Escrito por Devin Sherman, designer instrucional nos serviços de aprendizagem e criação da D2L
Descrever o Microlearning - ou Micro credenciais - não é tão simples quanto se poderia pensar. Há um equívoco comum de que a estratégia começa e termina com a digitalização das práticas tradicionais de aprendizagem em conjuntos de vídeos de 4 a 5 minutos que se relacionam entre si e "ensinam" um tópico hiperespecífico de maneira agudamente focada.
Certamente, é assim que é comumente aplicado e anunciado. A "SOLUÇÃO ONE-STOP" para resolver problemas de treinamento em ambientes de aprendizagem onde os adultos têm muito pouco tempo para passar em uma sala de aula formal Um seminário de três horas? Você está brincando comigo?! Eu tenho esse conjunto de slides para terminar antes do final do dia!
Também não vamos entrar no grande número de termos associados a ele: Microlearning, unidades instrucionais, emblemas, desagregação, pós-instrução, espaçado, conectivismo, o temido Curva de esquecimento.
Vindo de uma formação mista de educação, negócios e tecnologia da informação, o processo de microlearning me fascinou muito antes de eu saber que esse era o termo formal associado à estratégia de aprendizagem que eu consumia diariamente em vídeos como 10 vídeos para ensinar MS Project em apenas uma hora e usado em minha própria abordagem de treinamento. Eu estava simplesmente tentando ensinar habilidades acionáveis que eram imediatamente aplicáveis ao trabalho e por acaso tinha o conhecimento mais prático da minha empresa na plataforma.
Muitos anos depois, aprendi muito mais sobre os pontos fortes, as armadilhas, as melhores práticas e o lugar que essa tendência tem em um ecossistema de aprendizado maior. Então, pensei que um ótimo lugar para começar a compartilhar minha jornada no Microlearning (e nas credenciais do Micro) era um breve esclarecimento sobre o que é o Microlearning... e não é, para que você possa determinar por si mesmo se é o mais adequado para seu caso de uso específico.
O que é microlearning
- Engajamento curto e focado
Embora o número exato de minutos que cada experiência deve durar não seja amplamente aceito, cada Unidade (agrupados coletivamente como módulos) devem ser focados na entrega de um excelente resultado, independentemente do tempo necessário para aprendê-lo (um minuto, cinco ou uma hora). Mantenha-o tão focado e breve quanto necessário.
- Incentiva a colaboração e as práticas
Mentores, ou pequenos grupos, todos subordinados a um único avaliador, são uma excelente prática recomendada a ser lembrada. Ter as evidências que um aluno precisa apresentar ao avaliador sendo construídas usando as habilidades que o Microlearning se destina a ensinar é um grande passo para o sucesso.
- Economiza tempo quando construído corretamente
Não deve ser simplesmente fazer as mesmas palestras, gravadas em vídeo e colocadas online. Se construído corretamente, o aluno precisará gastar significativamente menos tempo aprendendo porque tudo o que aprende está sendo construído em direção ao objetivo.
- Vinculado a um objetivo único, claro e baseado em desempenho
Uma experiência de aprendizagem bem projetada, levando em consideração todos os módulos, deve ser construída para o desempenho de uma tarefa ou objetivo altamente específico.
- Tem valor inerente ao aluno
O aluno deve entender fácil e claramente qual experiência será útil para ele e que valor ela proporcionará, melhorando o desempenho em seu trabalho ou vida.
O que o microlearning não é
- Uma estratégia de crachá
O crachá é um sistema de reconhecimento de alunos e é usado como parte de Microlearning, em vez de ser o próprio Microlearning. Este é um mal-entendido comum. Pense no microlearning como como um aluno vai provar que aprendeu um tópico específico e o distintivo programas e Prêmios esse aprendizado.
- Novo
O microlearning existe conceitualmente há muito tempo. Grandes aprendizados são divididos em uma unidade menor em livros didáticos e crachás nas forças armadas para reconhecer conquistas têm gerações. A diferença agora é a tecnologia: como ela é usada como um sistema de entrega para esse aprendizado.
- Uma biblioteca de recursos
Construir um banco de dados pesquisável onde um aluno pode procurar a definição de uma etapa específica do processo, embora útil, não é Microlearning. Um único recurso para aprender uma determinada informação não está ensinando um propósito inteiro ou estabelecendo expectativas para um raciocínio mais amplo. Aprendizagem focada no microlearning, de um plano maior que um aluno Quer para se envolver novamente e de novo.
- Formato puramente de vídeo
O microlearning é limitado apenas pela tecnologia que o impulsiona. Pode ser um podcast, uma apresentação de slides, infográfico, animação, vídeo interativo e muito mais. Pense grande, mas lembre-se de que a experiência precisa ser focada e apropriada às informações, cobrindo apenas um único objetivo de aprendizagem como um tempo.
-
Uma solução completa
O microlearning – apesar do que muitos serviços querem que você acredite – não é, e não deve, substituir a totalidade de um ecossistema de aprendizagem. É uma ferramenta altamente adaptável e focada (há essa palavra de novo) em sua caixa de ferramentas. Deve ser usado juntamente com uma variedade de outras estratégias de aprendizagem (sala de aula combinada, módulos de e-learning, narrativa, jogos e simulações) quando apropriado. O que mais importa é que a combinação que você escolhe e a maneira como planeja incorporar o Microlearning como parte de sua abordagem geral garantem resultados na jornada do aluno para o domínio.
Você tem mais alguma coisa a acrescentar? Quais são algumas outras conclusões importantes sobre o que é e o que não é Microlearning, ou outros mal-entendidos sobre a prática que eu perdi? Por favor, inicie uma conversa abaixo, eu adoraria ouvir seus pensamentos.