Os erros a seguir podem ser encontrados durante a conversão do curso para o formato D2L. Experimente estas etapas de solução de problemas primeiro e, se não funcionarem, contate o suporte para fazer uma investigação mais aprofundada do problema.
Erro: o pacote não foi reconhecido
Um pacote não pode ser reconhecido se:
- Não estiver em um formato de arquivo de curso (por exemplo, um arquivo .ppt ou .pdf em vez de um pacote de curso exportado de um LMS).
- Foi exportado de um fornecedor que ainda não é suportado pela D2L.
- Falhou ao descompactar.
Pacote falhou ao descompactar
Sintomas
Ao importar um pacote de curso, você encontrará a mensagem: "O pacote não foi reconhecido". Os logs de processamento indicam "Desempacotando arquivo carregado" seguido de "Formato de arquivo não suportado". Se o pacote fosse descompactado com sucesso, os logs de processamento indicariam "Arquivo descompactado com sucesso".
Os logs de processamento também indicam que o status final do problema foi "NoConversion". Você pode acessar os logs de processamento diretamente na página de erro na Importação de curso, clicando em "Exibir logs de processamento".
Causa
A seguir estão as causas comuns desse erro:
- O pacote não é um arquivamento válido (por exemplo, .zip, .mbz, .imscc etc. que foram exportados de um LMS). Verifique se o arquivo é do tipo Arquivamento ou Pasta compactada antes de tentar importar o curso. Os seguintes tipos de arquivo não são válidos para importar um curso: .pdf, .ppt, .docx. Se você estiver tentando adicionar conteúdo do curso, use a Ferramenta de conteúdo – Adicionar módulo.
- O pacote do curso não tem um imsmanifest.xml no nível raiz e pode estar localizado em uma subpasta.
- O pacote do curso contém caminhos de arquivos com mais de 128 caracteres, que é o limite do Windows.
- Um arquivamento foi corrompido ou danificado.
Resolução
Se você estiver usando um arquivamento, para verificar se o pacote do curso pode ser extraído, primeiro tente descompactar o pacote localmente. Experimente as seguintes etapas para resolver o problema:
- Use o programa de extração do sistema operacional integrado e tente descompactar o arquivo no seu computador.
Se você tiver descompactado o pacote no seu computador local, compacte novamente o arquivo usando o programa de compactação do sistema operacional local ou o programa que você estava usando. Tente importar o curso novamente com o pacote recentemente compactado.
- Descompacte o pacote e examine a estrutura da pasta para verificar se o arquivo imsmanifest.xml está no nível raiz. Se o arquivo imsmanifest.xml não estiver no nível raiz, mova o arquivo para esse local, compacte o pacote e repita a importação do curso.
- Use o WinRAR (http://www.rarlab.com/) para descompactar o arquivo no seu computador.
O pacote pode conter caminhos de arquivo com mais de 128 caracteres. Nesse caso, a maioria dos programas de extração no Windows falhará. O WinRAR ainda extrairá os arquivos, mas avisará que os arquivos que excederam o comprimento máximo do caminho foram truncados. Quando a extração estiver concluída, é recomendável que esses caminhos sejam truncados manualmente ou removidos. Em seguida, compacte os arquivos e tente importar o curso novamente.
- Reexporte o pacote do curso da fonte original.
Se nenhuma das etapas de solução de problemas funcionar e a extração ainda falhar, o pacote do curso provavelmente está danificado. Reexporte o pacote do curso do LMS original e repita a importação do curso com um pacote recém-exportado.
Erro: o pacote não foi convertido
Esse erro geralmente resulta de problemas no próprio pacote do curso:
- Algum arquivo-chave pode estar ausente (por exemplo, imsmanifest.xml é um arquivo que tipicamente deve estar na estrutura do pacote do curso).
- Podem existir problemas no XML em alguns dos arquivos (por exemplo, os arquivos podem ter caracteres ilegais ou colchetes de abertura e fechamento descombinados).
Normalmente, recomenda-se analisar os logs de processamento e inspecionar a queixa específica. Em seguida, explore o conteúdo do pacote para verificar se as informações foram corrigidas. Você também pode tentar reexportar o pacote da fonte original.
HTML inválido
Sintomas
Ao importar um pacote de curso, você encontrará a mensagem: "O pacote não foi convertido". Os logs de processamento podem indicar que um caractere inválido ou inesperado foi encontrado.
Os logs de processamento também indicam que o status final do problema foi "ProcessingFailed". Para acessar os logs de processamento diretamente na página de erro na Importação do curso, clique em Exibir logs de processamento.
Causa
O XML inválido pode frequentemente causar falhas nas conversões. Às vezes, o erro fornece o nome do arquivo exato que está causando o problema. Se não for explicitamente indicado, tente o arquivo imsmanifest.xml principal. Se a lista for formada incorretamente, problemas sérios poderão ocorrer.
Resolução
Para verificar se um arquivo XML é válido:
- Abra o arquivo no Google Chrome. Se o XML for válido, ele deverá renderizar corretamente; se não, a página permanecerá em branco ou relatará um erro.
- Use um validador XML on-line como: http://www.xmlvalidation.com/
- Se o XML for inválido, corrija o XML, compacte o pacote novamente e tente importar o pacote do curso.
- O XML é válido, o problema do pacote é provavelmente a estrutura (por exemplo, arquivos-chave ausentes). Nesse caso, reexporte o pacote da fonte original e tente importar novamente o pacote do curso.
Erro: o serviço de conversão está temporariamente indisponível
Se o Serviço de conversão não estiver disponível, pode haver problemas temporários que estão sendo monitorados pelo suporte da D2L e serão resolvidos em breve. No entanto, se você receber essa mensagem de erro repetidamente, talvez seja recomendável verificar se o URL do Serviço de conversão está configurado corretamente. Isso só pode ser feito por um representante de suporte da D2L.