usuário tiver o direito de vê-los (como propriedades das unidade organizacional individual acima). Isso pode ser usado para percorrer ou modelar a estrutura organizacional como um todo.
Os usuários não precisam estar inscritos em uma unidade organizacional para ver os detalhes dela. Qualquer inscrição na organização é suficiente para conceder acesso a qualquer um dos detalhes de seus descendentes.
O acesso implícito à estrutura organizacional é de somente leitura. Os usuários não têm acesso implícito para modificar a estrutura organizacional, ou quaisquer detalhes de qualquer uma das unidades organizacionais dentro dela.
Embora o usuário tenha acesso implícito somente leitura à estrutura organizacional dessa forma, a experiência do usuário da Brightspace, incluindo os pontos de extremidade da API, ainda pode restringir esse acesso, por exemplo, ocultando os detalhes da unidade organizacional em que o usuário não tem inscrições.
As permissões concedidas em uma organização diferente dentro da mesma instância não são consideradas. Ou seja, um usuário conectado à organização A não necessariamente terá acesso à estrutura organizacional da organização B na mesma instância.
Acesso não autorizado
Se um usuário tentar acessar uma unidade organizacional na qual não está inscrito, ele receberá a mensagem de erro "Acesso não autorizado". Da mesma forma, se um usuário tentar acessar uma unidade organizacional em uma função que não lhes concede permissões de acesso à página, ele também receberá a mensagem de erro "Acesso não autorizado".
Para obter informações adicionais, consulte Sobre o Editor da Unidade Organizacional e Sobre o Editor do Tipo da Unidade Organizacional.