LIS refere-se à especificação dos Serviços de Informações de Aprendizagem (Learning Information Services, sigla LIS) do IMS Geral Learning Consortium. Essa especificação, finalizada no segundo trimestre de 2012, tem sido uma operação conjunta entre várias instituições educacionais, fornecedores de LMS e SIS (incluindo a D2L) e está em andamento desde que a especificação original da IMS Enterprise foi lançada em 1999.
O adaptador LIS v2.0 é a implementação da D2L dos perfis IMS LIS Specification Core, Combined Sections e Full Course Hierarchy para um Sistema de gestão de aprendizagem (LMS). A solução oferece suporte para a integração em lote e em tempo real entre o Sistema de informações do aluno e o Brightspace.
Para a maioria das operações, a D2L é considerada a Agente de sincronização e, portanto, a D2L implementa as operações de serviço da web que são chamadas pelo Agente de referência, que é tipicamente um Sistema de informações do aluno (SIS). Para alguns serviços e operações, como Resultados e Lote, a D2L também pode chamar alguns serviços e operações no Sistema de informações do aluno, revertendo as funções de Agente de sincronização e de Referência.

O adaptador consiste em uma coleção de Serviços LIS, cada um deles com uma ou mais operações que um SIS pode chamar. Quando o SIS chama a operação, ele usa os tradutores do LIS para converter a solicitação do LIS em uma solicitação mais genérica da plataforma IPSIS. As solicitações traduzidas são transmitidas para manipuladores do IPSIS (componentes da Plataforma IPSIS) para serem processadas e atuar contra o LMS. Os resultados desse processamento são retornados ao SIS que realizou a chamada. Quando a D2L inicia a chamada, os manipuladores do LIS fornecem a implementação que se comunica com a operação de serviço no lado do SIS.
Observação: esta versão do Adaptador LIS v2.0 foi criada para usar a versão final lançada do IMS LIS 2.0 Bindings (XSD, Vocabularies, WSDL) em 16 de abril de 2012.
Fluxo do processo: processamento em tempo real (síncrono)
- O Sistema de informações do aluno (SIS) faz uma solicitação de serviço da Web ao Brightspace para afetar um objeto específico de uma maneira específica. Geralmente, existem Serviços LIS para Usuários (Pessoa), Unidades organizacionais (Grupo, Modelo de curso, Oferta de curso, Seção do curso, Associação de seção) e Inscrições (Associação).
- No lado do Brightspace, cada serviço implementa um conjunto de operações, incluindo substituir (usado para criar/atualizar) e excluir.
- O Brightspace responde de forma síncrona à solicitação, com códigos de resposta predefinidos que indicam o sucesso ou a falha da operação.
Observação: há suporte para vários tópicos de mensagens de eventos do LIS. O Brightspace recomenda até quatro tópicos simultâneos por vez.
Fluxo do processo: Processamento em lote bem-sucedido (síncrono e assíncrono)
O processamento em lote para o LIS consiste em uma combinação entre componentes síncronos e assíncronos. Todas as operações de serviço do LIS respondem de forma síncrona, porém existem processos assíncronos que ocorrem entre as etapas do fluxo de trabalho.
- Mensagem do LIS síncrona: (Opcional, usada apenas quando o Brightspace inicia a integração em lote).
- O Brightspace envia uma solicitação requestBulkDataExchange para o Serviço BulkDataExchange do Sistema de informações do aluno (SIS).
- O SIS reconhece a solicitação, o que coloca ambos os sistemas no Modo em lote. Solicitações em tempo real são rejeitadas.
- Proprietário do SIS assíncrono:
- O SIS começa a gerar os Arquivos em lote. (As especificações dependem do SIS).
- O SIS carrega os arquivos para o local que a implementação da D2L pode agora acessar. Observação: o manipulador de Download da D2L foi testado com HTTPS e FTP, porém é possível gravar manipuladores personalizados adicionais para acomodar a maioria dos cenários de transferência de arquivos.
- Mensagem do LIS síncrona:
- O SIS envia uma solicitação announceBulkDataExchange ao Brightspace contendo os URLs dos arquivos de dados em lote.
- Um Trabalho em lote é registrado na Plataforma do IPSIS.
- O Brightspace reconhece a solicitação e os sistemas entram (ou permanecem) no Modo em lote.
- Proprietário da D2L assíncrono:
- O serviço de Trabalho em lote do IPSIS começa a processar os Arquivos em lote.
- O Trabalho em lote é executado ao longo de uma série de etapas: Baixar os arquivos, analisar e processar cada arquivo na ordem certa, gerar e preparar um relatório sobre o processamento dos resultados e preparar-se para responder.
- Mensagem do LIS síncrona:
- O Brightspace envia uma solicitação reportBulkDataExchange para o Serviço BulkDataExchange do SIS.
- O SIS reconhece o relatório e ambos os sistemas são retirados do Modo em lote.
Iniciar um lote do LIS
Os lotes são iniciados e gerenciados no Painel da interface de administração do IPSIS. O processo de iniciar e gerenciar os lotes do LIS é feito de forma consistente com todos os outros adaptadores do IPSIS. No entanto, ao iniciar, o adaptador LIS oferece parâmetros e configurações exclusivos para os administradores.
Um ponto de salvamento é um marcador que indica o estado do sistema de origem em dado momento, para um determinado tipo de dados. O lote transfere todas as alterações do ponto de salvamento especificado até o momento presente. Se não for definido um ponto de salvamento, será transferido o estado atual de todos os dados do tipo de dados selecionado. Se você substituir manualmente o ponto de salvamento padrão, é sua responsabilidade garantir que ele seja válido para o seu SIS.
Um tipo de entidade representa um tipo de dados comumente entendido, conforme definido pela especificação do LIS v2.0. Consulte o fornecedor do SIS para obter detalhes sobre como a entidade mapeia os tipos de dados no seu SIS
- No menu
Ferramentas administrativas, clique em Administração de IPSIS.
- Na guia Painel, clique em Iniciar lote.
- Na janela Transferência em lote, selecione os tipos de entidade e os pontos de salvamento que deseja incluir na sua transferência.
- Clique em Iniciar lote.