Escrito por: Pamela Gaudet, Gerente Sênior de Estratégia de Produto K12
Você já pensou em como a maioria dos dias da sua vida são relativamente semelhantes – talvez seja um dia de semana e você tome praticamente o mesmo café da manhã, beba um café ou chá e comece o dia? Há problemas a resolver, reuniões a participar e prazos.
Se você é professor ou professor, tem aulas para ensinar, avaliações para avaliar sempre que tiver tempo; junto com papelada, planejamento, pesquisa e mais tarefas. Há um ritmo, uma constância, uma rotina, um ritmo no dia-a-dia. Alguns dias têm variedade, mas muitos dias são geralmente semelhantes.
Vamos pensar em um dia há um ano.
Agora, um ano depois, pense em todas as coisas que aconteceram nos últimos 365 dias. Talvez você tenha se mudado, conseguido um novo emprego, tenha sido promovido, tenha tido um filho, se formou em faculdade, universidade ou pós-graduação, comprou um carro, tirou férias, publicou artigos ou um livro, ou viu alunos ou seus filhos se formarem em outra série ou nível.
Seu dia-a-dia parecia uma rotina, mas quando você olha para trás em um ano, muita coisa aconteceu. É incremental.
O desenvolvimento de produtos é assim. Recursos e funções podem parecer aparecer repentinamente no Brightspace como "Oh, olhe – ponto quente! Está no produto agora!"
O que você não vê é como o trabalho para criar esse recurso acontece no dia-a-dia, de forma incremental, com muitas pessoas trabalhando em diferentes aspectos do recurso nos bastidores. Ao desenvolver um recurso, o impacto em outros recursos e na estrutura do Brightspace deve ser considerado de forma holística; e o impacto no fluxo de trabalho do professor, instrutor ou gerente corporativo deve permanecer útil e simples.
Às vezes, um recurso requer a reformulação de um fluxo de trabalho ou tela. Sempre queremos que nosso software "faça sentido", seja fluido de navegar, tenha ferramentas importantes localizadas juntas e reflita as melhores práticas de ensino e aprendizagem. Isso significa ter o cuidado de projetar, testar e desenvolver software que adere a um design instrucional sólido.
Muitas pessoas estão envolvidas nesse processo, começando com a ideia inicial. Muitas vezes, essas ideias vêm de usuários existentes do Brightspace. Em seguida, há a escrita de histórias que descrevem o recurso, projetando o fluxo e as telas, programando o recurso, testando o recurso, compartilhando uma versão inicial internamente e com usuários em potencial, agendando o lançamento e entrando no ar.
Às vezes, um recurso é desenvolvido e depois "retido" até que outro recurso integral também seja desenvolvido, pois não fluirá corretamente sozinho. O primeiro recurso é sinalizado para ser lançado quando o outro recurso estiver pronto e, em seguida, ambos são lançados juntos.
De forma incremental, dia após dia, o Brightspace fica cada vez melhor com intervalos regulares de recursos lançados que passaram por um processo complexo com muitas mãos e mentes trabalhando juntas.
Nosso objetivo é Transforme a maneira como o mundo aprende por meio de melhorias e aprimoramentos incrementais e intencionais para que o aprendizado possa ser acessível, envolvente e inspirador um dia de cada vez.
Pamela Gaudet é Gerente Sênior de Estratégia de Produto K12 da D2L. Ela começou sua carreira K12 como professora e diretora de tecnologia para escolas, depois passou a desenvolver software de tecnologia educacional ainda usado por milhões de alunos. Ela é autora de dois livros de tecnologia educacional, bem como artigos para a EdWeek's Digital Direction, Technology & Learning, eSchoolNews e várias outras publicações.