Os widgets do curso podem ajudá-lo a interagir com estudantes , apresentando ferramentas úteis na página inicial do curso. O primeiro passo é criar uma página inicial com base em widget. Páginas iniciais baseadas em widgets exibem uma página inicial padrão com vários widgets. Depois de criar a página inicial, é possível adicionar ou remover widgets, personalizar a aparência deles e criar widgets personalizados para ampliar a funcionalidade da página inicial do curso.
Observação: além dos widgets incluídos no Brightspace Core, você também pode acessar um catálogo de widgets do sistema da página inicial para fornecer uma experiência de aprendizagem mais personalizada para suas páginas iniciais. Consulte o tópico Pacote de expansão do widget da página inicial para obter mais informações.
Criar uma página inicial baseada em widgets
- Na barra de navegação, clique em Administrador do curso > Páginas iniciais.
- Na guia Páginas iniciais, clique em Criar página inicial.
- Na página Criar página inicial, siga um destes procedimentos:
Figura: personalize sua página inicial na página Criar página inicial.
- Insira o Nome e a Descrição da página inicial.
- Na lista suspensa Tipo, selecione Com base em widget.
- Para adicionar um cabeçalho à sua página inicial abaixo da barra de navegação, selecione o cabeçalho Incluir página inicial e digite a cadeias de substituição das informações que você deseja exibir.
Observação: cadeias de substituição são espaços reservados que apontam para informações do Brightspace; o sistema substitui esses espaços reservados pelas informações correspondentes quando você os aplica a um cabeçalho de página inicial.
- Para escolher um layout para uma página inicial baseada em widget, clique em Alterar layout.
- Para adicionar widgets à sua página inicial, clique em Adicionar widgets. Por exemplo, o widget Meus cursos. Configure o estilo dos widgets adicionados ajustando as propriedades deles.
- Clique em Salvar e fechar.
No menu suspenso Página inicial ativa selecione sua página inicial e clique em Aplicar.
Alterar a imagem padrão do widget Meus cursos
No widget Meus cursos na sua página inicial, os cursos exibem uma imagem padrão atribuída da biblioteca de imagens selecionadas. Você também pode selecionar uma imagem que seja mais representativa do curso da biblioteca fornecida pela D2L ou adicionar sua própria imagem ao mosaico do curso. As imagens que você incluir com o widget Meus cursos estão disponíveis para incluir nos componentes do curso que você exportar, copiar ou importar.
Para alterar a imagem padrão
- Navegue até a página inicial do curso executando um destes procedimentos:
- Se o widget Meus cursos aparecer na página Meu local, clique no botão Meu local.
- Se o widget Meus cursos aparecer em algum outro lugar, navegue até o local do widget.
- Passe o mouse sobre a imagem do curso e clique no menu Mais opções.
Observação: se você estiver usando a tecnologia de assistência ou a navegação por teclado, pressione Tab para acessar o botão Mais opções e pressione Enter para exibir os itens do menu.
Figura: clique no menu de contexto para acessar as opções de personalização das imagens do curso.
- Selecione Alterar imagem ou pressione Enter.
- Pesquise ou navegue na lista de imagens disponíveis.
- Passe o mouse sobre a imagem que deseja usar e clique em Usar esta imagem. Se você estiver usando a tecnologia de assistência ou a navegação por teclado, pressione Enter para selecionar a imagem.
Figura: você pode escolher entre uma variedade de imagens para o seu curso.
Para ajudar instrutores e designers de curso a criar belas experiências visuais para os alunos, os blocos de curso do widget Meus cursos agora incluem uma fotografia escolhida pelo instrutor. A D2L fornece uma biblioteca de imagens com mais de 3000 imagens licenciadas para uso na Plataforma Brightspace. Instrutores e designers de curso também podem carregar sua própria imagem.
Esteja ciente das seguintes recomendações de tamanho de imagem:
- Para imagens de logotipo usadas em barras de navegação, certifique-se de que a sua imagem tenha um tamanho máximo de 260 pixels por 60 pixels, e esteja salvo como tipo de arquivo SVG.
- Para imagens do curso, é recomendado que as imagens tenham 2400 pixels por 960 pixels. Lembre-se de que a altura e a largura de exibição dessas imagens podem variar em diferentes ferramentas, telas e dispositivos. Certifique-se de que qualquer imagem usada seja exibida corretamente em diferentes tamanhos e pontos de corte nas telas de notebooks, tablets e dispositivos móveis.
Observação: para manter a segurança, certifique-se de que as imagens .jpg não tenham dados EXIF.
Personalizar o widget Meus cursos
O widget Meus cursos pode exibir informações sobre seu curso, como o código do curso.
Exibir o código do curso
- Na página inicial da organização ou do curso, navegue até o widget Meus cursos.
- No menu de contexto Meus cursos, selecione Personalizar este widget.
Figura: clique em Personalizar o widget no menu de contexto Meus cursos.
- Na caixa de diálogo Personalizar widget, siga um destes procedimentos:
Figura: personalize o widget Meus cursos na caixa de diálogo Personalizar widget.
- Selecione Mostrar código do curso.
- Selecione Exibir semestre.
- Em Agrupar cursos por, execute um destes procedimentos:
- Selecione Nenhum para remover as guias de agrupamento do curso no widget.
- Selecione Semestre e depois escolha a opção de classificação em ordem alfabética no menu suspenso.
- Selecione Departamento e depois escolha a opção de classificação em ordem alfabética no menu suspenso.
- Selecione Função.
- Em Atualizações, selecione Mostrar atualizações de curso e escolha quais atualizações deseja exibir:
- Postagens de discussões não lidas
- Tentativas de realização do questionário não lidas
- Novos envios de atividades
- Clique em Salvar.
Alterar um estilo de elemento personalizado
Todos os widgets aderem ao estilo de contêiner de widget por padrão. Você pode editar as configurações de widgets personalizados para personalizar o estilo do widget em páginas iniciais.
Observação: não é possível alterar um estilo de widget do sistema.
Para alterar um estilo de widget personalizado
- Na página inicial da organização ou do curso, navegue até o widget Meus cursos.
- No menu de contexto Meus cursos, selecione Personalizar este widget.
Figura: clique em Personalizar este widget no menu de contexto do widget Meus cursos.
- Na caixa de diálogo Configurações do widget, siga um destes procedimentos:
Figura: altere as configurações do widget Meus cursos.
- Para ocultar o título, desmarque Exibir um título.
- Para impedir que os usuários recolham o widget na página inicial, selecione Proibir a minimização do widget.
- Em Nome do widget, selecione uma das seguintes opções:
- Para manter Meus cursos como título, selecione Padrão.
- Para definir um título personalizado, selecione Personalizar e insira um título.
- Clique em Salvar.
Sobre o widget Trabalho pendente
O widget Trabalho pendente fornece aos alunos um resumo das atividades de aprendizagem atribuídas de todos os seus cursos atrasados ou próximos do final do prazo ou da data final. O widget pode ser adicionado à página inicial do Brightspace para agregar dados de todos os cursos, bem como às páginas iniciais do curso para mostrar apenas as atividades de aprendizagem próximas do final do prazo e atrasadas.
O widget Trabalho pendente exibe as seguintes atividades de aprendizagem:
- Atividades
- Listas de verificação
- Conteúdo
- Cursos
- Discussões
- Pesquisas
- Questionários
Importante: para ver o widget Trabalho pendente, as funções do estudante exigem que a permissão Exibir widget Trabalho pendente seja definida no nível da Organização e/ou no nível da Oferta de curso. Dessa forma, o aluno poderá acessar o widget na página inicial da organização ou nas páginas iniciais do curso. As atividades de aprendizagem só aparecem no widget Trabalho pendente quando têm um prazo ou uma data final definidos. Por padrão, o widget exibirá as atividades próximas do final do prazo ou no fim do prazo dentro das 2 semanas seguintes e o trabalho atrasado das 12 semanas anteriores. Para obter mais informações sobre como alterar esse intervalo de datas, entre em contato com o administrador.
Adicione o widget Trabalho pendente à página inicial do seu curso
Antes de começar: o widget Trabalho pendente deve estar ativado para que seja possível acessá-lo a partir da lista de widgets do sistema. É necessário que a configuração da página inicial seja baseada em widgets no curso, e você deve ter permissões para editar as páginas iniciais. Defina prazos para todas as atividades de aprendizagem do curso que você deseja que apareçam para os alunos no widget Trabalho pendente.
Para adicionar o widget Trabalho pendente
- Na parte inferior da página inicial do curso, clique no Menu de ações da página inicial.
-
Clique em Editar esta página inicial.
Figura: clique em Editar esta página inicial do menu Ações da página inicial.
- Em Widgets, clique em Adicionar widgets.
- Clique em Widgets do sistema. Selecione o Trabalho pendente.
- Clique em Adicionar.
- Arraste e solte o widget no local desejado na página inicial.
- Clique em Salvar e fechar.
Você adicionou o widget Trabalho pendente à sua página inicial do curso.