Publicado originalmente em 5 de dezembro de 2018
No cenário atual do ensino superior, é mais importante do que nunca tomar decisões com base em dados factuais e ser capaz de analisar dados. Em 1981, Ronald Coase, ganhador do Prêmio Nobel e professor emérito de economia da Faculdade de Direito da Universidade de Chicago, fez a seguinte declaração em uma de suas palestras: "torture os dados por tempo suficiente e eles confessarão qualquer coisa". Eu amo essa afirmação. Acho que este é um retrato preciso da importância de usar e entender os dados no contexto. Os dados, por si só, são apenas dados. É útil, mas não é informativo. O número 9 são dados, mas sem contexto, não tem relevância. Você precisa entender o que 9 significa. É bom? É ruim? Dados com contexto, análise e julgamento tornam-se informações úteis. As decisões são tomadas com base em informações úteis. Robert Logan publicou uma construção de dados em 2010 no artigo "O que é informação?" que eu acho útil para entender essas relações.
Começar com dados e aplicar o contexto nos fornece informações utilizáveis. As informações adicionadas à Estratégia de Uso resultam em Conhecimento e o Conhecimento se torna Sabedoria quando entendido por meio de Decisões e Valores. Nosso objetivo é fornecer a você acesso a dados e informações relevantes e oportunos para que você possa tomar decisões informadas. Disponibilizamos isso de algumas maneiras diferentes.
A primeira maneira são as visualizações de dados dentro do ambiente de aprendizagem. Alguns exemplos desse tipo de visualização são os painéis Progresso da Aula e Envolvimento da Classe para instrutores. Vejamos um exemplo de como essas ferramentas podem ser usadas. Para este exemplo, imagine que eu sou um instrutor ocupado no departamento de ciências da vida. Eu dou muitas aulas, mas o que me preocupa hoje é minha turma de calouros de Biologia 1101, que tem 175 alunos. Estou preocupado por ter alguns alunos que não acessaram o curso e estão ficando para trás. Também estou preocupado que eles não estejam interagindo bem com discussões online para criar conexões de aprendizado com outros alunos.
Pergunta 1: Quais alunos não têm acessado meu curso?
Figura: Exemplo de Engajamento de classe estatística.
Estou começando com esta ferramenta porque ela me permite filtrar facilmente a lista de alunos da turma para aqueles que não fizeram login na turma nos últimos 7 dias com apenas um clique. Depois de abrir a ferramenta Class Engagement, posso clicar no bloco "não visitei este curso nos últimos 7 dias" para filtrar a lista de alunos.
Figura: Estatística mostrando a quantidade de alunos que não visitaram o curso.
Com a lista de alunos filtrada, os alunos restantes são exibidos com sua nota atual no curso, sua nota projetada no curso (se eu estiver usando o Sistema de Sucesso do Aluno no curso) e as interações de cada aluno na ferramenta de discussão. As informações adicionais do aluno nesta visualização também me ajudam a começar a responder à minha segunda pergunta, que os alunos não estão interagindo com outros alunos.
Pergunta 2: Quais alunos não estão se conectando com outros alunos?
Gostaria de obter mais informações sobre as conexões de discussão entre os alunos. O melhor lugar para visualizar essa interação visualmente é na visualização do sociograma do Sistema de Sucesso do Aluno. Construí um modelo preditivo e estou usando o Sistema de Sucesso do Aluno em meu curso. Quando vou para o Sistema de Sucesso do Aluno em uma nova guia do meu navegador, posso visualizar as interações de discussão de todos os alunos do meu curso. Preciso selecionar um aluno individual e, em seguida, selecionar o elemento de aprendizado social do gráfico de vitórias e derrotas para abrir a visualização do sociograma da classe.
Figura: Classe Índice de Sucesso.
Figura: Um exemplo de sociograma.
Nessa visualização, posso encontrar os alunos listados na ferramenta de engajamento da classe, que ainda tenho aberta na guia anterior, para visualizar os relacionamentos dos alunos. Nessa visão, podemos ver rapidamente que Morgan Parker e Ethan Diaz são alunos desapegados, o que significa que eles não estão interagindo com nenhum outro aluno na ferramenta de discussões.
A segunda maneira de obter dados sobre o comportamento do aluno é no ambiente de aprendizagem. Posso me aprofundar ainda mais nos dados da discussão acessando a ferramenta Progresso da Aula. A ferramenta Progresso da Aula pode me mostrar uma visão dos alunos da minha turma e um instantâneo rápido de suas conquistas e engajamento. Os elementos de dados nessa exibição são configuráveis. Um dos pontos de dados que podem ser exibidos nesta ferramenta é a atividade de discussão.
Figura: O Progresso da aula no Brightspace.
Nessa visualização, posso ver rapidamente o nível de atividade na ferramenta de discussão para cada um dos alunos deste curso. Também posso selecionar um aluno individual para ver a visão específica do aluno dessas informações. A visão específica do aluno é a mesma visão que o aluno vê sobre si mesmo. Nesta visualização do aluno, posso selecionar a ferramenta de discussões na barra de navegação à esquerda para ver todas as postagens de discussão desse aluno. Também posso expandir qualquer fórum para ver as postagens de tópicos nesse fórum e as respostas de outros alunos.
Figura: Discussões no resumo da atividade de um aluno mostrando Progresso das discussões.
Se eu quiser me aprofundar ainda mais, posso acessar a própria ferramenta de discussão no curso e ver as estatísticas da ferramenta para cada tópico de discussão ou para cada aluno. Na visualização do usuário, posso ver as informações resumidas da atividade de cada aluno.
Figura: O Estatísticas da unidade organizacional página mostrando Estatísticas do usuário.
Na visualização Fórum e Tópicos, posso ver o resumo da atividade de cada fórum e tópico.
Figura: O Estatísticas da unidade organizacional página mostrando Estatísticas do Fórum e do Tópico.
Na visualização do usuário, se eu selecionar um nome de aluno individual, posso ver a atividade detalhada desse aluno em todos os fóruns e tópicos.
Figura: O Estatísticas de discussão do usuário página.
Dados brutos adicionais sobre discussões também estão disponíveis nos Conjuntos de dados do Brightspace. Veremos os conjuntos de dados com mais detalhes em um próximo artigo.
Como você pode ver, há uma grande quantidade de dados e informações disponíveis sobre discussões, bem como outras ferramentas no Ambiente de Aprendizagem para ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre seus alunos e ajudá-los a ter sucesso em sua jornada de aprendizado.