Efetuar login no Brightspace usando a tecnologia de assistência
Observação: as diferentes tecnologias de assistências possuem funcionalidade, atalhos e comandos específicos. Certifique-se de revisar o material de ajuda da sua tecnologia de assistência para receber o máximo em benefício e assistência.
Por padrão, a página de Login no Brightspace tem três elementos do formulário: Nome de usuário, Senha e Login. Nome de usuário é o campo em destaque quando você acessa a página. Os campos Senha e Login são as opções da próxima guia. Sua instituição pode ter uma página de Logon personalizada para exibir elementos de formulário diferentes.
Existem duas outras opções exibidas como links:
- O link Esqueceu a senha abre uma nova janela na qual você pode solicitar o envio de um link para redefinir a senha. Um e-mail contendo o link é enviado ao endereço de e-mail associado ao seu nome de usuário.
- O link Verificação do sistema deve ser ativado por um administrador. Se estiver ativado, o link abre uma nova página que verifica o seu computador quanto aos requisitos mínimos do Brightspace. Se você não atender a um dos critérios de requisitos mínimos, será exibida uma mensagem explicando quais componentes precisam ser atualizados.
Fazer logout do Brightspace usando a tecnologia de assistência
O link Logout está disponível no seu menu pessoal na minibarra na parte superior de todas as páginas. O menu pessoal é aberto quando você clica no seu nome na minibarra. É possível abrir o menu pessoal usando a lista de links de uma tecnologia de assistência ou usando a tecla tab para passar pelos links da minibarra no início da página.
Sua instituição pode ter uma política para efetuar o logout automático do sistema se você ficar inativo por um longo período. O administrador pode determinar a quantidade de tempo de inatividade antes do logout automático. Será exibido um aviso JavaScript com a opção para você continuar conectado pouco antes do tempo expirar.
Organização do site Brightspace
O Brightspace é organizado em dois níveis de informação. As informações relacionadas à organização aparecem em Meu local, enquanto as informações relacionadas ao curso estão em Início do curso e nas diferentes ferramentas do curso.
No início de toda página, existe uma área de navegação que inclui a minibarra e a barra de navegação. Para ignorar a área de navegação de qualquer página, selecione o link Passar para os links de conteúdo principais.
A minibarra aparece na parte superior de todas as páginas. Ela contém links para Meu local, um seletor de curso que você pode usar para alternar entre os cursos, alertas sobre eventos e atualizações para você e seus cursos e um menu pessoal para você configurar suas preferências e fazer logout.
É possível pular para a barra de navegação selecionando o título oculto Navegação. Normalmente, a barra de navegação contém uma lista desordenada de links de ferramentas para o curso que você está visualizando. Se você não estiver em um curso, a lista de barra da navegação conterá links de ferramentas para Meu local ou um departamento. Dependendo de como a barra de navegação foi configurada, os links podem ser organizados em grupos. Grupos de links não aparecem na lista de links. Você pode localizar grupos de links, verificando a lista de campos do formulário ou navegando por botão.
Navegar em Meu local com tecnologia de assistência
Quando você faz o logon no Brightspace, Meu local é a primeira página a que você acessa. É uma área central na qual você consulta novidades e eventos da instituição e abre as ferramentas no nível da organização.
Como todas as páginas do Brightspace, Meu local tem uma área de navegação na parte superior da página que inclui a minibarra e a barra de navegação. A barra de navegação contém links para várias ferramentas. Como Meu Local é uma página no nível da organização, os links da barra de navegação de Meu Local levam a ferramentas no nível da organização ou independentes de curso, como E-mail e Brightspace ePortfolio. Para os leitores de tela e outras tecnologias de assistência, a barra de navegação tem um Título 2 oculto padrão chamado Navegação, organizado usando listas ordenadas. Pode haver outros títulos, dependendo das necessidades de configuração da instituição.
Outros conteúdos de Meu local são organizados em widgets. Os widgets comuns incluem: Novidades, Meus cursos, Tarefas e Calendário. Usando um programa de tecnologia de assistência, você pode navegar e procurar widgets usando o Título 2 e navegar nas seções usando o Título 3.
Um dos principais intuitos de Meu Local é dar acesso a ferramentas e informações do nível da organização. Se você estiver usando um leitor de tela, poderá visualizar uma lista de links ou títulos em Meu local para familiarizar-se com as opções disponíveis.
Navegar na Página inicial do curso com tecnologia de assistência
Início do Curso é a primeira página que você vê ao entrar em um curso. Para acessar Início do curso, selecione essa opção no widget Meus cursos ou use a função de pesquisa para encontrar o curso. Se estiver usando o widget Meus cursos e tiver mais de uma função no Brightspace (por exemplo, você é bacharelando e auxiliar de ensino), selecione a guia da função e veja os cursos relacionados a essa função. Dependendo do leitor de tela, as guias podem ser lidas como guias ou links. Em ambos os casos, as guias são lidas como o primeiro conteúdo, imediatamente após o título do widget.
Início do curso é uma área central na qual você consulta informações específicas de curso. Como Meu Local, as páginas Início do curso têm uma área de navegação no alto da página e vários widgets com informações e links. As informações e os links de Início do curso são específicas do curso, a menos que a informação se refira a ferramentas independentes do curso. Por exemplo, dependendo da implementação, a área de navegação Início do curso contém links para Notas, Discussões e Questionários do respectivo curso. Use o padrão Título 2 para navegar até a área de navegação principal e para diferentes widgets do curso.
Usar a pesquisa
Na maioria das páginas que contêm listas de itens ou nomes de usuário, existe um campo Procurar na área próxima ao início da página. Para fazer uma pesquisa, digite uma palavra inteira ou parte dela no campo Procurar e selecione o botão Pesquisar ou pressione Enter.
Use o link Mostrar Opções de Pesquisa para selecionar opções de pesquisa avançadas.
Use o link Limpar pesquisa para apagar o conteúdo do campo Procurar.
Layout das páginas do Brightspace
As páginas do Brightspace foram projetadas de forma que o layout seja semelhante em todas as ferramentas. O modo como você interage com a área de navegação, links, títulos, botões de ação, menus de contexto, tabelas, guias, formulários, expansão e contratação de áreas de texto, pop-ups, pesquisa e outras áreas de conteúdo é o mesmo em todas as páginas do Brightspace.
Layout da página Calendário
O Calendário mostra eventos de vários calendários na mesma exibição.
Usar modos de exibição do calendário
O modo no qual você está visualizando o calendário é lido pelos dispositivos de tecnologia de assistência como parte do Título 1 na página do calendário. Você pode configurar seu calendário para exibir em Dia, Semana, Mês, Agenda ou Lista.
A exibição Agenda agrupa os eventos do curso dos calendários do curso ativo por data, curso ou tipo. Os eventos são exibidos em ordem cronológica, sendo que eventos de dia inteiro aparecem no início de cada lista de eventos agrupados.
Para alunos com deficiência visual, a exibição de Lista mostra todos os eventos dos calendários de curso ativo do curso em ordem cronológica. Você pode filtrar a exibição de lista por tipo de evento. Para ver mais detalhes do evento, clique no nome de um evento. Quando o número de itens de uma lista não cabe em uma página, um link Carregar mais aparece como a última entrada na lista. Para anexar mais itens à lista, clique no link.
Usar o seletor de calendário
O seletor de calendário é exibido para a tecnologia de assistência como uma lista com marcadores de calendários disponíveis. Cada calendário corresponde a um curso individual no qual você está inscrito. Se faltar algum curso no seletor de calendário, você pode adicionar calendários de curso à lista selecionando o link Adicionar calendário. Selecione o link de um curso na lista para exibir os eventos do calendário na exibição de calendário principal.
Se você configurar o calendário para exibir todos os calendários, os eventos na exibição do calendário principal não indicarão o curso ao qual os eventos pertencem. Para saber a qual curso um evento pertence, selecione o nome do evento para exibir os detalhes.
Usar o calendário padrão
O calendário padrão sempre exibe o curso do qual você acessou a ferramenta Calendário. O nome do curso aparece como um link na página. Se você tiver permissão para criar eventos do curso, esses eventos aparecerão no calendário padrão.
Para alterar o calendário padrão, selecione o link com o nome do calendário padrão. Quando o seletor de calendário abrir, escolha um calendário de curso para exibir. Quando você altera o calendário padrão, também alterna o curso atual no Brightspace para corresponder ao calendário do curso selecionado.