Publicado originalmente em 22 de abril de 2019.
Normalmente, os novos usuários do Data Hub se sentem confortáveis usando os Conjuntos de Dados Avançados, mas não se aventuram além de baixá-los regularmente. Os conjuntos de dados do Brightspace podem parecer assustadores para quem não está acostumado a trabalhar com tabelas de dados brutos, mas não precisa parecer assim. Há muito mais conhecimento disponível no Data Hub quando você começa a usar os conjuntos de dados do Brightspace e os combina com outros conjuntos de dados.
Uma das limitações de trabalhar apenas com conjuntos de dados avançados é que você está limitado apenas aos campos incluídos nesse conjunto de dados. Se você quiser filtrar em outro campo ou adicionar outra coluna à tabela, não poderá fazer isso sem conectar os dados a outro conjunto de dados.
É aqui que os conjuntos de dados do Brightspace agregam valor significativo – há muito mais dados disponíveis do que nos conjuntos de dados avançados, e você tem a flexibilidade de criar tabelas de estrutura infinitamente diferentes para relatórios. A chave é que você deve 'unir' os conjuntos de dados para acessar essas informações de maneira legível.
Os conjuntos de dados do Brightspace são baseados em princípios de banco de dados relacional. Itens, como um Usuário ou um Curso, têm atributos específicos (por exemplo, Nome, Data de Início) e também relacionamentos entre si (por exemplo, um Usuário pode estar matriculado em um curso). Para eficiência no armazenamento e manuseio de dados, esses itens são representados por valores inteiros exclusivos (geralmente chamados de 'Ids'). Se você tiver um usuário chamado 'ABC Learner' com um UserID de '12121', poderá procurá-lo no conjunto de dados de matrículas e desistências usando esse ID para encontrar os OrgUnitIds dos cursos em que ele se inscreveu.
Uma implementação completa de relatórios usando conjuntos de dados envolveria a configuração de um banco de dados e potencialmente a combinação de muitos conjuntos de dados, conforme necessário, para seus requisitos de relatórios. No entanto, para começar, temos um exemplo usando o Excel que demonstra como os diferentes conjuntos de dados podem ser combinados.
Se você não tiver certeza sobre a relação entre dois conjuntos de dados, faça uma pergunta no Comunidade Brightspace e ficaríamos felizes em esclarecer o relacionamento.
Exemplo de aproveitamento de uma combinação de conjunto de dados
Embora muitas vezes tratemos os Conjuntos de dados avançados (ADS) e os Conjuntos de dados do Brightspace (BDS) como ferramentas separadas, não há razão para que você não possa usar ambos e, portanto, aproveitar os pontos fortes de ambos para atender às suas necessidades de relatórios. O exemplo abaixo usa dois conjuntos de dados que você precisará baixar do seu Data Hub – o ADS 'Matrículas e Desistências' e o BDS 'Acesso ao Curso' para criar um relatório que lista os alunos que foram matriculados em um curso há mais de 14 dias, mas ainda não fizeram login no curso. Dessa forma, um orientador teria uma lista de alunos que provavelmente precisam de alguma intervenção. Observe que estamos evitando intencionalmente o uso de macros para manter o exemplo simples e assumindo que as retiradas não são usadas para cursos ativos no momento. Além disso, presumimos que o Data Hub já esteja habilitado e você tenha acesso total a ele.
Primeiro passo: No Data Hub, execute o conjunto de dados avançado "Matrículas e desistências", com parâmetros para incluir todos os cursos ativos no momento (depende do seu processo de inscrição). Depois de gerado, baixe-o, descompacte-o e abra-o. Baixe, descompacte e abra também o conjunto de dados completo do Brightspace "Acesso ao curso" atual.
Passo Dois: Copie a planilha de acesso ao curso para a pasta de trabalho Matrículas e desistências.
Passo três: Realce as colunas coladas do Acesso ao curso (OrgUnitId, UserId e DayAccessed) e, na guia Dados, clique em Remover duplicatas. Na caixa de diálogo Remover duplicatas exibida, desmarque a coluna 'DayAccessed' e clique em OKEY. Você receberá um resumo do número de linhas removidas.
Passo Quatro: Na guia Início da planilha de acesso ao curso, insira uma nova coluna à esquerda das colunas atuais e nomeie-a como "IDs de curso e de usuário".
Digite a seguinte fórmula na segunda célula da primeira coluna (A2) e duplique-a nas linhas clicando duas vezes no quadrado no canto inferior direito da célula: =CONCAT(B2, "_", C2)
Isso criará uma ID de combinação do curso e do usuário que facilitará a correspondência com os dados de Matrículas e Desistências.
Quinto passo: Na planilha Matrículas e desistências, usando uma coluna em branco à direita, intitule-a como "IDs de curso e usuário" e insira a seguinte fórmula para recriar a combinação de ID de unidade de organização e ID de usuário nesta guia: =CONCAT(B2, "_", F2).
Sexto Passo: Na próxima coluna da mesma planilha, insira o título "Curso Acessado". Nesta coluna, combinaremos o ID da combinação com a lista de acessos ao curso na outra guia usando a seguinte fórmula: =IFNA(MATCH(O2, CourseAccess! A:A,0), "Nenhum"). Esta fórmula procurará uma correspondência no "ID de usuário do curso" na guia Acesso ao curso e, se houver uma correspondência, retornará o número da linha. Se não houver uma correspondência, ele retornará N/A, que é alterado para "Nenhum" pela função IFNA. Certifique-se de copiar a fórmula para baixo na coluna.
Passo Sete: Dê um título à próxima coluna em branco à direita: "Data de registro formatada". Ele conterá uma versão do valor de data e hora que o Excel pode entender e formatar, para que possamos filtrá-lo. Insira a seguinte função na primeira célula da coluna: =DATEVALUE(MID(N2,1,10))+TIMEVALUE(MID(N2,12,8)). Certifique-se de copiar a fórmula para baixo na coluna e que a coluna N na fórmula seja a Data de Log. Isso converterá o valor de data/hora no valor decimal que o Excel prefere usar.
Oitavo Passo: Formate a coluna Data do Log Formatado (clique com o botão direito do mouse na coluna > Formatar células…> Data) ao formato de data de sua escolha. Não há necessidade de incluir tempo porque estamos procurando indivíduos inscritos há mais de 14 dias. Suas novas colunas devem ser parecidas com esta:
Passo Nove: Filtre a coluna Curso acessado (usando o botão Classificar & Filtrar > Filtro na faixa de opções inicial se os filtros ainda não estiverem habilitados) para mostrar apenas os valores "Nenhum". Estes são os indivíduos que nunca acessaram o curso.
Passo Dez: filtre a coluna "Data do Log Formatado" para mostrar apenas datas com mais de 14 dias atrás.
Agora você tem uma lista de todas as pessoas que estavam matriculadas em um curso há mais de 2 semanas, mas ainda não fizeram login. Embora este seja um exemplo simples, você deve ser capaz de ver os possíveis impactos da combinação de conjuntos de dados.
Sinta-se à vontade para compartilhar quaisquer combinações que você achou particularmente úteis ou está lutando para alcançar na seção de comentários. Gostamos de ouvir o que você tem a dizer!
Precisa de mais ajuda?
Precisa de mais ajuda para trabalhar com dados? Preso em alguma das etapas acima? Faltando um dos conjuntos de habilidades necessários? A D2L fornece níveis flexíveis de serviços de consultoria de soluções de dados que podem ajudar em qualquer ou todas as etapas do processo detalhadas neste post. Se você estiver interessado, entre em contato com seu representante de Sucesso do Cliente da D2L.