O LTI 1.3 foi originalmente criado de forma a permitir que a comunidade IMS continue adicionando novas extensões que adicionariam funcionalidade ao núcleo do 1.3. A extensão Nomes e Funções foi criada como a próxima geração do Serviço de Associação, encontrada comumente no LTI 1.0.
Os Serviços de provisionamento de nomes e funções do LTI (NRPS) são uma especificação LTI para fornecer acesso a uma lista de usuários e suas funções dentro do contexto de um curso, programa ou outros agrupamentos. A especificação LTI permite que as ferramentas automatizem o pré-provisionamento de listas de alunos na ferramenta por meio de APIs. As informações do usuário são transmitidas com segurança e de forma segura usando este serviço. Os Serviços de aprovisionamento de nomes e funções também permitem que os instrutores recebam uma exibição dentro da ferramenta, mostrando a atividade de todos os alunos e se eles acessaram as ferramentas.
Na versão anterior do LTI (1.0), uma ferramenta não podia solicitar uma lista completa de classe de usuários inscritos em um curso.
Para ativar essa extensão em uma ferramenta
- Consulte seu provedor de ferramenta para verificar se ele oferece suporte/requer este serviço. Tanto a plataforma quanto a ferramenta devem suportar as mesmas extensões para que isso funcione.
- Supondo que o suporte não seja um problema, um administrador do LMS deve registrar e implantar uma nova ferramenta de aprendizagem 1.3.
- Certifique-se de definir o URL do Conjunto de Chaves opcional. Este URL é necessário para que a ferramenta e a plataforma se comuniquem e usem as extensões.
- Uma vez definidos, nos níveis de registro e implantação, certifique-se de selecionar Serviços de provisionamento de nomes e funções para ativar a Extensão de nomes e funções. Uma vez ativado no nível de registro da ferramenta, você também deve ativá-lo no nível de implantação.
Informações de usuários da lista de classe compartilhadas com a ferramenta
Esta configuração de segurança, definida no nível de implantação, é intitulada Lista de classe com usuários desconhecidos pela implantação. Com essa opção desativada, uma ferramenta que usa a extensão Nomes e Funções só recebe usuários que já iniciaram essa ferramenta específica. Com isso ativado, uma ferramenta é livre para pesquisar uma lista de classe completa, independentemente de os usuários já terem ou não usado a ferramenta.
Observação: se o usuário nunca tiver iniciado uma ferramenta LTI no Brightspace, a chamada NRPS provisionará automaticamente o ID de usuário de LTI se essa configuração de segurança estiver ativada. Desmarcar essa caixa de seleção não excluirá a ID de usuário de LTI do usuário.
As seguintes informações do usuário da Lista de classe podem ser compartilhadas com a ferramenta (dependendo de outras configurações de segurança) se a ferramenta usar a API de provisionamento de serviços de nomes e funções. Essa API permite que a ferramenta faça o pré-provisionamento de usuários para promover um lançamento perfeito entre o Brightspace e a ferramenta:
- Nome Completo
- E-mail
- ID de usuário LTI
- LIS_Person_SourcedId
- Funções de contexto de IMS