O programa gráfico de apresentação do Microsoft® PowerPoint® e programas semelhantes são frequentemente usados para criar conteúdo de curso em todos os níveis de ensino. Se esses conjuntos de slides do PowerPoint forem colocados online como parte de um curso online, é importante que esses decks sejam acessíveis ao aluno usando tecnologia assistiva.
Usando slides do PowerPoint em cursos online
Observação: Do ponto de vista da acessibilidade, o mesmo conteúdo fornecido em uma página HTML ou em uma série de páginas geralmente seria mais acessível do que um conjunto de slides. Sempre que possível, forneça o conteúdo do curso online como uma página da web. Se isso não for possível, fornecer um conjunto de slides criado de maneira acessível é uma alternativa a ser considerada.
Há um fator complicador ao projetar um conjunto de slides para alunos que usam um leitor de tela. Existem diferentes modos de exibição que o aluno pode usar ao usar a tecnologia assistiva para visualizar um arquivo do PowerPoint. É importante que você, como criador de conteúdo, use tecnologias assistivas de seção transversal para visualizar seu conteúdo usando todas as visualizações disponíveis.
Se você estiver projetando slides para acessibilidade, precisará disponibilizar o arquivo para os alunos para que eles possam usá-lo com sua plataforma de leitura de tela. Se você colocar os slides online, há uma boa chance de que muitos dos recursos de acessibilidade sejam perdidos. Disponibilize o arquivo para download para quem precisa usar um leitor de tela.
Categorias de itens encontrados pelo Verificador de Acessibilidade
Erros: Conteúdo que torna o documento impossível ou muito difícil de ler e entender para pessoas que usam tecnologia assistiva. Erros comuns em documentos do PowerPoint® incluem:
- Slides sem títulos
- Texto alternativo ausente para objetos não textuais
- Formatação adequada do cabeçalho da tabela
Avisos: Conteúdo que provavelmente (mas nem sempre) tornará o documento difícil de entender para pessoas que usam tecnologia assistiva. Os avisos comuns incluem:
- Estrutura da tabela (células divididas ou mescladas, tabelas aninhadas ou linhas ou colunas completamente em branco)
- Texto de hiperlink que não é significativo ou descritivo
Dicas: Conteúdo que deve ser entendido com tecnologia assistiva, mas poderia ser melhor organizado para melhorar a experiência. As dicas comuns incluem:
- Se houver um vídeo, ele irá alertá-lo para verificar se há legendas ocultas
- Os títulos dos slides devem ser exclusivos (não repetidos)
- A ordem de leitura de vários componentes do slide está em ordem lógica
Se você estiver criando slides para acessibilidade, precisará disponibilizar o arquivo para os alunos para que eles possam usá-lo com sua plataforma de leitura de tela. Se você colocar os slides online, há uma boa chance de que muitos dos recursos de acessibilidade sejam perdidos. Disponibilize o arquivo para download para quem precisa usar um leitor de tela.
No próximo post, concluiremos esta série com mais seis dicas para melhorar a acessibilidade do conteúdo do seu curso online.
Informações adicionais
Para obter mais informações, consulte o artigo de suporte da Microsoft Torne suas apresentações do PowerPoint acessíveis a pessoas com deficiências.