OneRoster é a especificação IMS Global padrão projetada para permitir o compartilhamento seguro de listas de classe e dados relacionados entre um Sistema de informações do aluno (SIS) e qualquer outro sistema.
A implementação do OneRoster do Brightspace dá suporte à importação de planilhas (CSV), bem como a trocas diretas entre sistemas usando APIs REST.
A implementação no Brightspace da especificação OneRoster v1.1 permite que os administradores agendem dados a serem extraídos de seu Sistema de informações do aluno para preencher os dados necessários relacionados à lista, como escolas, aulas, usuários ou inscrições, no Brightspace.
A interface de usuário IPSIS OneRoster REST inclui uma programação para permitir que os administradores configurem a hora do dia em que ocorre a obtenção dos dados. Além disso, para um Sistema de informações do aluno que oferece suporte ao repasse de notas, os administradores podem definir as notas a serem retornadas com a sincronização de dados diária e/ou permitir que um membro do corpo docente inicie uma sincronização manual.
Antes de configurar a integração do OneRoster na área de administração do Pacote de integração para sistemas de informação ao aluno, analise as seguintes instruções.
Configurar funções para o OneRoster
Primeiro, é preciso revisar as funções configuradas no Sistema de informações do aluno e garantir que haja funções correspondentes apropriadas no Brightspace.
Para revisar as funções do OneRoster
- Revise as funções que estão configuradas no seu Sistema de informações do aluno. As seguintes funções estão disponíveis no OneRoster:
- Administrador
- Assistente
- Responsável
- Pai
- Fiscal de prova
- Relativo
- Aluno
- Professor
-
Para qualquer uma das funções acima que você deseja enviar para o Brightspace, se ainda não houver funções apropriadas na Brightspace, crie-as em Funções e Permissões antes de configurar a integração do Sistema de informações do aluno. Para obter mais informações, consulte Gerenciar Funções e permissões.
Definir tipos de unidade organizacional
Você também deve revisar os tipos de unidade organizacional configurados no Sistema de informações do aluno e garantir que os tipos correspondentes sejam configurados no Brightspace.
Para revisar os tipos de unidade organizacional
-
Revise os tipos de unidade organizacional que estão configurados no seu Sistema de informações do aluno. Os seguintes tipos de organização estão disponíveis no OneRoster:
-
Federal
-
Estadual
-
Local
-
Regional
-
Escola (obrigatório)
-
Departamento
- Para qualquer um dos tipos de unidade organizacional acima que você deseja enviar ao Brightspace, se ainda não houver tipos de unidade organizacional apropriados no Brightspace, crie-os a partir do Editor da Unidade Organizacional antes de configurar a integração do Sistema de informações do aluno. Será necessário configurar mapeamentos entre os tipos de unidade organizacional no Sistema de informações do aluno e no Brightspace ao criar a integração do SIS. Para obter mais informações, consulte Criar e excluir tipos de unidade organizacional.
Entender o mapeamento de tipos de dados entre o OneRoster e o Brightspace
Os tipos de objeto do OneRoster não mapeiam exatamente com os tipos de objeto no Brightspace. A tabela a seguir mostra a relação de mapeamento entre os tipos de objeto do OneRoster e do Brightspace.

|
Observação: os tipos de unidade organizacional geralmente são tipos personalizados que você pode mapear durante o processo de configuração.
|
Tipo de dados do OneRoster |
Tipo de dados do D2L Brightspace |
---|
Sessões acadêmicas |
Unidades organizacionais |
Org |
Unidades organizacionais |
Escola |
Unidades organizacionais |
Curso |
Modelo de curso |
Classe |
Oferta de curso e seção do curso |
Usuário |
Usuário |
Inscrição |
Inscrição |
Categorias de item de linha |
Categorias de nota |
Itens de linha |
Notas |
Resultados |
Notas/pontuações |
Responsabilidades para relacionamentos com os pais/responsáveis

|
Observação: estas informações são para clientes de educação básica que querem usar o Brightspace para pais e responsáveis. |
Sua instituição é responsável por manter a precisão das relações de usuário em seu Sistema de informações do aluno (SIS). Fale com seus consultores para garantir que você obedeça à políticas de privacidade e segurança da instituição e à legislação aplicável. Por exemplo, sua instituição ou jurisdição pode ter uma política ou lei que especifica quando a criança completa 18 anos, os pais ou tutor legal não devem mais ter acesso ao conteúdo de seu filho, a menos que o filho concorde em conceder acesso; esse caso precisa ser tratado durante a geração e o envio de relações pai/responsável-filho para o Brightspace.
Configuração básica de uma integração do OneRoster REST
As etapas a seguir descrevem a sequência de alto nível para ajudar na compreensão. A configuração básica do OneRoster REST requer as seguintes etapas gerais:
- No Sistema de informações do aluno da sua organização, gere um Cliente do OneRoster para o Brightspace com o qual chamar seu Sistema de informações do aluno. Esse processo varia dependendo do seu SIS. Consulte o representante do SIS para obter mais informações.
- Registre as credenciais OAuth do SIS.
- Registre o URL do ponto de extremidade OneRoster do SIS. Por exemplo, https://www.sis.com/school/api.
Importante: não inclua ims/oneroster/v1p1 no final do URL. A D2L faz isso de dentro do Serviço do IPSIS.
- Conclua a configuração na nova área de administração do Pacote de integração para sistemas de informação ao aluno. Caso você tenha registros existentes que deseja corresponder com os dados do OneRoster, certifique-se de selecionar as opções apropriadas para as perguntas relacionadas à vinculação de dados do Brightspace com seus equivalentes do Sistema de informações do aluno.
- No campo Atualizações programadas, selecione o horário diário em que você deseja que a integração REST seja sincronizada automaticamente com o Sistema de informações do aluno.
- Ao salvar a integração, ela começará a ser processada no horário em que a próxima atualização programada ocorre. Se quiser executar a integração imediatamente, na página Lotes, clique em Executar atualização agora e selecione Sincronizar novamente todos os registos do Sistema de informações do aluno.
Configuração básica da integração do OneRoster CSV
As etapas a seguir descrevem a sequência de alto nível para ajudar na compreensão. A configuração básica do OneRoster CSV requer as seguintes etapas gerais:
- Criar um arquivo CSV com os dados relacionados à sua lista.
- Conclua a configuração na área de administração do Pacote de integração para sistemas de informação ao aluno. Se você tiver registros existentes que deseja combinar com os dados do OneRoster, certifique-se de selecionar as opções apropriadas para as perguntas referentes à vinculação dos dados da Brightspace com seus equivalentes no Sistema de informações do aluno.
- Na página Lotes, arraste e solte ou navegue e selecione um arquivo ZIP que contenha o arquivo CSV com os dados relacionados à lista.
A integração começa a ser processada automaticamente.
Verificar uma integração do OneRoster
Os administradores podem verificar uma integração do OneRoster usando os métodos a seguir.
Para verificar uma integração do OneRoster
- Para determinar se uma integração REST está concluída, navegue até Administração do IPSIS > Log de Auditoria. Atualize a página para verificar se todos os tipos de registro esperados (como usuário, unidade organizacional e assim por diante) foram executados.
- Para determinar se uma integração CSV foi concluída, realize uma destas ações:
Página Lotes: depois do carregamento de um arquivo CSV ZIP, o indicador de processamento aparece na página Lotes no sistema de origem. Atualize a página para confirmar se o indicador mostra Concluído.
Log de Auditoria: atualize o Log de Auditoria para verificar se todos os tipos de registro esperados foram processados.
- Para determinar se um dos tipos está concluído, faça o seguinte:
- Unidades organizacionais: use o Editor da Unidade Organizacional para revisar todas as unidades organizacionais que foram criadas e fazer atualizações, se necessário.
- Usuários: use a ferramenta Usuários para revisar todos os usuários que foram criados e fazer atualizações, se necessário.