Em Serviços Criativos e de Aprendizagem, quando ajudamos nossos clientes a criar um curso, eles sempre nos perguntam como gerenciar as discussões. Durante nossos anos de experiência em cursos on-line, tanto como instrutores quanto como alunos, observamos algumas controvérsias sobre o quanto um instrutor deve se envolver no painel de discussões, mas podemos recomendar aos instrutores algumas práticas para extrair o máximo das oportunidades de aprendizagem social. Considere o seguinte ao atuar como moderador(a) de um fórum de discussão:
- A principal função do moderador é promover a interação e o envolvimento dos alunos. Geralmente, isso inclui adicionar conteúdo para desenvolver um tópico mais a fundo, fazer perguntas e levantar temas para manter as discussões aquecidas. Seu papel é plantar a semente da conversa para que ela floresça. Caso uma discussão esteja morrendo porque o estudo de caso ou o cenário já foi totalmente analisado, peça aos alunos que eles pensem no que pode acontecer no futuro e explorem as possibilidades.
- A moderação deve ser feita, pelo menos, a cada dois ou três dias para manter a sensação de que o curso está sendo monitorado. Isso definirá uma expectativa de frequência de participação e também incentivará os alunos a participar o máximo possível.
- Bons moderadores também intervêm nas discussões quando necessário, mas não assumem uma postura autoritária. Eles permitem que os alunos compartilhem conteúdo e construam, juntos, uma base de conhecimentos que é de todos. Quando a pessoa que atua como moderador está em uma posição de autoridade (por exemplo, um professor ou gerente) e interage muito nas discussões, o envolvimento dos alunos pode ser prejudicado por eles pensarem que o moderador dará a resposta final em algum momento. Além disso, alguns alunos passam a interagir menos, porque eles acham que a opinião deles será desconsiderada e que eles vão passar vergonha se a autoridade não concordar com eles.
- Uma função fundamental do moderador é excluir todo e qualquer conteúdo inapropriado e mover o conteúdo que está em lugar indevido. No entanto, a censura em áreas de discussão deve ser feita com muito cuidado; você pode perder a confiança dos participantes caso eles se sintam policiados demais. O ideal é que os participantes se sintam à vontade para expressar ideias, contra-argumentar e fazer perguntas que os ajudarão a se desenvolver como especialistas e profissionais.
Os instrutores precisam achar o ponto de equilíbrio entre ajudar a conversa a fluir no ambiente on-line e fiscalizar o que os alunos estão dizendo. Um moderador é mais do que apenas um administrador do painel; aplicando práticas eficientes de moderação, ele deve conseguir ajudar o fórum a prosperar.