Nossa pesquisa mostra que as perguntas a seguir são as mais importantes quando se trata de como os usuários se envolvem com o Brightspace:
-
Quando foi a última vez que alguém acessou a plataforma?
-
Como é a evolução desse acesso ao longo do tempo?
-
Quanto tempo dura o acesso?
Se você estiver tentando gerar um relatório sobre o envolvimento em sua organização, há vários conjuntos de dados disponíveis na Central de dados para escolher. Este tópico descreve as diferentes métricas de envolvimento e o que elas capturam, para que você possa decidir qual é mais adequada às suas necessidades de geração de relatórios.
Métricas de envolvimento
Acesso ao sistema (BDS do Log de acesso ao sistema):
-
Termina quando o usuário efetua logout, após 30 minutos de inatividade ou quando a sessão é encerrada por um administrador.
-
Inclui atividade do Brightspace, do Pulse e do aplicativo Brightspace Parent & Guardian.
Sessão (BDS do Histórico da sessão):
-
Começa quando o usuário faz login no Brightspace.
-
Termina quando a sessão atinge o tempo limite (determinado pela variáveis de configuração d2l.SessionTimeout), o usuário faz logout ou a sessão é encerrada por um administrador.
-
Inclui somente atividades do Brightspace.
Login (BDS de Logins do usuário):
-
Começa quando o usuário faz login no Brightspace ou insere suas credenciais no aplicativo.
-
Fim: não capturado.
-
Inclui atividade do Brightspace, do Pulse e do aplicativo Brightspace Parent & Guardian.
Observação: Quando um usuário faz login em um de nossos aplicativos pela primeira vez, um token de autorização persistente é gerado, o que permite que ele abra o aplicativo sem fazer login. Isso torna os logins uma métrica não confiável para acompanhar o envolvimento com nossos aplicativos.
Acesso ao curso (BDS de Acesso ao curso):
Log de acesso ao curso (BDS de Log de acesso ao curso):
-
Começa quando o usuário acessa um curso no Pulse pela primeira vez naquele dia, e gera linhas adicionais para cada 30 minutos que o usuário passa no curso ou retorna após 30 minutos de inatividade.
-
Fim: não capturado.
-
Inclui somente atividades do Pulse.
Perguntas Frequentes
1. Se eu abrir o Brightspace em várias janelas ou vários navegadores, eles são contados como acessos independentes ao sistema?
Se você tiver duas instâncias do Brightspace abertas em janelas ou guias diferentes do mesmo navegador, contará como um acesso ao sistema.
Se você tiver duas instâncias do Brightspace abertas em dois navegadores diferentes (por exemplo: Firefox e Safari), contará como dois acessos separados ao sistema.
2. Que tipo de atividade impede que meu acesso ao sistema atinja o tempo limite?
Navegar para páginas diferentes, clicar em algo que salva automaticamente e digitar em uma caixa de texto de Resposta por escrito são alguns exemplos de ações que você pode realizar para manter o acesso ao sistema ativo. Mesmo que você não faça nada por 30 minutos, um pop-up que diz “VOCÊ AINDA ESTÁ AÍ?” aparecerá e você pode clicar em qualquer lugar ou pressionar qualquer tecla para renovar sua sessão. Mover o cursor ou clicar aleatoriamente não é suficiente para impedir que o tempo limite de acesso ao sistema seja atingido.
3. O que significa quando uma linha no Log de acesso ao sistema para o início de um acesso ao sistema não tem uma linha correspondente para o final do acesso ao sistema?
Isso significa que o tempo limite de acesso ao sistema expirou e o usuário não tomou nenhuma ação antes que a tarefa de limpeza de back-end excluísse a sessão. Isso normalmente acontece quando um usuário fecha a guia ou o navegador sem fazer logout ou deixa o navegador sem supervisão por várias horas.
4. O que significa quando uma linha nos dados do Histórico da sessão tem exatamente a mesma data e hora nas colunas DateStarted (data de início) e LastAccessed (último acesso)?
Isso significa que o usuário fez login no Brightspace, não realizou nenhuma ação para manter a sessão ativa e o tempo limite da sessão expirou.