Por: Holly Whitaker Consultora de Estratégia de Aprendizagem
As experiências de aprendizagem presenciais do curso podem funcionar de maneira diferente das experiências de aprendizagem online, mas ambas têm o mesmo resultado desejado – que é que os alunos saiam com uma base de conhecimento específica, um conjunto de habilidades e atitudes como resultado dessa experiência de aprendizagem.
Sempre pergunte a si mesmo o que os alunos precisam ganhar com cada experiência em sala de aula, seja uma palestra, discussão, pensamento, compartilhamento de pares ou experiência de formação de equipes. Por que essa experiência existe em sua classe? Como essa experiência leva a uma base de conhecimento específica, uma habilidade ou uma atitude?
Para quase todas as experiências de aprendizado presenciais, existem maneiras de dar aos alunos os mesmos resultados de uma experiência online. O truque é reconhecer desde o início que as experiências de aprendizagem específicas provavelmente serão diferentes - os resultados dessas experiências de aprendizagem, ou o que você, como instrutor, deseja que os alunos ganhem com essas experiências - serão os mesmos ou semelhantes.
Para tirar o máximo proveito deste artigo, os instrutores devem ter seu programa aberto. Este artigo aborda os tipos mais populares de experiências de aprendizado presencial e aponta para ferramentas online que oferecem uma experiência de aprendizado semelhante. Junto com essas recomendações de ferramentas, há links para tutoriais para ajudá-lo a mover essas atividades online rapidamente.
NOTA: Se você nunca fez login no Brightspace, recomendamos que você verifique os links imediatamente abaixo para se orientar. O ambiente do seu campus pode parecer um pouco diferente do que está no vídeo, então reserve alguns minutos para saber o que fazer.
Palestra e leituras
A palestra é provavelmente a atividade de aprendizado presencial mais frequente. Os professores normalmente têm algum tipo de apresentação de slides ou materiais de apresentação visual e talvez alguns folhetos como algum tipo de guia de anotações.
Seu objetivo para o aluno: Adquirindo habilidades e base de conhecimento
Duas opções para fazer isso no Brightspace:
1. Use as Ferramentas de Conteúdo para capturar seu conhecimento e entregá-lo ao aluno. As ferramentas de conteúdo são uma ótima opção para fornecer apostilas, slides e outros materiais de apoio junto com a base de conhecimento.
2. Grave suas palestras usando o sistema de captura de palestras do seu campus e certifique-se de que sua palestra esteja legendada. Como alternativa, grave-se usando a ferramenta de videoconferência do seu campus, apresentando apenas para si mesmo com seus slides compartilhados. Quando a gravação estiver pronta, baixe-a e faça o upload para o seu canal do YouTube para que ela seja legendada automaticamente. Se você tem uma conta de e-mail do Gmail, você tem uma conta do YouTube que pode ser acessada como você acessa seu Google Drive por meio do login do Gmail. Depois que o vídeo tiver legendas ocultas (pode levar de alguns minutos a 24 horas, dependendo da duração do vídeo), você pode
Edite essas legendase publique o vídeo no Brightspace usando as instruções de Inserir coisas listadas acima.
As legendas ocultas são um requisito legal para acessibilidade, portanto, independentemente do método selecionado para legendas, não pule a etapa de legendagem.
Questionários/Exames
Os instrutores precisam documentar o aprendizado do aluno para ter justificativa para dar notas ou notas no final do semestre. O objetivo dos questionários e exames é avaliar a base de conhecimento ou as habilidades que os alunos adquiriram com as experiências em sala de aula. Os instrutores provavelmente têm uma coleção de testes, questionários ou exames que foram dados no passado, talvez com alguns guias de estudo ou outros materiais oferecidos aos alunos para ajudá-los a se preparar.
Seu objetivo para o aluno: Demonstrar que os alunos têm a base de conhecimento e as habilidades que os instrutores sabem que precisam
Opções de como fazer isso no Brightspace:
1. Adicione seus materiais de estudo ao módulo que você criou na seção "Palestra" deste artigo.
2. Configure seu boletim de notas
3. Crie um novo questionário com novas perguntas
4. Se você tiver uma pilha de questionários prontos para serem avaliados ou que já foram avaliados, mas ainda não foram inseridos em seu sistema, você pode criar uma nota onde pode inserir manualmente a nota de cada aluno. Saiba mais sobre como inserir notas
Atribuições
As tarefas são um método popular para avaliar o aprendizado do aluno que não depende de questionários ou exames avaliados automaticamente. Você provavelmente descreveu esta tarefa em sala de aula, ela é detalhada em seu programa e você pode até ter um folheto separado definindo melhor como concluir a tarefa.
Seu objetivo para o aluno: Demonstrar que os alunos têm a base de conhecimento e as habilidades que você sabe que eles precisam
Opções de como fazer isso no Brightspace:
1. Adicione seus folhetos de tarefas e recursos de ajuda ao módulo que você criou na seção "Palestra" deste artigo.
2. Configure seu boletim de notas
3. Criar uma tarefa
4. Se sua tarefa é aquela em que os alunos precisam apresentar, ou eles estão criando algo que você observará ao avaliar o trabalho deles, você pode aprender a configurar e usar as Atribuições de vídeo
5. Adicionar uma rubrica para ajudar os alunos a saber o que esperar e ajudar os instrutores a avaliar de forma consistente
Nota: Por favor, repense como as tarefas em grupo serão executadas para maximizar a segurança dos alunos durante esta crise. Pode ser melhor para apresentações em grupo que os alunos apresentem sua parte do trabalho individualmente, em vez de se reunirem com o grupo para filmar a apresentação do grupo. Consulte os conselhos na seção Grupos abaixo para saber mais sobre como usar ferramentas e ideias para trabalhar com o Grupos.
Anúncios
Muitas vezes, os primeiros minutos de uma palestra ou reunião de classe apresentam uma oportunidade para os instrutores transmitirem anúncios para a turma sobre os próximos eventos, como questionários, tarefas e exames. Normalmente, os instrutores on-line também usam anúncios pelos mesmos motivos, mas também para notificar os alunos de que um novo módulo está disponível para eles.
Seu objetivo para o aluno: Mantendo os alunos no caminho certo e informados
Como fazer isso no Brightspace:
Discussões
Para interromper as palestras, especialmente em períodos de aula mais longos, os instrutores usam regularmente discussões menores que dão aos alunos tempo concentrado para refletir sobre o tópico da palestra, debater algo específico, resolver problemas ou criar alguma outra resposta em torno de um prompt. Isso pode assumir a forma de discussões em pequenos grupos, onde os alunos trabalham em profundidade em algo específico por um tempo. Além disso, as discussões com toda a classe podem trazer estudos de caso valiosos e ajudar os instrutores a identificar onde os alunos estão perdendo conhecimentos vitais.
Seu objetivo para o aluno: Refletir sobre o tema da palestra para aprendizado profundo, criar oportunidades de aprendizado social, gerar novas ideias, avaliar o conhecimento
Como fazer isso no Brightspace:
Grupos
Os grupos podem ser usados em aulas presenciais por vários motivos, mas um dos mais populares é a tarefa em grupo. Isso cria equipes que trabalham em um projeto específico para uma atribuição. Os alunos geralmente têm tempo em sala de aula para trabalhar em projetos e podem se encontrar fora da sala de aula para trabalhar na tarefa. Os grupos também podem ser usados para formação de equipes – portanto, procure métodos e atividades on-line para criar equipes, mas use os grupos para fazer isso no Brightspace.
Nota: Por favor, repense como as tarefas em grupo serão executadas para maximizar a segurança dos alunos durante esta crise. Pode ser melhor para apresentações em grupo que os alunos apresentem sua parte do trabalho individualmente, em vez de se reunirem com o grupo para filmar a apresentação do grupo. Como alternativa, redesenhe a tarefa em grupo em uma tarefa individual.
Seu objetivo para o aluno: Criação de tarefas colaborativas, criação de oportunidades de aprendizagem social
Como configurar grupos no Brightspace:
Experiências de laboratório e de campo
Laboratórios e experiências de campo podem ser difíceis de traduzir bem para o espaço online, mas são possíveis na maioria dos casos. Converter essas experiências rapidamente pode exigir a contribuição de um designer instrucional experiente e muito pensamento criativo do instrutor para fornecer resultados equivalentes ou semelhantes para os alunos. Os instrutores geralmente passam meses convertendo essas experiências em experiências online de qualidade, portanto, seja generoso e aberto com suas expectativas sobre o que é possível.
Seu objetivo para o aluno: Criar experiências que dão vida aos conceitos, demonstrando habilidades manuais com itens físicos
Aqui está uma lista de ideias para experiências de laboratório para iniciar a conversa:
- Registre o procedimento de laboratório, forneça aos alunos os dados e peça-lhes que preparem a análise final dos dados. Use as ferramentas de conteúdo discutidas na seção Palestras e leituras acima para conseguir isso.
- Para habilidades manuais, como preparação de slides, coleta de sangue ou titulação, onde a execução correta da habilidade manual faz parte da avaliação, considere adicionar vídeo ou imagens a um questionário, fazendo com que os alunos selecionem respostas corretas que demonstrem a técnica adequada. Estabeleça horários mais tarde no semestre, após a crise ter passado, para que os alunos venham demonstrar as técnicas de mão.
- Se os materiais de laboratório puderem ser facilmente substituídos em casa para ilustrar ideias (usando um ingrediente semelhante normalmente encontrado em casa, como vinagre ou suco de limão, para substituir o ácido cítrico, por exemplo). Use as Tarefas de Vídeo para que os alunos enviem vídeos de si mesmos realizando os procedimentos de laboratório em casa. Seja sensível ao fato de que encontrar alguns itens pode ser um desafio orçamentário para alguns alunos.
- Para situações em que os alunos precisam identificar amostras em um questionário de laboratório, localize fotos de alta qualidade dos itens a serem identificados e adicione-as às perguntas ou respostas do questionário.
Aqui está uma lista de ideias para experiências de campo para iniciar a conversa, mas reconsidere as experiências de campo como experiências de aprendizado, redesenhando-as para oferecer aos alunos maneiras de obter os mesmos resultados com uma experiência alternativa.
- Desenvolva um guia de experiência de campo que forneça aos alunos ideias, fatos e pontos para refletir enquanto os alunos visitam o local por si mesmos. Em seguida, crie um fórum de discussão onde os alunos registrem suas experiências com fotos e vídeos.
- Vídeo-se sobre a experiência de campo, apontando os lugares, coisas e conceitos que são importantes sobre a experiência de campo. Em seguida, crie uma tarefa de discussão ou reflexão em torno das observações do aluno em seus próprios quintais, pois se relaciona especificamente com o tópico da experiência de campo.
- Para tarefas do tipo observação, como sombreamento, observações de alunos ou outras experiências semelhantes, crie ou encontre um vídeo que ilustre os conceitos. Dê aos alunos um guia de como você vê o primeiro vídeo e, em seguida, acompanhe com um segundo vídeo e um guia de observação (rastreando coisas como tempo na tarefa, descrevendo os comportamentos de um único aluno, contagem de espécies, medições de instrumentos, etc.) para ajudar os alunos a realizar a observação.
- Repense a experiência de campo para oferecer aos alunos uma opção virtual. Confira as ideias neste link: https://www.commonsense.org/education/top-picks/virtual-field-trip-apps-and-websites
Embrulhar
Existem muitas outras atividades presenciais que se traduzem bem e rapidamente no espaço online. Se você está perplexo sobre como traduzir suas experiências de aprendizado em atividades de aprendizado on-line, entre em contato com o departamento de TI ou de ensino e aprendizagem do campus local para obter ideias sobre seu caso específico.