O Brightspace LeaP é uma ferramenta de aprendizagem adaptável que se baseia em caminhos de aprendizagem personalizados para os alunos. Ao permitir conexões com o Brightspace LeaP a partir do Brightspace, os usuários poderão acessar o Brightspace LeaP através de uma conexão segura (HTTPS).
O Brightspace LeaP cria caminhos de aprendizagem baseados em objetivos de aprendizagem padrão específicos à escola e ao curso. Ela utiliza o conteúdo retirado do curso para ensinar os objetivos e as perguntas exportados do Banco de perguntas para avaliar o domínio dos objetivos. Ele determina e recomenda o conteúdo mais eficaz por objetivo da aprendizagem, orientando os alunos pelo conteúdo que se adapta a seus pontos fortes e fracos à medida que eles interagem com a ferramenta. Quando o conteúdo do curso é copiado para um novo repositório de curso, o caminho de aprendizagem retém as informações aprendidas sobre como ensinar efetivamente aos alunos os conceitos do curso original.
Observação: se você pretende usar o conteúdo do repositório dos objetos de aprendizagem da D2L, os alunos devem ter relações de confiança apropriadas com os repositórios dos objetos de aprendizagem para que possam acessar as informações. Caso contrário, os alunos receberão uma mensagem Não autorizado quando o material aparecer no caminho de aprendizagem. Certifique-se de verificar as configurações de confiança entre os repositórios dos objetos de aprendizagem e as unidades organizacionais específicas às quais eles estão associados. Se seus objetivos de aprendizagem foram criados em uma unidade organizacional acima da oferta de curso, certifique-se de que os objetivos sejam compartilhados com a oferta de curso para que o LeaP possa acessá-los.
Quais tipos de cursos são mais adequados para o LeaP?
- O LeaP é mais apropriado para cursos baseados em fatos, como geografia, história e ciências. Ele não suporta totalmente assuntos baseados em fórmulas (matemática, estatística) ou baseados em linguagem (escrita criativa, linguística).
- Os cursos devem ter objetivos de aprendizagem bem definidos e detalhados (que podem ser, mas não precisam ser obrigatoriamente inseridos no Brightspace). O conteúdo do curso deve ter o mesmo nível de detalhes dos objetivos de aprendizagem associados; idealmente, onde cada objetivo tiver mais de um item de conteúdo associado.
- Os questionários em cursos destinados ao uso com o LeaP devem ter muitas perguntas.
Observação: os cursos usados com o LeaP devem ser ministrados apenas em inglês, francês, espanhol ou português do Brasil.
Quais são os principais casos de uso do LeaP em um curso?
O LeaP geralmente tem melhor desempenho quando cobre um capítulo ou o material de uma semana. Isso resulta em caminhos de aprendizagem longos o suficiente para serem eficazes, mas não tão longos a ponto de sobrecarregar os alunos com informações. Com essa consideração, existem três casos de uso principais para LeaP: conteúdo invertido, revisão de capítulo e aprendizagem adaptativa completa.
Conteúdo invertido
No caso de uso de Conteúdo invertido, o caminho LeaP é o primeiro link no conteúdo de um módulo. Nesse cenário, a maior parte do progresso do aluno ocorre por meio do caminho de aprendizagem; no entanto, o conteúdo do capítulo permanece disponível caso o aluno queira visitar manualmente um tópico específico. Nesse caso, pode ser apropriado usar as seguintes configurações:
- Teste de diagnóstico = Não. Iniciar um capítulo com um teste pode ser intimidador para os alunos.
- Número de perguntas por objetivo de aprendizagem = 3. Isso significa que os alunos dominaram um conceito quando atingiram três perguntas corretas para o objetivo de aprendizagem. O valor definido neste campo determina quantas perguntas aparecem no pré-teste e pós-teste do LeaP, usando a fórmula:
Número de objetivos de aprendizagem multiplicado pelo número de perguntas por objetivo da aprendizagem.
Revisão do capítulo
No caso de uso Revisão do capítulo, o caminho de aprendizagem é o último link no conteúdo do módulo. Nesse caso de uso, o LeaP permite que os alunos revisem o material da maneira tradicional e estudem (corrijam) qualquer área de conhecimento fraca antes de fazer o teste de final de capítulo. Esse caso de uso é benéfico quando se espera que os alunos leiam cada página do conteúdo. Nesse caso, pode ser apropriado usar as seguintes configurações:
- Teste de diagnóstico = Sim. Você pode testar os alunos sobre o que aprenderam no capítulo e, em seguida, receber o material de que precisam para preencher as lacunas em seu conhecimento.
- Ocultar conteúdo dominado = Sim. Quando os alunos tiverem dominado os objetivos de aprendizagem no caminho, nenhum outro conteúdo aparecerá e uma mensagem que indica sua maestria será exibida.
- Número de perguntas por objetivo de aprendizagem = 3. Isso significa que os alunos dominaram um conceito quando atingiram três perguntas corretas para o objetivo de aprendizagem. O valor definido neste campo determina quantas perguntas aparecem no pré-teste e no pós-teste LeaP, usando a fórmula Número de objetivos de aprendizagem multiplicado pelo número de perguntas por objetivo de aprendizagem.
Aprendizagem adaptativa total
No caso de uso Aprendizagem adaptativa total, todo o conteúdo do módulo é substituído por um caminho LeaP. Nesse caminho, o material só está disponível para os alunos que usam o caminho de aprendizagem. O conteúdo permanece dentro do módulo, mas fica oculto para os alunos.
Como posso ver meu caminho de aprendizagem do ponto de vista de um aluno?
Há três métodos:
- Pressionar o botão Ir para visualização. Esse método fornece uma maneira rápida de visualizar o caminho de aprendizagem sem enviar os resultados do teste para o Livro de notas.
- Inscrever um aluno de teste no curso. Esse método fornece o benefício adicional de enviar resultados de teste para o Livro de notas. No entanto, o algoritmo LeaP começa a aprender quais páginas são mais ou menos eficazes com base nos resultados do aluno do teste, o que pode distorcer o caminho para os alunos reais.
- Copie o curso para uma nova oferta de curso e inscreva um aluno de teste. Esse método requer sobrecarga administrativa para criar o curso, copiar o conteúdo para ele e inscrever um aluno de teste. Os alinhamentos de caminho manuais feitos no curso original não são transferidos para o novo curso após a cópia; em vez disso, eles devem ser replicados na nova oferta de curso. No entanto, esse método fornece a maneira mais abrangente de ver a experiência do aluno sem afetar a aprendizagem adaptativa do LeaP para o curso real.
Controlar o conteúdo usando o LeaP
O LeaP não possui um verdadeiro mecanismo de controle para garantir que os alunos dominem os conceitos apresentados pelo caminho de aprendizagem antes de passar para o próximo capítulo. No entanto, se você estiver enviando os resultados do teste LeaP para o livro de notas, poderá aplicar as condições de liberação nos capítulos de informações subsequentes. Dessa forma, o aluno deve atingir o limite prescrito na nota LeaP antes de ver o próximo capítulo.
Uso do LeaP com tecnologia de apoio
O LeaP foi totalmente testado com o NonVisual Desktop Access e alguns testes foram feitos com o JAWS.