Estilo Guide.docx Publicado originalmente em 17 de maio de 2019
Então você decidiu criar um curso de aprendizado on-line no Brightspace. Incrível! Um dos principais itens que você deve planejar durante os estágios iniciais do processo de criação do curso é o uso de um design de curso consistente. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a criar consistência.
Estabeleça uma hierarquia de informações
Quando os alunos estão fazendo um curso online, eles estão fazendo muito aprendizado independente e autodirigido. Sem ter um instrutor ou facilitador na frente deles dizendo: "Isso é importante e você deve se lembrar disso", pode ser difícil selecionar as informações mais importantes na página do curso. O uso cuidadoso de elementos de design em uma página do curso fornece as pistas e o contexto para o aluno que ele obteria de um facilitador em um ambiente de sala de aula.
As pistas de design podem ser coisas como o tamanho ou tipo de fonte, o posicionamento de vídeos ou imagens na página do curso, a inclusão de caixas ao redor do conteúdo de um determinado tópico e muito mais. Fonte maior normalmente significa que a seção do texto é mais importante do que outras seções menores do texto, e o uso de caixas de texto geralmente transmite o mesmo significado. Essa hierarquia visual ajuda a estabelecer quais informações são mais importantes no curso, sem que ninguém diga explicitamente aos alunos.
Vamos considerar um exemplo:
Todas as novas equações apresentadas em um curso de Cálculo online são escritas em texto branco dentro de uma caixa de texto azul no topo de muitas páginas ao longo do curso. Os alunos então sabem exatamente onde procurar equações, não importa qual módulo ou página estejam olhando. Além disso, eles podem voltar ao curso enquanto estudam para o exame final e encontrar facilmente as equações de que precisam. A colocação das equações na caixa azul no topo da página também transmite aos alunos que essas informações são importantes e devem ser lembradas. Se um instrutor se esquecesse de adicionar a caixa de texto azul com uma nova equação, os alunos provavelmente perguntariam onde estava a nova equação ou teriam problemas para localizá-la posteriormente.
Desenvolva um guia de estilo
Para manter as dicas de design consistentes em seu curso, desenvolva um guia de estilo! É como uma caixa de ferramentas com todas as suas fontes, estilos, imagens, ícones, logotipos aprovados e muito mais. Este guia ajudará você a saber exatamente o que você pode usar em termos de elementos de estilo e exatamente para que você o usará em seu curso - como uma folha de dicas sofisticada!
O guia de estilo também pode incluir informações sobre o uso aprovado de estilo e forma de escrita, como o uso de abreviações, como as datas aparecem no texto e o uso de símbolos ou equações específicas. Essas diretrizes manterão seu curso consistente com cursos, programas, sites e outros materiais existentes que sua escola/organização/empresa criou anteriormente.
Além disso, o guia de estilo ajudará você a escrever o conteúdo do seu curso com mais eficiência se você fizer o guia com antecedência suficiente! Se você tiver essa ferramenta, saberá como as páginas do curso podem ser dispostas antes de começar a criar o conteúdo do curso – isso significa que você naturalmente começará a escrever com esses elementos de design em mente. Escrever com um Guia de Estilo existente, portanto, fará com que o conteúdo e o estilo visual correspondam ao longo do curso. A consistência é particularmente importante quando você tem mais de uma pessoa escrevendo conteúdo para o seu curso ou se houver vários cursos que serão criados para um programa.
Chame a atenção para o conteúdo sendo inconsistente
Se você quiser fazer algo realmente interessante em seu curso, como introduzir um novo tipo de questionário ou uma nova seção de conteúdo, tente dar a ele um design novo ou inesperado. Essa novidade fará com que o aluno preste atenção na área em que deseja que ele se concentre no curso. Por exemplo, se todo o seu curso tiver vários tons de azul, um toque de laranja no canto chamará a atenção dos alunos e fará com que as informações sobre essa nova área pareçam importantes e diferentes.
Se você não estava usando um design de curso consistente e, em vez disso, estava adicionando novos elementos de design em todas as outras páginas, o aluno fica insensível ao brilho e pode perder informações que eram importantes para comunicar.
O valor da consistência do design em programas maiores ou dentro das organizações
Se você estiver criando um programa ou certificado que inclua vários cursos ou envolva muitos especialistas no assunto, o design consistente do curso é obrigatório! Você terá um programa mais coeso e com aparência profissional, e os alunos não perderão tempo se reorientando para novos designs e estilos de curso no início de cada curso.
Isso é especialmente importante quando você está criando um programa introdutório, como um programa de integração para toda a empresa. Os cursos são normalmente adicionados ao longo do tempo ou são adaptados e atualizados por diferentes membros da equipe de T&D. Ter um estilo consistente e um Guia de Estilo claro garantirá que os cursos sejam semelhantes, independentemente de quem os esteja fazendo. Também dá uma impressão positiva aos novos contratados que acabaram de ingressar na empresa.
Ainda está preso?
Baixe o Guia de Estilo vinculado acima para começar a pensar nos elementos que você pode incluir em seu próprio guia. Você também pode trabalhar com a D2L para criar cursos com layouts bonitos e responsivos, elementos de design consistentes e cores e ícones de marca para fazer com que suas informações se destaquem do jeito que deveriam!
Recursos
https://thenextweb.com/dd/2015/06/30/the-hidden-power-of-inconsistency-in-design/#gref
https://www.shiftelearning.com/blog/visual-consistency-in-elearning