Há um mito de que a aprendizagem on-line é uma experiência solitária que lhe não permite interagir nem se conectar com seus alunos. Embora seja possível ter uma experiência mais reservada nos cursos virtuais, o ambiente on-line oferece várias oportunidades de interação. Antes de explicar como você pode criar uma forte conexão com seus alunos no espaço on-line, deixe-nos falar um pouco sobre a importância dessa conexão.
Por que criar uma conexão?
Você pode estar se perguntando por que precisa criar uma conexão com seus alunos. Afinal, não basta apresentar um conteúdo envolvente e de alta qualidade? É verdade que um conteúdo bem feito pode atrair alunos e aumentar o engajamento, mas também é fundamental incorporar à aprendizagem o elemento humano para proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem equilibrada. Os alunos ficam mais motivados quando são constantemente lembrados de que há alguém do outro lado da tela, o que pode ajudá-los a permanecer no curso e encorajá-los a dar continuidade à aprendizagem.
Voltando ao mito...
Há várias maneiras de interagir e criar uma conexão com os alunos on-line! Você só precisa descobrir como se mostrar presente no ambiente on-line de uma forma que faça sentido para o seu curso.
O que você pode fazer ao criar seu curso?Apresente aos alunos o conteúdo on-line como uma conversa
Isso é algo que pode ser incorporado no seu curso desde o início. Quando estiver escrevendo o conteúdo, pense nele como uma conversa com seus alunos. Quando você usa um tom de conversa, a experiência de aprendizagem se torna mais envolvente e a conexão entre você e seus alunos é reforçada no espaço on-line.
Conte suas histórias
Outra maneira de se mostrar presente por meio do conteúdo é contando histórias pessoais relacionadas ao material. Isso não só cria uma conexão com seus alunos, mas também os ajuda a se lembrar do conteúdo mais tarde. Trazer seu conteúdo para o mundo real pode causar uma forte impressão em seus alunos e aumentar as chances de eles absorverem o conteúdo.
Demonstre sua personalidade
Há algumas maneiras de fazer isso. Por exemplo, você pode criar uma página de perfil de instrutor que apresente aos alunos uma breve biografia sua e algumas informações extras sobre você. Também é possível demonstrar sua personalidade por meio das ferramentas do ambiente. Por exemplo, no início do curso, você pode se apresentar usando a ferramenta Anúncios ou Discussões.
Promova interações
Quando estiver criando seu curso, pense em maneiras de incorporar nele oportunidades de interação com você e com colegas. Use a ferramenta Discussões e/ou Sala de aula virtual, facilite conversas e participe ativamente delas para garantir que seus alunos terão oportunidades de interação durante o curso.
O que você pode fazer durante o curso?Mantenha a conexão
Ao longo do curso, você também pode marcar presença usando ferramentas como Anúncios, Feed de Atividades, Discussões e Sala de aula virtual. Por exemplo, considere o uso de observações de vídeo para anúncios e discussões introdutórias, a fim de ajudar a desenvolver uma conexão mais profunda entre aluno e instrutor desde o início do curso. Quer começar seu curso com o pé direito? Publique um anúncio dando boas-vindas aos alunos e contando a eles por que você está tão feliz em dar esse curso.
Também é possível adicionar recursos úteis e compartilhar novidades e eventos atuais usando a ferramenta Anúncios ou Feed de Atividades. Isso mostrará aos alunos que você está se dedicando à aprendizagem deles e sempre participando ativamente do curso. Quando o instrutor demostra comprometimento e constância, os alunos tendem a participar mais.
Por fim, demonstre aos alunos que a opinião deles é importante respondendo às postagens em tópicos de discussão e usando a ferramenta Anúncios para resumir pontos-chave.
Ofereça apoio aos alunos
Mostre aos alunos que você se preocupa com a aprendizagem deles, oferecendo apoio no ambiente on-line. Incentive-os a entrar em contato com você por e-mail caso tenham alguma dúvida e tente responder prontamente às questões, bem como reconhecer o argumento deles. Você também pode criar uma discussão para responder às perguntas dos alunos, assim toda a classe terá acesso às respostas. Com isso, além de demonstrar sua participação ativa no curso, você pode reduzir o número de perguntas repetidas recebidas.
Também é possível simular uma interação "cara a cara" com seus alunos realizando um atendimento virtual individualizado, por meio de uma ferramenta de videoconferência (como o Skype), ou uma sessão maior de perguntas e respostas, por meio de ferramentas como Sala de aula virtual. Isso permite que os alunos obtenham o apoio necessário sem precisar ler textos.
Aproveite o recurso de feedback
Quando estiver dando notas ou mediando discussões, dê feedback personalizado a seus alunos. Quando você vai além das frases prontas de feedback, seus alunos sabem que você realmente leu o trabalho deles, o que torna o feedback muito mais valioso para eles.
Você também pode obter feedback dos seus alunos e usar isso para aprimorar seu curso. Uma forma simples de fazer isso é criando uma pesquisa com a ferramenta Pesquisas (por exemplo, uma pesquisa do tipo Começar, Parar, Continuar )(Em inglês). Certifique-se de agradecer o feedback recebido e explicar por que você pode incorporar algumas coisas e outras não. Isso mostrará aos alunos que o feedback deles está sendo ouvido e que eles têm voz ativa na aprendizagem.
Resumindo...
Considere as sugestões acima ao criar e facilitar seu curso, isso pode fazer toda a diferença na experiência oferecida a seus alunos. Marcando presença no ambiente on-line, você consegue oferecer aos alunos uma aprendizagem mais interativa, envolvente e prazerosa.