A visualização Domínio do Livro de notas inclui quatro métodos de cálculo:
- Mais comum (padrão)
- Mais recente
- Mais alto
- Média de declínio
Há também a opção Sem cálculo automático. Esta opção desativa a sugestão de nível de desempenho. O instrutor também pode determinar manualmente o nível de desempenho geral para cada aluno.
As configurações do método de cálculo estão disponíveis na opção Configurações da visualização Domínio. As configurações também estão disponíveis na mensagem de alerta do primeiro uso, que é exibida na primeira vez que você acessa a página da visualização Domínio.
Na primeira vez em que você usar a página da tabela da visualização Domínio, uma mensagem será exibida abaixo do título da página para mostrar o método de cálculo padrão para os dados da visualização. A mensagem também fornece um link para a página Configurações, onde você pode alterar o método de cálculo.
Se você tentar alterar o método de cálculo padrão em uso ou desativar os cálculos automáticos, os níveis de desempenho deverão ser recalculados. Se você alterar o método de cálculo depois que os dados da avaliação tiverem sido coletados, uma mensagem de alerta aparecerá para indicar que as avaliações deverão ser recalculadas de acordo com o método recém-selecionado. Nenhuma avaliação anterior com substituições ou comentários manuais é afetada pela alteração dos métodos de cálculo. Se o resultado do desempenho geral já tiver sido publicado, os novos cálculos feitos com o método recém-selecionado também poderão ser vistos pelos alunos no mesmo instante.
Cada um dos métodos de cálculo fornece um exemplo de cálculo para demonstrar como o nível de desempenho geral seria determinado em um cenário específico. Essa abordagem fornece visibilidade clara dos algoritmos de cálculo usados para calcular a sugestão de nível de desempenho geral. Por exemplo:
Figura: exemplo de cálculo do método de cálculo de Média de declínio com um taxa de declínio de 75% e 5 atividades.
Método de cálculo: Mais comum
O método de cálculo padrão é Mais comum. Esse método seleciona o nível de avaliação mais frequente (ou o modo estatístico) de um número selecionado de avaliações ou de todas as avaliações do curso.
Para usar o tipo de cálculo Mais comum
- Em seu Livro de notas, clique em Domínio.
- Clique em Configurações.
- Clique em Mais comum.
- Escolha as atividades a serem usadas no cálculo e indique o número de atividades acessadas mais recentemente que você deseja incluir, se aplicável.
- Indique se deseja usar o Nível mais alto ou o Nível mais recente quando mais de um nível de desempenho tiver as contagens mais altas.
- Indique se deseja usar a Maior tentativa ou a Tentativa mais recente quando os alunos tiverem feito várias tentativas de uma atividade.
Método de cálculo: Mais recente
É possível usar o método de avaliação Mais recente para representar o nível de desempenho geral do aluno com relação a um resultado. Esse método é conveniente nos casos em que uma avaliação de alto risco ou uma avaliação somativa de final de curso é fornecida ao aluno. Nesses cenários, o desempenho geral do aluno no curso é determinado pelo resultado desta avaliação. Este cenário pressupõe que a avaliação somativa seja a última avaliação do curso (ou a mais recente).
Para usar o tipo de cálculo Mais recente
- Em seu Livro de notas, clique em Domínio.
- Clique em Configurações.
- Clique em Mais recente.
Método de cálculo: Mais alto
Use o método de cálculo Mais alto se o nível geral de desempenho do resultado do aluno no curso for representado pelo nível mais alto alcançado em qualquer avaliação individual avaliada com esse resultado. Esse método pode ser usado em casos como modelos educacionais baseados em competência, em que o aluno precisa demonstrar domínio relacionado a um resultado em algum momento do curso, a uma série de atividades de avaliação ou a tentativas de envio.
Para usar o tipo de cálculo Mais alto
- Em seu Livro de notas, clique em Domínio.
- Clique em Configurações.
- Clique em Mais alto.
- Escolha as atividades a serem usadas no cálculo e indique o número de atividades acessadas mais recentemente que você deseja incluir, se aplicável.
Método de cálculo: Média de declínio
O método de cálculo Média de declínio fornece um cálculo da média ponderada em que os resultados das avaliações mais antigas contribuem menos para o cálculo geral do que as avaliações mais recentes. Esse método também oferece as opções de limitar o escopo dos cálculos a um número específico de atividades de avaliação e de controlar, de maneira granular, as várias tentativas de envio de atividade feitas pelos alunos.
Os níveis de desempenho somente de texto são convertidos em valores numéricos com base nos números ordinais. Os níveis de desempenho com associação de porcentagem são convertidos no valor médio de seus intervalos. Dessa forma, o desempenho geral é determinado pelo cálculo da média ponderada das avaliações.
Para usar o tipo de cálculo Média de declínio
- Em seu Livro de notas, clique em Domínio.
- Clique em Configurações.
- Clique em Média de declínio.
- Indique a taxa de declínio que deseja usar.
Observação: use uma taxa de declínio superior a 60% para produzir pontuações mais confiáveis.
- Escolha as atividades a serem usadas no cálculo e indique o número de atividades acessadas mais recentemente que você deseja incluir, se aplicável.
- Indique se deseja usar a Maior tentativa, a Tentativa mais recente ou a Média de todas as tentativas quando os alunos tiverem feito várias tentativas em uma atividade.
Sem cálculo automático
Use a opção Sem cálculo automático quando não quiser aplicar uma sugestão de nível de desempenho a todos os alunos e a todos os resultados no curso. Os instrutores podem realizar avaliações manuais para estabelecer um nível de desempenho no curso. No entanto, há cálculos para fornecer uma sugestão de nível de desempenho.