Para melhorar o envolvimento dos alunos, uma das decisões de design de curso mais eficazes é oferecer materiais e atribuições de curso que atraiam mais de um sentido. Por exemplo, o mesmo material pode um componente de áudio, de vídeo e de texto. Esse tipo de redundância ajuda a envolver os alunos com diferentes tipos de aprendizagem, reforça conceitos importantes e garante que os usuários com deficiências físicas possam acessar o conteúdo em um formato adequado. Considere a adoção das seguintes boas práticas:
- Use a ferramenta de Conteúdo com materiais de leitura e do curso. O código HTML é mais fácil de ser interpretado pelas tecnologias de assistência do que os aplicativos baseados em arquivos, como o Microsoft Word. Ao criar conteúdo HTML, siga os padrões de acessibilidade de conteúdo da Web.
- Se você estiver digitalizando documentos para usar como conteúdo do curso ou se estiver usando arquivos PDF, use o recurso de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para garantir que os documentos com texto possam ser lidos por leitores de tela. Considere também a inclusão de marcas nos documentos para garantir que os leitores de tela naveguem com mais facilidade. Para mais informações sobre acessibilidade em PDF, acesse webaim.org/techniques/acrobat.
- Se os materiais de leituras e palestras contiverem muitos elementos gráficos, tabelas, vídeos ou gravações de áudio, forneça uma alternativa somente em texto. O material somente em texto devem complementar, e não substituir, outros métodos de entrega. Os arquivos de vídeos, elementos gráficos e áudios são uma ótima maneira de despertar o interesse em um tópico, apresentando o material de diferentes perspectivas e, com a redundância, ajudando os alunos com dificuldades de aprendizagem aprendizagem. Faça com que as alternativas somente em texto sejam fáceis de compilar para imprimir para que todos os alunos possam usá-las como elementos auxiliares de estudo.
- Permita que os alunos demonstrem a aprendizagem por meio de diferentes atribuições associadas à mesma nota ou atividade de competência. Por exemplo, os alunos podem ter a opção de uma reflexão escrita, uma entrevista gravada ou uma apresentação de slides.
- Defina suas áreas de discussão para estimular o apoio mútuo entre colegas. Analise regularmente as informações nos fóruns e ajuste o conteúdo de acordo com as necessidades do grupo.
- Use o Editor de equações combinado com descrições por extenso das fórmulas matemáticas. Embora o Editor de equações aceite equações acessíveis por meio do MathML, esses padrões não são aceitos por todos os navegadores ou tecnologias de assistência. As descrições por extenso ajudam todos os alunos a interpretar o que é necessário para resolver a equação.
- Use um layout vertical nos questionários para que somente uma resposta ou conceito seja exibido em cada linha. Os leitores de tela interpretam mais facilmente a ordem do material; portanto, a maioria dos alunos pode interpretar mais rapidamente suas respectivas opções. Um layout vertical também reduz problemas de formatação quando o aluno ajusta o tamanho do texto.
- Não converta apresentações do Microsoft PowerPoint em imagens se você tiver alunos com deficiência visual. Os leitores de tela não conseguem ler o conteúdo das imagens e os alunos não são capazes de redimensionar o texto ou os elementos gráficos. Slides do PowerPoint são convertidos por padrão; na página pop-up Criar recurso de arquivo, é necessário desativar a opção Converter documentos do Word em HTML e slides do PowerPoint em imagens. Como alternativa, você ajudar os alunos a solicitar cópias do conteúdo original para que eles ajustem e imprimam o material.