A maioria das dicas oferecidas constitui padrões de conteúdo da Web definidos pelo World Wide Web Consortium. Para obter mais informações, consulte as respectivas Diretrizes de Acessibilidade a Conteúdo da Web.
- Quando possível, use tópicos em HTML para criar o conteúdo do seu curso. A D2L fornece modelos de HTML acessíveis para simplificar o processo de criação de conteúdo. Se tiver que usar outros formatos de arquivo, como arquivos de vídeo, escolha formatos que sejam reconhecidos pela maioria dos navegadores ou disponibilize o material em diversos formatos.
- Use um layout simples que não contenha tabelas ou colunas para organizar as informações. Quando as informações são organizadas com simplicidade, a leitura e o entendimento ficam mais fáceis para os alunos. O layout simples também facilita a interpretação e a apresentação pelos dispositivos de tecnologia de assistência e facilita o redimensionamento em dispositivos móveis e portáteis.
- Use títulos para definir a relação entre as seções. Use Título 1 para o título, Título 2 para as principais seções, Título 3, para as subseções e assim por diante. Se os títulos forem usados corretamente, os usuários que dependem de leitores de tela conseguirão pesquisar rapidamente uma página pelo título, e os participantes com deficiência cognitiva conseguirão entender com mais facilidade como se relacionam as seções e o conteúdo.
- Certifique-se de que cada nome de cabeçalho, item e arquivo sejam exclusivos.
- Inclua um índice vinculado a cada seção. Certifique-se de que existam links "Voltar ao início" no final de cada seção em documentos extensos.
- Inclua descrições de texto alternativo (alt text) em todos os elementos gráficos. Use aspas duplas (nulo) como texto alternativo se o objeto for um elemento decorativo que nada adicione ao significado. Se o elemento gráfico for um link, comece o alt text com "Link para". O Editor do Brightspace no Brightspace solicita automaticamente a inclusão de texto alternativo quando você insere uma imagem.
- Inclua legendas detalhadas abaixo de tabelas e gráficos. Essas legendas devem explicar que informações os objetos transmitem, incluindo tendências e estatísticas importantes. Para tabelas, inclua uma legenda usando um elemento de legenda que explique como a tabela é organizada. Verifique se as tabelas fazem sentido quando lidas da esquerda para a direita. Os leitores de tela muitas vezes têm dificuldade para transmitir informações lidas de cima para baixo.
- Use o mesmo texto em tela e no alt text para links. Certifique-se de que o texto descreva a ação que ocorrerá quando você clicar no link. Não use texto como “Clique aqui" como link. Os leitores de tela costumam usar uma lista de links para navegar rapidamente pelas ações de uma página. Isso não é possível se os links não forem descritivos.
- Inclua alternativas em texto para conteúdo multimídia, como arquivos de áudio ou vídeo. Se você não tiver tempo para criar uma alternativa em texto completa, inclua uma identificação descritiva que resuma o conteúdo.
- Não use recursos multimídia intermitentes ou que ficam piscando, pois eles podem provocar convulsões em indivíduos fotossensíveis. Use animação quando ela ajudar na transmissão de um conceito e não chamar a atenção para um objeto imutável. Use uma combinação de cor, tamanho e destaque para chamar a atenção para os objetos.
- Não use cores para transmitir significado. Se quiser mostrar como os conceitos se relacionam uns com os outros, use uma combinação de tamanho, cor e rótulos de texto.
- Certifique-se de que haja um forte contraste entre o texto e as cores de fundo nos materiais do curso.
- Use tamanhos de fonte relativos e certifique-se de que o texto e o layout da página se ajustam quando o usuário altera o tamanho da fonte. O usuários não devem ter que rolar a página horizontalmente.
- Se usar arquivos PDF para conteúdo, digitalize-os com o recurso de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para que o texto possa ser lido por leitores de tela. No caso de páginas com múltiplas colunas, digitalize uma coluna de cada vez para que o reconhecimento óptico de caracteres funcione corretamente. Adicione marcadores às seções principais para facilitar a navegação no conteúdo.
- Se criar documentos em PDF originários do Microsoft Word ou de outro processador de texto, formate os títulos e seções usando títulos para que eles sejam marcados corretamente no PDF.
- Se os alunos puderem utilizar software de leitura em voz alta ou de sublinhar o texto, teste o software para garantir que ele funcione corretamente com as ferramentas e as configurações que você deseja usar. Por exemplo, se você desativar a função de clicar com o botão direito nos questionários, o software de leitura em voz alta poderá ser impedido de acompanhar o texto.