O Microsoft 365 (anteriormente Microsoft Office 365) fornece às instituições uma coleção de serviços de comunicação e produtividade de nível empresarial. Dependendo da licença escolhida, esses serviços poderão incluir Exchange Online, SharePoint Online, OneNote, Lync Online e Office Professional Plus.
Por meio de suas soluções de integração, o Brightspace e os serviços do Microsoft 365 (E-mail, Calendário, entre outros) aprimorarão o modo de interação online entre alunos e professores. As instituições podem escolher uma das soluções de integração adequadas aos seus usuários.
Consideração sobre navegador para o widget do Microsoft 365
As sessões de usuário no widget do Microsoft 365 são salvas na sua conta do Brightspace e não estão vinculadas à sessão do navegador. Isso evita a necessidade de fazer logon no Microsoft 365 cada vez que você acessar o Brightspace.
Ao efetuar logon pelo navegador, o primeiro endereço de e-mail que você usa é salvo em seus cookies. Cada logon subsequente da sessão do navegador usa esse endereço de e-mail. Pode ser necessário limpar o cache ou redefinir a sessão do navegador para fazer logon no widget usando um endereço de e-mail diferente.
Configurar a integração do widget do Microsoft 365
Para configurar a integração do widget do Microsoft 365 no Brightspace, você deve concluir várias tarefas, que são explicadas nas seções a seguir:
- Registrar o Brightspace no Microsoft Azure.
- Ativar o Microsoft 365 no Brightspace.
- Configurar o Brightspace para o plug-in do Microsoft 365.
- Adicionar o widget a um curso ou página inicial.
Registrar o Brightspace com o Microsoft Azure
Para acessar serviços seguros do Microsoft 365 no Brightspace, você precisa conceder à sua instância os direitos de acessar esses serviços. Isso é feito registrando o Brightspace em um locatário do Microsoft Azure e configurando o Brightspace com a ID e chave do Cliente (aplicativo) resultantes. A D2L recomenda a criação de instâncias de um único locatário em vez de instâncias de multilocatários.
Antes de começar, certifique-se de ter as informações de autenticação do Azure AD. Essas informações de autenticação são uma combinação de nome de usuário e senha.
Consulte Início rápido: Registre um aplicativo na plataforma de identidade da Microsoft para obter informações detalhadas.
Para conceder à sua instância os direitos de acessar os serviços do Microsoft 365, siga as etapas descritas abaixo. Observe que essas informações se destinam a quem entende o processo de como navegar na nuvem do Azure (Administrador). Entre em contato com o Administrador do sistema se não souber exatamente como seguir estas etapas:
- Acesse o Portal do Azure e faça login com suas credenciais do Microsoft 365.
- No painel esquerdo, selecione Mais serviços > Azure Active Directory.
- Selecione Registros de aplicativo.
- Selecione Novo registro e defina um nome de exibição apropriado.
- Defina o Tipo de aplicativo como WebApp/API.
- Defina o URI de redirecionamento como o URL do Ambiente de aprendizagem Brightspace.
- Clique em Registrar e anote o ApplicationId que é gerado (isso será necessário em uma etapa posterior do processo).
- Retorne à tela Autenticação. Verifique o URI de redirecionamento. Na seção Concessão implícita e fluxos híbridos, marque as caixas de seleção para Tokens de acesso (usados para fluxos implícitos) e Tokens de ID (usados para fluxos implícitos e híbridos).
- Clique em Salvar.
- Clique na página Permissões de Interface do programa do aplicativo. Selecione Adicionar uma permissão.
- Adicione a Interface do programa do aplicativo do Office 365 SharePoint Online (Microsoft.SharePoint) e adicione a permissão delegada MyFiles > Ler arquivos do usuário. Em seguida, clique em Adicionar permissão.
- Adicione a Microsoft Graph API e adicione as permissões delegadas Calendários > Ler calendários do usuário, E-mail > Ler e-mails do usuário e Usuário > Entrar e ler perfil do usuário. Clique em Adicionar permissão após cada permissão selecionada.
- Certifique-se de que a opção Conceder consentimento de administrador para alunos esteja selecionada. Clique em Sim.
- Na página Autenticação, em Redirecionar URIs, selecione Adicionar URI.
- Adicione /d2l/im/office365/authentication/authenticatereply ao fim da URL do Ambiente de aprendizagem Brightspace.
- Na página Certificados e segredos, selecione Novo segredo de cliente.
- Adicione uma descrição apropriada e escolha uma data de vencimento adequada. O valor máximo é de dois anos.
-
Clique em Adicionar e observe a Chave exibida em Valor.
-
Copie o Valor. (a chave não fica visível após a conclusão do processo e é necessária nas próximas etapas).
-
Faça login no Brightspace, selecione Ferramentas de administração e clique em Navegador da variável de configuração.
-
Navegue até a variável de configuração d2l.Tools.Office365.ClientId e adicione o ApplicationID da etapa 7 como o Valor da organização.
-
Navegue até a variável de configuração d2l.Tools.Office365.ClientSecret e insira o Valor copiado na etapa 19 como o Valor da organização. O mesmo valor precisa ser inserido em cada caixa de texto.
Verificação de E-mail, Calendário e SharePoint do Microsoft 365
Depois que o locatário Azure for configurado, o widget só funcionará se todos os serviços que ele está acessando estiverem configurados. O widget acessa o E-mail, o Calendário e o SharePoint do Microsoft 365, que devem estar disponíveis quando você iniciar a sessão para que ele funcione. As contas de usuário podem às vezes levar um tempo para configurar esses serviços; portanto, é importante que o usuário primeiro verifique se pode acessá-los dentro do Microsoft 365.
Chamadas de API
O widget do Microsoft 365 faz chamadas do cliente e do servidor para as APIs do Microsoft 365 autenticarem e recuperarem as informações do e-mail, do calendário e da conta do OneDrive de um usuário.
Observação: essas solicitações são determinadas pela Microsoft e estão sujeitas a alterações caso as APIs sejam alteradas.
Lado do cliente
As solicitações feitas no lado do cliente no navegador são:
Lado do servidor
As solicitações feitas no lado do servidor são:
O último URL para as chamadas do SharePoint é retornado à Plataforma Brightspace para as chamadas anteriores da Microsoft. O locatário de cada organização e o caminho do site de cada usuário podem ser diferentes. Consulte APIs do Office 365 para obter mais informações.