As competências ajudam a monitorar informações sobre o conhecimento, as habilidades e a capacitação que os alunos adquirem quando participam de cursos ou de outras experiências de aprendizagem. As competências são um inventário de conhecimentos e habilidades em vez de medidas do desempenho dos alunos com relação a algo. Outro vocabulário usado para designar competências pode ser proficiência, resultados de aprendizagem, padrões, objetivos e habilidades. Podem ser exemplos de competência:
- Certificação para operar uma empilhadeira.
- Conhecimento para resolver problemas de rede.
- Habilidades básicas de ensino adquiridas do currículo de ensino de um professor.
- Autorização para pilotar uma embarcação após a conclusão com êxito de um curso de segurança de embarcações.
- Entender e usar o método científico adequado para projetar um experimento
Os tipos de competência que você cria e controla dependem da organização e do que você quer fazer com a informação.
Nota: Estruturas da competência separadas na mesma unidade organizacional se sobrepõem se contiverem competências, objetivos da aprendizagem ou atividades iguais. Essa é a abordagem ideal para elementos importantes para a conclusão de várias estruturas da competência.
Requisitos
Os seguintes itens são necessários para usar a ferramenta Competências:
- Para ver e usar a ferramenta Competências, você deve ter as permissões de Competências necessárias aplicadas à sua função. Essas permissões só podem ser acessadas pelo administrador da organização.
- Para adicionar a ferramenta Competências à barra de navegação do curso, você deve ter as permissões da Barra de navegação necessárias aplicadas à sua função. Para obter mais informações sobre como adicionar uma ferramenta ou link à barra de navegação do curso, consulte o tópico Personalizar a barra de navegação do curso.
Nota: você também pode localizar as ferramentas de curso disponíveis navegando até Administração do curso a partir da barra de navegação. Se não conseguir encontrar a ferramenta Competências na instância do Brightspace, entre em contato com o administrador da organização para obter as permissões necessárias.
Tour visual da ferramenta Competências
Na barra de navegação do curso, clique em Competências.
Figura: use a ferramenta Competências para rever as competências existentes, copiar as existentes ou criar novas competências e objetivos de aprendizagem.
- Selecione para expandir a árvore e visualizar uma hierarquia de competências e objetivos de aprendizagem.
- Selecione Pesquisar para procurar competências e objetivos de aprendizagem existentes.
- Criar novas competências ou objetivos de aprendizagem.
- Copiar uma competência ou um objetivo de aprendizagem existente.
- Selecione Configurações para configurar a ferramenta Competências.
- Selecione Ajuda para saber mais sobre competências e objetivos de aprendizagem.
Noções básicas sobre estruturas de competência
Uma estrutura da competência é uma hierarquia composta por três elementos básicos:
- Competências
- Objetivos da aprendizagem
- Atividades
Embora seja possível criar várias atividades, objetivos de aprendizagem e competências em uma estrutura da competência, a estrutura mais elementar deve conter pelo menos uma competência, um objetivo de aprendizagem e uma atividade.
Se você compartilhar uma estrutura da competência com uma unidade organizacional secundária, esta deve associar suas próprias atividades, pois as atividades não podem ser compartilhadas entre unidades organizacionais.
A tabela a seguir descreve os três elementos básicos de uma estrutura de competência.
Elementos e descrições da estrutura da competência.
Elemento
|
Descrição
|
---|
Estruturas da competência no curso e além dele
|
Se você criar uma estrutura da competência como parte de uma oferta de curso, ela será disponível apenas na respectiva oferta de curso. Por exemplo, é possível criar uma competência para representar o curso inteiro, objetivos da aprendizagem para representar unidades específicas e associar atividades a cada unidade.
Você pode criar estruturas da competência dentro de unidades organizacionais, como departamentos, semestres ou a organização, para monitorar o desempenho dos usuários além da oferta de curso. Pode ainda compartilhá-las com várias ofertas de curso e avaliar competências e objetivos de aprendizagem em unidades organizacionais secundárias específicas. Dessa forma, os usuários podem concluir a competência em etapas, trabalhando em diferentes objetivos de aprendizagem em diversos cursos. Se uma estrutura da competência for grande e complexa, a aquisição de todos os conhecimentos e habilidades associados a ela pode envolver várias experiências de aprendizagem entre diversos cursos.
|
Objetivos da aprendizagem
|
Os objetivos da aprendizagem são as habilidades, a capacitação ou o conhecimento que a pessoa deve adquirir para tornar-se competente em dado domínio. Crie declarações dos objetivos de aprendizagem que possam ser medidos diretamente por meio das atividades relacionadas. Outro vocabulário usado para designar objetivos de aprendizagem pode incluir indicadores, critérios, requisitos e resultados de aprendizagem.
|
Atividades
|
As atividades são os únicos elementos que podem receber nota em uma estrutura de competência. Você pode usar as ferramentas existentes no Brightspace para criar atividades e pode criar atividades externas de avaliação manual, como uma performance em um concerto ou apresentação oral.
É possível associar atividades aos objetivos de aprendizagem pertinentes e pedir para os usuários executá-las para que você possa avaliar os acertos deles no objetivo da aprendizagem. As atividades incluem questionários, pesquisas, atribuições, tópicos de discussão, notas, avaliações manuais e conteúdo (inscluindo conteúdo LTI e SCORM ).
Você pode adicionar critérios mensuráveis à atividade e definir o método de avaliação conforme a necessidade para concluir o objetivo da aprendizagem. Se a avaliação da atividade de um usuário atender ao limite mínimo necessário definido para essa atividade (por exemplo, uma pontuação de nível mínimo da rubrica, uma pontuação numérica mínima), então o usuário atinge ou está em vias de atingir o objetivo da aprendizagem associado.
|
Sobre as associações principal-secundário entre elementos da estrutura da competência
Ao criar uma estrutura da competência completa, você deve primeiro criar os elementos que compõem a estrutura e então associá-los. Os elementos associados mantêm uma relação principal-secundário. Por exemplo, se uma atividade estiver associada a um objetivo da aprendizagem, ela é o secundário e o objetivo da aprendizagem é o principal.
Se você quiser criar estruturas mais complexas (por exemplo, um objetivo da aprendizagem associado a duas competências em níveis distintos de uma estrutura aninhada), considere criar todos os elementos antes de estabelecer as relações principal-secundário.
É possível criar as seguintes associações de elementos:
Associações pai e filho entre elementos.
Elemento
|
Principais
|
Secundários
|
---|
Competência
|
Outras competências
|
- Objetivos da aprendizagem
- Outras competências
|
Objetivo da Aprendizagem
|
- Competências
- Outros objetivos de aprendizagem
|
- Atividades
- Outros objetivos de aprendizagem
|
Atividade
|
Objetivos da aprendizagem
|
|
Sobre estruturas da competência aninhadas
É possível aninhar competências e objetivos da aprendizagem estabelecendo associações principal-secundário entre as competências ou entre os objetivos da aprendizagem.
Se houver um objetivo da aprendizagem muito abrangente, dividi-lo em objetivos da aprendizagem mais simples e aninhá-los abaixo dele permite que os usuários concluam o objetivo da aprendizagem em partes menores. Essa divisão também forneceria uma visão mais detalhada das experiências envolvidas para atingir o objetivo da aprendizagem em geral.
Competências aninhadas são ideais se as competências forem pré-requisitos para conclusão de uma competência mais ampla. Por exemplo, se você quer diferenciar vários níveis de proficiência, um usuário concluiria uma competência de proficiência de nível básico atingindo dois objetivos da aprendizagem, depois concluiria uma competência de proficiência no nível intermediário concluindo mais dois objetivos da aprendizagem.
Se os usuários podem exibir as competências, as competências aninhadas serão exibidas individualmente e dentro de suas associações principal-secundário.