Um Repositório dos objetos de aprendizagem (LOR) do Brightspace é uma biblioteca on-line para armazenar, gerenciar e compartilhar objetos de aprendizagem. Um objeto de aprendizagem pode ser um questionário, uma apresentação, uma imagem, um vídeo ou qualquer outro tipo de documento ou arquivo que você usa para criar o conteúdo do curso e materiais didáticos para ensino on-line.
Ao publicar objetos de aprendizagem no Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace, você os marca com metadados para classificá-los e organizá-los de modo que fique fácil para outras pessoas pesquisá-los. Você pode classificar os objetos de aprendizagem de acordo com padrões e metas de aprendizagem definidos. Também pode analisar, avaliar e fazer comentários sobre os objetos de aprendizagem para garantir recursos de alta qualidade
O Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace se conecta ao Brightspace em diversos lugares.
Local
|
O que você pode fazer?
|
Gerenciar Arquivos
|
Pesquisar, publicar e recuperar objetos
|
Conteúdo
|
Pesquisar, publicar e recuperar objetos
|
Criador de Curso
|
Pesquisar e recuperar objetos
|
Gerenciamento do Curso
|
Pesquisar e recuperar objetos como parte da última etapa da criação de uma nova oferta de curso
|
Importar/exportar/copiar componentes do curso
|
Pesquisar e recuperar objetos como parte da última etapa da criação de uma nova oferta de curso
|
Widget do Repositório de aprendizagem do Brightspace
|
Pesquisar, procurar ou publicar objetos
|
Requisitos
O seguinte é necessário para usar o Repositório dos objetos de aprendizagem (LOR):
Importante: você também pode localizar as ferramentas de curso disponíveis navegando até Administração do curso a partir da barra de navegação. Se não conseguir encontrar o LOR na instância do Brightspace, entre em contato com o administrador da organização para obter as permissões necessárias.
Tour visual do Repositório dos objetos de aprendizagem (LOR)
Figura: use a guia Pesquisar da página LOR para pesquisar e revisar repositórios existentes.
- Procure por Repositórios dos objetos de aprendizagem (LOR) existentes.
- Selecione um repositório para rever objetos nesse repositório.
- Revise os objetos de aprendizagem adicionados a um repositório.
- Revise coleções de objetos que você criou.
Figura: use a guia Publicar da página LOR para publicar seus próprios objetos de aprendizagem.
- Escolha o formato do conteúdo que você gostaria de publicar. Por exemplo, um arquivo, um pacote SCORM ou um objeto on-line.
- Escolha onde você gostaria de publicar seu objeto de aprendizagem.
- Selecione entre diferentes opções de publicação.
Tipos de conteúdo digitalizado pelo digitalizador de arquivos
O Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace verifica todo o conteúdo que está sendo publicado para localizar arquivos vinculados, como imagens, arquivos de mídia e outras páginas HTML.
O scanner de arquivo tem as seguintes limitações:
- O scanner de arquivos faz uma busca apenas em arquivos .htm, .html, .js e .inc.
- O scanner de arquivos verifica apenas os pacotes do Repositório de Aprendizagem do Brightspace .gif, .png, .jpg, .bmp, .css, .swf, .inc, .js, .doc, .fla, .pdf, .txt, .mov, .wav, .wmv, .asf, .mpg, .ram, .mp3, .rm, .pk, .htm e .html para publicação.
- O verificador de arquivos corresponde apenas ao JavaScript sintático, não a correspondências semânticas, e somente em uma chamada window.open. Por exemplo, se você passar um nome de arquivo para uma função que aciona window.open para esse nome de arquivo, o arquivo não será compactado porque o nome de arquivo não constava em window.open, apenas o nome da variável estava lá. É possível adicionar manualmente qualquer arquivo que o scanner não tiver incluído automaticamente. Os arquivos que você adicionar passam a fazer parte do objeto de aprendizagem.
- O scanner de arquivos ignora links para arquivos da Web, arquivos inexistentes ou arquivos sem extensões.
Sobre objetos de aprendizagem disponíveis publicamente e repositórios
É possível disponibilizar objetos de aprendizagem independentes a usuários que não têm IDs e senhas do Brightspace. Isto é útil caso queira abrir o objeto de aprendizagem para colheita de metadados ou compartilhar o objeto de aprendizagem em uma rede social.
Aqui estão alguns recursos de objetos de aprendizagem publicamente disponíveis em um repositório:
- Existe acesso público a todos os objetos de aprendizagem em um repositório público.
- Se um objeto de aprendizagem disponível ao público estiver dentro de um repositório privado, o usuário só poderá visualizar o objeto de aprendizagem. Ele não consegue recuperar, visualizar metadados, ou visualizar os arquivos do objeto de aprendizagem em sua página inicial.
- Os usuários podem compartilhar o URL de objeto de aprendizagem publicamente disponíveis em redes sociais. Usuários de fora do Brightspace podem ver o URL de um objeto de aprendizagem disponível ao público e acessá-lo. Os botões de compartilhamento social são visíveis apenas para objetos de aprendizagem publicados em um repositório com disponibilidade pública ativada.
- Usando uma interface de pesquisa pública, você pode fornecer acesso público a todo o repositório de aprendizagem. Os usuários públicos podem fazer pesquisas e buscas e exibir detalhes do objeto de aprendizagem, incluindo metadados e revisões, além de baixar objetos de aprendizagem. Os mecanismos de pesquisa públicos indexam o conteúdo em repositórios públicos.
- Os repositórios disponíveis ao público podem permitir que possíveis participantes ou membros visualizem o material divulgado pela instituição. Eles também mostram o compromisso da instituição em aumentar o acesso de todos aos recursos de ensino e aprendizagem, independentemente do status da inscrição.
- Um usuário pode chegar a um repositório disponível publicamente por um link que leva à página principal do repositório ou inserindo o URL na barra de endereço do navegador da Web.
Repositório dos objetos de aprendizagem e metadados do Brightspace
Os metadados são uma coleção de descritores que descrevem uma única quantidade de informações (dados sobre dados). Os metadados podem ser usados com o Repositório dos objetos de aprendizagem das seguintes maneiras:
- Você pode anexar marcas descritivas a objetos de aprendizagem e arquivos para criar um contexto pesquisável para o conteúdo publicado.
- Você pode adicionar metadados ao publicar um objeto.
- Depois de anexar os metadados a um objeto de aprendizagem ou a um arquivo do Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace, você poderá editá-los.
|
Observação: o Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace só aceita marcas de metadados criadas usando o IEEE LOM MAP (Metadata Application Profile). Todas as pesquisam usam os campos de metadados IEEE LOM. |
Sobre os metadados do objetivo da aprendizagem
Quando você publica tópicos ou módulos de Conteúdo ou Questionários e que tenham objetivos de aprendizagem associados, o Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace preenche os metadados com os nomes dos objetivos de aprendizagem. Esses nomes aparecerão nos caminhos de táxon quando você pesquisar objetivos de aprendizagem.
Tanto você como os demais usuários podem seguir para receber RSS feeds por competência e objetivo da aprendizagem para saber quando novos objetos forem adicionados ao repositório.
Para que isso funcione, a organização deve ter um caminho de táxon exatamente igual ao da estrutura do objetivo da aprendizagem.
Sobre a colheita de metadados
Colheita de metadados é o processo de recuperar informações de metadados de outros repositórios e armazená-las localmente.
O Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace oferece suporte à coleta de metadados das seguintes maneiras:
- O Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace atua como coletor e como fornecedor de metadados para repositórios externos. O recurso de colheita utiliza o padrão OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting) para tratar as solicitações de metadados. Esses padrões estão disponíveis em www.openarchives.org.
- Com a colheita, é possível pesquisar repositórios externos pela interface do Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace, além de permitir que serviços externos recuperem metadados do Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace para pesquisa em um aplicativo externo.
- Para objetos de aprendizagem complexos, o Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace oferece o coletor com os metadados do nível do curso.
- Permitir que outras instituições colham metadados dos seus repositórios fornece a elas um link para o objeto como parte dos metadados. O repositório permanece no ambiente da D2L. Usuários de sites externos não podem acessar os arquivos do objeto, mas podem clicar no link do objeto para exibi-lo se forem autenticados com um ID do usuário e senha.
|
Importante: a coleta de metadados não coleta objetos ocultos. Para usar a coleta de metadados, entre em contato com o gerente de contas da D2L para obter informações sobre as práticas recomendadas e como instalar o serviço na sua instância.
|
Onde os metadados do objeto podem aparecer
Os metadados de um objeto podem ser encontrados em qualquer elemento aplicável do arquivo de metadados, dependendo do tipo de objeto e de o objeto ser ou não um subelemento do arquivo. Metadados no nível do manifesto e da organização são aplicados ao objeto do nível mais alto do pacote. Os metadados de módulos também podem aparecer no nível do item, e os metadados de tópicos ou arquivos podem aparecer no nível do item ou do recurso. Um pacote é identificado como um módulo se houver apenas uma marca <item>
secundária abaixo da marca <organization>
e se a marca <item>
tiver pelo menos uma marca <item>
secundária própria.
Se os metadados de um mesmo objeto forem encontrados em vários elementos, o Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace usará a ordem de precedência a seguir: <manifest>
, <organization>
, <item>
, <resource>
.
Exemplo
Se você estiver carregando um pacote de conteúdo composto por um módulo com três tópicos e houver metadados no elemento <manifest>
e no elemento <item>
mais alto, ambos serão aplicáveis ao módulo. O utilitário de carregamento usará os metadados do elemento <manifest>
e descartará os do elemento <item>
. Digamos que um dos tópicos do pacote tenha metadados no elemento <item>
e também no elemento <resource>
associado. Nesse caso, o Repositório dos objetos de aprendizagem do Brightspace utilizará os metadados do elemento <item>
e os metadados do elemento <resource>
serão descartados.
Objeto
|
Tipo de pacote de objeto
|
Subelemento do pacote de objeto
|
Curso
|
manifesto, organização
|
n/a
|
Módulo
|
manifesto, organização, item
|
item
|
Tópico
|
manifesto, organização, item, recurso
|
item, recurso
|
Arquivo
|
manifesto, organização, item, recurso link
|
item, recurso
|