No Brightspace, você pode mapear suas diversas funções e unidades organizacionais para um conjunto de nomes definidos universalmente aceito, com base na especificação LTI 1.3 do IMS. Esse mapeamento de contexto significa que as funções e unidades organizacionais afetam a maneira como uma ferramenta lida com uma inicialização de LTI. O Brightspace lhe permite criar quantas funções e tipos personalizados de Unidades organizacionais forem necessários. Como resultado, uma ferramenta pode receber um número ilimitado de diferentes tipos de contextos.
Tipos de Contexto no LTI
Como parte da especificação LTI, o IMS definiu um conjunto específico de tipos de contexto comuns dos quais as ferramentas podem esperar receber a mensagem LTI. Os tipos de contexto suportados são:
- CourseTemplate
- CourseOffering
Observação: No momento, o Brightspace não envia CourseSection ou Group como contexto, pois todos os links e atividades do curso são concluídos no nível CourseOffering.
Mapeamento de unidades organizacionais
Ferramentas de unidades organizacionais
No Brightspace, as unidades organizacionais são gerenciadas com as seguintes ferramentas:
- Editor do tipo de unidade organizacional: permite que os administradores criem ou editem tipos personalizados de unidade organizacional, com o nome que quiserem.
- Editor da unidade organizacional: gerencia as unidades organizacionais reais. Você pode criar, editar, excluir e gerenciar as informações de todas as unidades organizacionais de sua instância. A coluna à esquerda é uma visualização em árvore hierárquica da estrutura organizacional atual, com os detalhes da Unidade Organizacional atualmente selecionada à direita. A partir daqui, você pode iniciar rapidamente em uma determinada Unidade organizacional.
Mapear tipos de unidade organizacional para o IMS padronizado
As unidades organizacionais do Brightspace são mapeadas com quatro padrões do tipo compatível com o IMS. Um tipo de Unidade Organizacional pode ser mapeado para enviar um ou vários contextos do IMS no lançamento.
Observação: a D2L recomenda que você mapeie os tipos de unidade organizacional do Brightspace para funções IMS padronizadas no início da vida de uma instância ou no caso de novos tipos de unidade organizacional personalizados serem criados.
Para mapear os diferentes tipos de unidade organizacional do Brightspace para as funções IMS padronizadas
- No menu Ferramentas Administrativas, clique em Configuração do IMS.
- Navegue até a guia Tipos de unidade organizacional.
- Faça as alterações necessárias e clique em Salvar.

Figura: um exemplo de mapeamento de tipos de unidade organizacional para o IMS padronizado.
Exemplo de código da unidade organizacional
Dependendo de como um determinado tipo de unidade organizacional foi mapeado, a ferramenta de recebimento receberá um ou vários contextos IMS mapeados na inicialização. Veja o contexto da inicialização do LTI 1.3, neste caso, mapeado para o contexto CourseOffering:
"https://purl.imsglobal.org/spec/lti/claim/context": { "id": "c1d887f0-a1a3-4bca-ae25-c375edcc131a", "label": "ECON 1010", "title": "Economics as a Social Science", "type": ["http://purl.imsglobal.org/vocab/lis/v2/course#CourseOffering"] },
Seja gerenciamento de funções ou de contexto, a definição deles não é uma tarefa diária. Uma vez configurados, eles raramente são atualizados. Se, ao utilizar a ferramenta de LTI, você encontrar erros relacionados a uma função ou contexto não reconhecido, é provável que haja mapeamentos do IMS configurados incorretamente. Certifique-se de que seus mapeamentos estejam configurados corretamente para evitar erros ao adotar novas ferramentas LTI.
Mapeamento de funções
As funções no Brightspace representam o conjunto de permissões de um usuário para uma determinada unidade organizacional. Um usuário pode ter apenas uma função para cada unidade organizacional, mas pode ter funções diferentes em diferentes unidades organizacionais (por exemplo, um usuário pode ser aluno em alguns cursos, mas instrutor em outros).
Embora o Brightspace forneça algumas funções pré-criadas, os usuários muitas vezes criam funções totalmente personalizadas com base em necessidades específicas ou no acesso à ferramenta.
Você pode criar um número ilimitado de funções, mas esteja ciente de que uma integração deve estar preparada para receber todas essas funções e reconhecê-las de forma padrão.
As funções e suas permissões em linha são gerenciadas de forma centralizada por meio da ferramenta Funções e permissões.
Funções em LTI
O IMS define usuário e objetos de função da seguinte forma:
- Usuário: um objeto que representa uma pessoa com uma sessão atual dentro da plataforma e fornecido à ferramenta.
- Função: a função representa o nível de privilégio que um usuário recebeu no contexto hospedado pela plataforma.
Uma função pertence a um usuário e existe como tipos separados de funções:
- Função de instituição: a função do usuário no nível da organização. Para funções de instituição suportadas, consulte Vocabulário LIS para funções de instituição.
- Função de contexto: a função do usuário no nível de contexto atual (onde a atividade está sendo inicializada). Para funções de contexto suportadas, consulte Vocabulário LIS para funções de conteúdo.
Mapear as funções padronizadas de LTI
A ferramenta de configuração de IMS permite que você mapeie as várias funções disponíveis no Brightspace para as funções padrão definidas pelo IMS.
Observação: a D2L recomenda que você mapeie cada função do Brightspace para pelo menos uma função de instituição e de contexto.
Para mapear uma função IMS para uma função do Brightspace
- No menu Ferramentas Administrativas, clique em Configuração do IMS.
- Navegue até a guia Tipos de unidade organizacional.
- Clique em +Editar mapeamento de função.
- Selecione as funções que você deseja mapear.
- Clique em Salvar.

Figura: um exemplo de mapeamento das funções padronizadas de LTI.
Exemplo de código de função
Dependendo de como uma determinada função foi mapeada, a ferramenta receberá uma ou várias funções IMS mapeadas na inicialização. Veja a seguir o que é um lançamento LTI 1.3 para funções de aprovação, mapeados para Estudante, Aluno e Orientador:
"https://purl.imsglobal.org/spec/lti/claim/roles": [ "http://purl.imsglobal.org/vocab/lis/v2/institution/person#Student", "http://purl.imsglobal.org/vocab/lis/v2/membership#Learner", "http://purl.imsglobal.org/vocab/lis/v2/membership#Mentor"],
O parâmetro de função tem dois mapeamentos de função diferentes incorporados na especificação IMS para gerenciar funções. As ferramentas devem ser capazes de identificar tanto uma função da instituição quanto uma função de contexto para um determinado lançamento de usuário.