Escrito por: Mariya Boyko, gerente de produto e Christian Pantel, vice-presidente sênior de desenvolvimento e design de UX
Na D2L, priorizamos as necessidades de alunos e educadores. Colocamos nossos usuários no centro de nosso processo de desenvolvimento de produtos, usando práticas de design centradas no usuário para criar uma plataforma de aprendizado intuitiva.
Sobre o design centrado no usuário
O design centrado no usuário (UCD) é uma abordagem ao design de produtos baseada em uma compreensão profunda das pessoas que usam os produtos. Ao envolver os usuários em todo o processo de design, a UCD garante que as soluções sejam construídas para serem intuitivas, eficazes e agradáveis.
Compreensão e empatia
Não construímos produtos com base em suposições. Realizamos pesquisas proativas com usuários para entender os objetivos, motivações e desafios de todos os nossos usuários – alunos, instrutores e administradores. Também trabalhamos com nossos usuários para entender seus contextos, ambientes e fluxos de trabalho. Reconhecendo a diversidade de nossa comunidade de usuários, construímos modelos para ajudar a representar nossa compreensão e orientar a direção de nosso produto.
Feedback do usuário
Valorizamos sinceramente o feedback que recebemos de nossos usuários e temos vários canais abertos onde eles compartilham seus pensamentos e experiências conosco. Os exemplos incluem interações com nossas equipes voltadas para o cliente, a troca de ideias de produtos e discussões em eventos como Fusão, a conferência anual de usuários da D2L. Isso nos ajuda a continuar a refinar nossa compreensão de quem são nossos usuários e o que é mais importante para eles. Isso nos ajuda a focar em áreas-chave para melhorias de produtos e introduz novas ideias para inovação.
Design iterativo e teste de usabilidade
Ao longo de um projeto de melhoria de produto ou projeto de inovação, continuamos a trabalhar diretamente com nossos usuários. À medida que geramos ideias, representamos possíveis direções de solução com diagramas como mapas conceituais e storyboards. Progredimos para wireframes e, em seguida, protótipos de trabalho. Em todas as etapas, aproveitamos a oportunidade para verificar nosso pensamento com usuários reais e ajustar ao longo do caminho. Quando chegamos a codificar uma solução, temos confiança de que estamos construindo um produto que ressoará com as necessidades e desejos das pessoas.
Projetando para acessibilidade e inclusão
A D2L está comprometida em tornar a educação acessível e inclusiva para todos os alunos. A inclusão está na vanguarda de nossa prática de design, garantindo que nossos produtos sejam altamente utilizáveis por pessoas com diversas habilidades e estilos de aprendizagem. Ao adotar os princípios do design universal e trabalhar diretamente com diversos grupos de usuários, capacitamos os educadores a criar ambientes de aprendizagem inclusivos onde todos os alunos possam prosperar.
Conclusão
Ao colocar instrutores, alunos e administradores no centro de nosso processo de design, criamos produtos que se integram perfeitamente às suas experiências de ensino e aprendizagem. Por meio de pesquisa de usuários, empatia, colaboração e inclusão, estamos construindo a plataforma de aprendizado que permite que todos os alunos atinjam todo o seu potencial juntos.