Os vídeos parecem estar desempenhando um papel cada vez maior na entrega de materiais de cursos online. De screencasts passo a passo a entrevistas em vídeo, a peças artísticas ou históricas; Os vídeos podem ser uma maneira eficaz de desenvolver habilidades ou expandir a base de conhecimento dos alunos. No entanto, se alguns alunos não puderem ver ou ouvir o conteúdo do vídeo e do áudio, há um problema de acessibilidade que você deve resolver. As legendas de vídeo e as transcrições de áudio desempenham um papel importante no fornecimento de acesso a alunos com deficiência.
Como encontrar vídeos para seus cursos online
Existem muitas videotecas que podem ter conteúdo relevante para o assunto que você ensina. Ao pesquisar conteúdo de mídia, certifique-se de considerar duas questões principais:
- Você tem o direito de usar o vídeo, com base nas leis locais de direitos autorais e/ou na licença do vídeo?
- O vídeo está legendado corretamente?
Existem muitas fontes possíveis de vídeos que você pode usar em seus cursos online. Algumas das técnicas mais usadas para encontrar esses vídeos incluem:
- Ferramenta de pesquisa Creative CommonsTM fornece resultados de vários pontos turísticos de mídia que estão disponíveis para reutilização e podem ser modificados para seus propósitos, se necessário.
- Comunidades de vídeo do Youtube e Vimeo. Ao pesquisar no YouTube, você pode ativar o filtro que pesquisa vídeos licenciados pela Creative Commons. Ao enviar um vídeo para o YouTube, existem apenas duas opções de licenciamento: Licença padrão do YouTube e Creative Commons - Atribuição. Portanto, qualquer vídeo neste site que tenha uma licença Creative Commons pode ser reutilizado com atribuição ao proprietário do vídeo. Com a licença padrão do YouTube, o proprietário do vídeo manteve todos os direitos sobre o vídeo, exceto os direitos concedidos ao YouTube pelo proprietário do vídeo (Termos de Serviço do YouTube, Seção 6)
- Pergunte ao seu bibliotecário
- Os bibliotecários geralmente são altamente qualificados para encontrar recursos de aprendizagem que possam ser usados legalmente na educação. Há também uma grande chance de que a biblioteca assine uma ou mais videotecas especificamente para essa finalidade.
As licenças mais comuns que permitem a reutilização sem pedir permissão são Domínio público licenças e as várias Creative Commons Licenças. Para garantir as obrigações de Uso Justo para os criadores de conteúdo, certifique-se de usar apenas conteúdo licenciado para permitir que você o use em um curso online.
Depois de encontrar conteúdo bom, utilizável e devidamente licenciado, você precisa garantir que o conteúdo encontrado tenha os recursos necessários para acessibilidade.
Como usar vídeos com legendas
As legendas são descrições de texto na tela que exibem o diálogo, identificam os locutores e descrevem outros sons relevantes que, de outra forma, seriam inacessíveis aos espectadores de um vídeo, programa de televisão, filme, apresentação de computador ou produção de mídia semelhante. A legendagem foi desenvolvida para ajudar pessoas com deficiência auditiva, mas pode ser útil para todas as pessoas, dependendo de sua situação. Por exemplo, as legendas podem ser lidas quando o áudio não pode ser ouvido, independentemente do motivo, como um ambiente barulhento ou devido à necessidade de ficar quieto (sem reprodução de áudio), como em um hospital ou em uma biblioteca quando os fones de ouvido não estão disponíveis. As legendas também podem ajudar a melhorar a compreensão e a fluência do idioma, seja em seu idioma nativo ou em um segundo idioma.1
Nota: As legendas podem ser fechadas ou abertas. As legendas ocultas podem ser ativadas ou desativadas, enquanto as legendas abertas estão sempre visíveis.
Encontrar vídeos com legendas adequadas
Mais uma vez, seu bibliotecário pode ser um recurso inestimável para encontrar vídeos legendados. Se, no entanto, você quiser fazer isso sozinho, aqui estão algumas dicas.
Todos os vídeos enviados para o YouTube são legendados automaticamente usando um software de reconhecimento de voz. Embora isso signifique que todos os vídeos têm legendas, infelizmente as legendas de reconhecimento de voz costumam ser muito imprecisas; às vezes embaraçosamente.
No site do YouTube, há um filtro de pesquisa que procura apenas vídeos com legendas que não são geradas automaticamente. O uso do filtro de pesquisa da CC encontra apenas vídeos em que as legendas automáticas foram editadas ou um arquivo de legendas foi carregado pelo proprietário do conteúdo.
Normalmente, mas nem sempre, qualquer uma das duas ações acima deve resultar em legendas muito mais precisas do que as legendas automáticas. No entanto, é sempre uma boa prática revisar o vídeo com as legendas ativadas para garantir que sejam úteis e não imprecisas.
Criação de legendas para vídeos em seus cursos online
Você pode criar seus próprios vídeos para garantir que o conteúdo seja abordado da maneira que você preferir e colocar sua própria marca pessoal no conteúdo do curso. Nesse caso, existem diferentes técnicas que você pode usar para criar um vídeo e criar um bom conjunto de legendas. É possível criar seu próprio arquivo de legenda usando qualquer ferramenta de edição de texto, mas recomendamos o uso de uma plataforma de vídeo como o YouTube, que possui ferramentas para facilitar a legendagem, incluindo recursos de edição e tempo de início/parada para garantir que o texto seja coordenado adequadamente à visualização.
Nota: Para usar legendas no YouTube, você precisa de uma conta do Google. Se você usa qualquer uma das várias ferramentas do Google, já possui uma ou pode criar uma conta gratuita.
- No YouTube, acesse Seu canal > Conteúdo.
- Clique Detalhes (o ícone de lápis) para editar o vídeo.
- No menu à esquerda, clique no ícone Legendas e adicione seu arquivo de legendas.
Para obter mais informações, consulte Adicione legendas e legendas.
Criando uma transcrição
Também é útil enviar uma transcrição das legendas para compartilhar com os alunos que usam leitores de tela. Uma opção é baixar o arquivo de legendas e transformá-lo em uma transcrição. Para obter mais informações, consulte Dicas para criar um arquivo de transcrição.
Outra opção é usar uma ferramenta de fala para texto enquanto grava o vídeo. A maioria dos telefones celulares tem um conversor de fala para texto, ou você pode adquirir facilmente um em sua loja de aplicativos.
O que está além da legenda? Vídeos descritos!
Os vídeos legendados são um bom primeiro passo para a acessibilidade do conteúdo de vídeo para cursos online, no entanto, as legendas tendem a capturar as palavras faladas no vídeo, o que às vezes pode ser confuso sem entender o contexto em que estão sendo faladas.
Vídeo descrito, vídeo descritivo e descrição de áudio são três termos que significam a mesma coisa: uma descrição de narração dos principais elementos visuais de um vídeo. Alguns exemplos de coisas que podem ser descritas em um vídeo incluem definir a cena, figurinos, ações, expressões, mudanças de cena e assim por diante. Essas descrições seriam benéficas para espectadores com baixa ou nenhuma visão, desde que possam ouvir as descrições de áudio.
Há muitos fatores a serem considerados ao fazer vídeos descritos, e toda a extensão do conhecimento se estende além desta série de dicas de acessibilidade para cursos online. No entanto, um serviço gratuito e simples a considerar é o site YouDescribe.org, onde você pode adicionar descrições de áudio aos vídeos do YouTube.
Nota: O conteúdo deste tópico foi consolidado a partir de Encontrando vídeos legendados para seus cursos online e Criando legendas para seus cursos online e foi atualizado de WAMOE, o MOOC de Acessibilidade da Web para Educadores Online; co-criado por Karen Sorensen, do Portland Community College, e Barry Dahl, da D2L.