Visualizações de metadados
Uma visualização é uma coleção de campos. Um campo é uma informação inserida como parte de um objeto de metadados. Por exemplo, título, descrição, autor, data de criação e direitos são campos possíveis. Diferentes visualizações permitem que os usuários vejam e modifiquem diferentes campos ao analisar metadados.
O Brightspace contém seis visualizações de metadados básicas que implementam os padrões de metadados estabelecidos:
- Dublin Core (http://dublincore.org/documents/) - Essa visualização categoriza metadados usando 15 elementos diferentes: colaborador, escopo, criador, data, descrição, formato, identificador, idioma, editor, relação, direito, fonte, assunto, título e tipo.
- GEM - essa visualização categoriza metadados usando nove elementos diferentes: geral, ciclo de vida , meta-metadados, técnico, educativo, direito, relação, anotação e classificação.
- IEEE LOM - essa visualização categoriza metadados usando os 15 elementos Dublin Core, mais sete elementos: público, catalogação, duração, recursos essenciais, pedagogia, qualidade e padrão.
- Normetic (http://www.normetic.org/ (em francês) ou http://www.normetic.org/-English-.html (em inglês)) - Essa visualização é uma versão em francês que você pode usar para categorizar metadados com base na visualização IEEE LOM.
- Object Publishing - essa visualização categoriza metadados com base em uma visualização simplificada Dublin Core que utiliza três elementos diferentes: título, descrição e palavras-chave.
- Object Publishing IEEE LOM - Essa visualização categoriza metadados com base em uma visualização simplificada IEEE LOM que utiliza três elementos diferentes: título, descrição e palavras-chave.
As visualizações padrão do sistema fazem referência a qualquer uma das visualizações fornecidas com o Brightspace por padrão.
O Brightspace inclui também duas visualizações padrão do sistema herdadas da visualização básica IEEE LOM:
Criar uma visualização de metadados
Pode ser necessário criar uma nova visualização de metadados por diversos motivos. Por exemplo, você pode precisar de uma visualização para um departamento específico a fim de restringir a exibição geral da organização ou criar uma visualização simplificada para os usuários que não precisam ter acesso a todos os metadados associados aos recursos da organização.
Você pode criar novas visualizações a partir de qualquer visualização disponível, incluindo aquelas que você criou anteriormente. Ao criar uma nova visualização, você pode renomear, reorganizar e ocultar campos, alterar o tipo dos campos e definir restrições de dados. Contudo, não é possível adicionar campos ou alterar radicalmente a estrutura da visualização base.
Alguns dos campos de IEEE LOM e Dublin Core são “cruzados”, ou seja, os valores desses campos são automaticamente sincronizados entre as duas visualizações. Em campos não cruzados, os valores inseridos na exibição de uma família não são visíveis entre as famílias.
Lembre disso ao determinar quais exibições disponibilizar aos usuários da organização. As exibições da mesma família apresentam formas diferentes de ver (ou inserir) os mesmos metadados, mas exibições de famílias diferentes dão acesso a metadados diferentes.
- No menu Ferramentas administrativas, clique em Administração de metadados.
- Na página Exibições, clique em Nova exibição.
- Insira o Nome da Exibição.
- Na lista suspensa Visualização principal, selecione a visualização principal que contém a estrutura que você deseja que a sua visualização herde.
- Execute um dos seguintes procedimentos:
- Se quiser que a sua visualização herde as configurações da principal, selecione Herdar propriedades da visualização principal.
- Se quiser que a sua visualização copie as propriedades de uma visualização existente, selecione Copiar as propriedades de uma visualização existente.
- Clique em Salvar.
- Na Exibição de edição, usando as guias fornecidas, personalize ainda mais as opções Geral, Restrições e Layout.
- Clique em Salvar.
Importar uma visualização de metadados
É possível adicionar uma visualização de metadados importando um arquivo XML para o Brightspace.
O Brightspace trata qualquer visualização importada como uma visualização personalizada e mantém os termos do idioma definido na unidade organizacional de origem da visualização. Por exemplo, se a organização francesa definir uma visualização com termos em francês e a exportar, quando ela for importada por outra unidade organizacional, os usuários verão os termos em francês, mesmo que estejam usando o idioma inglês.
- No menu Ferramentas administrativas, clique em Administração de metadados.
- Na página Visualizações, no botão Mais ações, clique em Importar visualização.
- Na página Importar visualização, insira um Nome da visualização.
- Para selecionar a visualização que você deseja importar, clique em Procurar. Localize o seu arquivo e clique em Abrir.
- Clique em Importar.
Exportar uma visualização de metadados
É possível exportar uma visualização de metadados como arquivo XML. Quando você exporta uma visualização de metadados, ela preserva os termos do idioma definidos para a unidade organizacional. Por exemplo, a organização Francês define uma visualização com termos em francês e a exporta, depois ela é importada por outros usuários em outra unidade organizacional. Eles verão os termos em francês mesmo que estejam usando inglês.
- No menu Ferramentas administrativas, clique em Administração de metadados.
- Na página Visualizações, no botão Mais ações, clique em Exportar visualização.
- Na lista suspensa Exportar visualização, selecione a visualização que deseja exportar.
- Clique em Exportar.