Priorização da acessibilidade na Web
Acessibilidade na Web refere-se à facilidade com que pessoas portadoras de necessidades especiais conseguem navegar nos sites e interagir com eles. A deficiência pode ser física, por exemplo deficiências visuais incluindo cegueira ou baixa visão, auditivas como surdez ou então dificuldades motoras; ou cognitiva, como dislexia ou déficit de atenção. Os portadores de necessidades especiais geralmente utilizam tecnologias de assistência que os ajudam a navegar na Web. Tecnologia de assistência corresponde a qualquer dispositivo que auxilie a pessoa com necessidade especial. Entre as tecnologias de assistência comuns da Web estão teclados e mouses modificados, leitores e ampliadores de tela.
A acessibilidade na Web ocorre quando os sites são compatíveis com tecnologias de assistência, oferecem suporte a padrões de acessibilidade e são de fácil navegação e entendimento. A D2L segue os padrões de acessibilidade na Web e trabalha com os clientes e especialistas em acessibilidade para testar a experiência de uso de nossos produtos por pessoas com algum tipo de deficiência. A D2L acredita que as práticas de instrução devem se concentrar em ajudar as pessoas a aprender e não devem ser limitadas pela plataforma de gestão de aprendizagem em que o material é fornecido. Muitos recursos do Brightspace podem ser ajustados para melhorar o acesso de indivíduos com deficiências. Recomendamos que as pessoas que usam leitores de tela, ampliadores de tela ou navegam principalmente pelo teclado se familiarizem com os recursos de acessibilidade disponíveis no Brightspace. Aprender a navegar no Brightspace com suas ferramentas de tecnologia de assistência também ajuda a garantir que os recursos e as configurações que eles usam atendam melhor às suas necessidades.
Para obter mais detalhes sobre nosso compromisso com a acessibilidade e nossos relatórios de conformidade de acessibilidade, consulte Compromisso com a acessibilidade na educação.
A acessibilidade permite o aprendizado
A acessibilidade é um requisito para todos os projetos da D2L. Os produtos do Brightspace possuem oportunidades de aprendizagem iguais e inclusivas e estão em conformidade com as referências de acessibilidade das WCAG AA. Os padrões de acessibilidade WCAG 2.1 nível AA garantem o máximo de interoperabilidade com tecnologias adaptativas, plug-ins do navegador (por exemplo, a fonte OpenDyslexic para Chrome, para alunos com dislexia) e preferências de sistema operacional para exibição alternativa e acesso ao conteúdo da web. Isso inclui, mas não apenas, leitores de tela, saídas em braille, ampliadores de tela, contraste de cores plug-ins e ferramentas para dar suporte a leitura e compreensão. O Gerenciamento de projetos da D2L analisa e documenta quaisquer exceções e as divulga na documentação do VPAT (Voluntary Product Accessibility Template - Modelo de acessibilidade voluntária do produto).
A D2L também apoia a navegação e o formato simplificados, além da navegação responsiva para tablets, dispositivos móveis e outros dispositivos com tela estreita, seguem e aperfeiçoam as referências de acessibilidade que a D2L estabelece para usuários que necessitam de dispositivos de apoio.
Os padrões de acessibilidade WCAG 2.1 nível AA garantem o máximo de interoperabilidade com tecnologias adaptativas, plug-ins do navegador (por exemplo, a fonte OpenDyslexic para Chrome, para alunos com dislexia) e preferências de sistema operacional para exibição alternativa e acesso ao conteúdo da web. Isso inclui, mas não apenas, leitores de tela, saídas em braille, ampliadores de tela, contraste de cores plug-ins e ferramentas para dar suporte a leitura e compreensão. O Gerenciamento de projetos da D2L analisa e documenta quaisquer exceções e as divulga na documentação do VPAT (Voluntary Product Accessibility Template - Modelo de acessibilidade voluntária do produto).
A D2L criou modelos de conteúdo responsivos e acessíveis para uso gratuito. Modelos de acessibilidade estão disponíveis para uso na ferramenta de Conteúdo, sob uma licença Creative Commons na Comunidade Brightspace. Ao usar esses modelos, instrutores e equipes de design instrucional podem criar documentos HTML condizentes com o visual da interface do Brightspace.