Por: Jackie Guan, Gerente de Produto, Gerenciamento de Produto
Com a disponibilidade explosiva de ferramentas AI Large Language Model (LLM), é sabido que o ChatGPT e outros podem e serão usados para trapacear em contextos acadêmicos. É hora de os educadores repensarem o lugar da IA na pedagogia e na aprendizagem. Banir a nova ferramenta pode ser uma proposta tentadora e necessária para muitas aplicações, como configurações de exames finais. Em vez disso, devemos pensar em maneiras de incorporar a nova ferramenta em nosso currículo. Ao longo da história, sempre houve uma nova ferramenta no horizonte que está pronta para perturbar o status quo atual, de ábacos e réguas de cálculo a calculadoras e Wikipedia.
Uma régua de cálculo, uma das muitas ferramentas que foi um disruptor para a época crédito: Unsplash
O mundo pode não precisar de outra análise de ensaio de 500 palavras do retrato de Shakespeare das mulheres em suas peças. No entanto, o ato de usar o pensamento crítico e as habilidades de comunicação para revisar e processar informações em um formato decifrável para outras pessoas é ainda mais importante no mundo de hoje, cheio de desinformação. Essas são habilidades que podemos cultivar e equipar os alunos enquanto eles passam o tempo em nossas salas de aula virtuais e presenciais.
A educação não é mais apenas sobre o que você sabe; Mais do que nunca, trata-se de aprender a pensar e desafiar o que é apresentado.
Alunos em uma sala de aula crédito: Unsplash
IA - nem tudo é bom
Sabemos que a IA é uma ferramenta que interrompeu a educação e a força de trabalho, assim como a calculadora, o mecanismo de busca na Internet e a Wikipedia fizeram nos últimos 100 anos. Devemos capacitar os alunos a entender as limitações das ferramentas e como para usá-los como parte de sua jornada de aprendizado.
Crédito: Unsplash
Embora pareça que a IA pode fazer tudo e qualquer coisa, o ChatGPT é notoriamente ruim em várias coisas:
- Exatidão
- Consistência
- Ética
- Senso comum
Esses são pontos-chave a serem destacados para seus alunos ao incorporar ferramentas de IA em suas novas ideias de tarefas.
Ideias de tarefas para educadores
Divulgação completa - consultei o ChatGPT para me ajudar a começar com esta lista!
- Prompts de escrita criativa: Você pode fazer com que os alunos usem o ChatGPT para gerar prompts de escrita, como uma frase ou uma ideia de conto, e fazer com que eles usem o prompt para escrever sua própria história ou ensaio. É sempre mais difícil começar com uma página em branco e pode ser muito útil fazer com que a IA inicie algumas ideias para que sua criatividade flua.
- Pesquisa de Informação, combinada com Análise e Revisão de Pensamento Crítico: O ChatGPT pode ser usado como um mecanismo de pesquisa tradicional para ajudar os alunos a realizar pesquisas sobre um tópico específico. Eles podem fazer perguntas ao ChatGPT sobre o tópico e receber informações relevantes para usar em suas pesquisas. Este exercício também pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico, pedindo-lhes que avaliem as respostas geradas pela IA e determinem se são precisas ou relevantes para suas pesquisas. Peça aos alunos que incluam as fontes consultadas e peça-lhes que avaliem cada fonte quanto à precisão e confiabilidade em seus envios de tarefas.
- Identifique o erro: Nesse tipo de tarefa, gere uma resposta ChatGPT para um problema contextualizado e peça ao aluno para identificar o erro e fornecer a resposta certa. Embora a IA seja muito inteligente, muitas vezes ela pode cometer erros e parecer muito confiante em suas respostas. Fazer com que os alunos revisem e identifiquem o erro é uma ótima maneira de destacar os pontos fracos da ferramenta de IA para os alunos em primeira mão, ao mesmo tempo em que os força a revisar o conteúdo direcionado e aprender novos conceitos.
- Aprendizagem de línguas: O ChatGPT pode ajudar os alunos a aprender um novo idioma, permitindo que eles pratiquem habilidades de conversação e melhorem e aumentem seu vocabulário. Os alunos podem interagir com o ChatGPT no idioma que estão aprendendo e receber feedback sobre sua gramática. Interações regulares em seu idioma de destino com o ChatGPT também os ajudarão a praticar vocabulário, gramática e habilidades de escrita: uma ótima maneira de aprimorar seu conhecimento do idioma.
- Preparação para o debate: O ChatGPT pode ser usado para ajudar os alunos a se prepararem para debates, gerando argumentos a favor e contra um tópico específico. Os alunos podem usar as respostas geradas pelo ChatGPT para praticar suas habilidades de debate e desenvolver contra-argumentos. Nos envios de tarefas dos alunos, peça que eles incluam as respostas do chatbot em um envio de arquivo separado e façam uma análise de como seus argumentos se classificaram em relação aos do ChatGPT e se houve algum erro potencial na resposta da IA.
Lembre-se, para todas essas ideias, o ChatGPT pode ser usado como um assistente de redação virtual para ajudar os alunos em suas habilidades de escrita e comunicação. Se eles estão lutando para escrever, podem pedir sugestões ao ChatGPT sobre estrutura de frases, gramática e vocabulário para cada texto que enviarem. Esta pode ser uma ferramenta incrível de ensino e edição para alunos que precisam de ajuda para melhorar suas habilidades de comunicação!
Crédito: Unsplash
Conclusão
A tecnologia de chatbot de IA está atualmente em sua infância e podemos esperar muitas mudanças nos próximos dias, meses e anos. Embora a mudança e o impacto da IA não sejam claros, o que está claro é que ela já consolidou um lugar em nossa vida cotidiana, e o uso da IA só aumentará. Como educadores, nosso papel é equipar nossos alunos com o conhecimento e as habilidades necessárias para enfrentar os desafios de amanhã. Incorporar o uso de IA em suas atribuições só ajudará a promover esse objetivo.
Fontes adicionais para ideias de tarefas com IA:
https://ctlt.ubc.ca/resources/assessment-design-in-an-era-of-generative-ai/suggestions-for-assignment-and-assessment-design/
Você já usou IA em sua pedagogia ou tem ideias para Assignmenst com IA? Deixe um comentário abaixo para compartilhá-los com nossa comunidade!
*Tecnologias e provedores de software/serviços são mencionados na postagem do blog para fins meramente ilustrativos. Sua menção não implica que a D2L endossa ou de alguma forma recomenda seu uso.