Reconhecendo seu brilho!
À medida que a lacuna de habilidades em nossos locais de trabalho aumenta, mais organizações estão tendo que lidar rapidamente com o problema em seus próprios quintais. As habilidades técnicas e de software essenciais estão ficando para trás, e quase metade (44%) dos CEOs de 500 grandes corporações nos EUA relatam que habilidades duráveis como comunicação, pensamento crítico, colaboração e criatividade não estão nos níveis necessários para ter sucesso.[1]
Para preparar futuras forças de trabalho, precisamos de uma maneira de rastrear os conjuntos de habilidades atuais, identificar lacunas no desenvolvimento de habilidades, incentivar as pessoas a buscar o desenvolvimento de habilidades adicionais e criar um modo comum de compartilhá-las para demonstrar essas habilidades a outras pessoas, para que não possam ser falsificadas.
Vejamos um exemplo de como isso pode funcionar.
Um conto de dois candidatos
Imagine que sua organização está contratando um novo desenvolvedor de software. Você está reduzido a dois candidatos, ambos com experiência profissional e educacional quase idênticas. Muitas organizações recorrerão às mídias sociais para revisar informações adicionais e ajudar a tomar uma decisão neste momento. Ao fazer isso e analisar os dois candidatos por meio do LinkedIn, o gerente de contratação vê que, nos últimos anos, um deles obteve certificações digitais para o Microsoft Office, fez vários cursos abertos sobre Node.JS da IBM, participou de várias conferências sobre desenvolvimento de software e recebeu crachás para eles, concluiu um curso universitário aberto sobre sucesso no local de trabalho, e recebeu distintivos por colaboração e resolução criativa de problemas.
Figura: Comparação visual do perfil do candidato com e sem crachás.
Uma pergunta bastante simples de fazer com base nesses resultados: quem você provavelmente entrevistará primeiro? Se você respondeu Surekha, acabou de provar que as microcredenciais digitais funcionam! Essas credenciais digitais mostram o desenvolvimento contínuo de habilidades de Surekha. Embora Danielle também possa estar avançando em seu próprio crescimento profissional, porque ela não parece ter recebido nenhum credenciamento, ela não pode demonstrar seu progresso de maneira fácil e rápida.
[1] https://www.adeccousa.com/employers/resources/skills-gap-in-the-american-workforce/
O que são microcredenciais?
As microcredenciais são uma representação de uma competência ou conquista obtida por meio da participação, progressão, conclusão e demonstração de aprendizado. Eles são criados usando a especificação Open Badges gerenciada e avançada por o Consórcio Global de Aprendizagem IMS. Os crachás são verificáveis pela instituição emissora e sempre podem ser verificados para confirmar que não há deturpação das credenciais de um aluno.
Figura: Emblemas abertos descascados por Bryan Mathers (usado sob licença CC-BY-ND).
Uma vez criados, esses crachás são emitidos e podem ser compartilhados em uma variedade de plataformas, como portfólios e mídias sociais, e com quaisquer indivíduos ou instituições específicas que o proprietário desejar.
Os selos contêm vários metadados sobre como o aluno obteve o selo, quem o emitiu e quais evidências estão disponíveis para demonstrar a habilidade. Estes não são apenas adesivos para adultos, mas contêm informações importantes sobre o que um aluno fez para ganhar esse selo, a competência alinhada a ele e informações sobre a organização que emite o selo para verificar a validade.
Quais desafios as microcredenciais resolvem?
Para o indivíduo
1. Obtenha credenciamento digital que você pode levar com você.
Como os crachás abertos podem ser ganhos e exportados em sua mochila digital, você pode levá-los com você pelo resto de sua vida sem nunca ter que se preocupar com onde os colocou pela última vez (como todos nós inevitavelmente nos perguntamos em algum momento sobre nossos diplomas em papel).
2. Forneça aos outros informações sobre seu desenvolvimento profissional e demonstre esforços para melhorar.
As microcredenciais facilitam a exibição do desenvolvimento profissional contínuo que você buscou além da educação anterior. Isso é incrivelmente valioso porque, à medida que mais pessoas adotam um estilo de vida de aprendizado contínuo, precisamos ser capazes de provar que não paramos de nos educar há 10 anos, quando saímos de nossa faculdade ou universidade.
3. Incentive-se a buscar novas habilidades, com microcredenciais atuando como moeda no local de trabalho.
Tomando emprestado o sucesso psicológico dos cronogramas de recompensa na gamificação, sistemas de microcredenciais bem construídos em uma organização podem incentivar os alunos a aprender mais, participar de um maior número e variedade de oportunidades de desenvolvimento de habilidades e criar um plano de carreira para o sucesso.
Para a organização
1. Identifique áreas de melhoria, bem como a distribuição de talentos e lacunas.
À medida que sua organização começa a rastrear conjuntos de habilidades obtidos por meio de cursos, projetos e mentorias com distintivos, os dados representados informarão como você lida com as lacunas de habilidades não apenas em um nível individual, mas também para a organização como um todo.
2. Aumente a conclusão, a produtividade e o engajamento.
3. Quando a IBM lançou seu programa de crachás digitais em 2015, a inscrição e a conclusão melhoraram imediatamente (em 129% e 229%, respectivamente). Como resultado direto da incorporação de sua estratégia de crachá, "87% dos ganhadores de crachás dizem que estão mais engajados por causa do programa" e "os profissionais de vendas que ganharam crachás digitais têm maior probabilidade de atingir cotas de vendas do que os funcionários que não ganharam crachás".[1]Demonstre uma cultura de aprendizagem.
As empresas que desejam se destacar como organizações de aprendizagem e reter seus funcionários precisam oferecer desenvolvimento contínuo de habilidades.[2] A chave para criar um caminho claro para a carreira de um funcionário envolve a identificação de habilidades que podem estar faltando no momento e aquelas necessárias para os próximos cinco anos e além. Ao aproveitar as microcredenciais vinculadas a competências para projetos e novas funções, você pode dar às pessoas uma compreensão direta do que elas precisam fazer para ter sucesso e distinguir sua organização como uma que realmente se preocupa em permitir que seus funcionários progridam e cresçam.
4. Ajude a criar alinhamento com as habilidades necessárias para a melhoria contínua em todos os setores.
A lacuna de habilidades não é algo que vamos resolver apontando o dedo e culpando instituições educacionais, provedores de treinamento privados, governos ou corporações. Para seguir em frente, todos precisaremos nos unir e elaborar estratégias para comunicar as habilidades fornecidas, necessárias e alcançadas.
O microcredenciamento é uma ferramenta importante que você pode aproveitar para reunir as partes interessadas em torno de uma única mesa e estabelecer uma estrutura e linguagem comuns e abrangentes para construir e demonstrar os conjuntos de conhecimentos e habilidades de que todos precisaremos para prosperar no futuro do trabalho.
Em nosso próximo artigo, revisaremos algumas práticas recomendadas para você começar a criar um conjunto simples de microcredenciais em sua organização.
Esta postagem não é endossada ou afiliada a nenhuma empresa mencionada ou ilustrada neste blog
[1]https://www.ibm.com/blogs/ibm-training/do-digital-badges-really-provide-value-to-businesses/
[2]https://learning.linkedin.com/resources/workplace-learning-report-2018#