Autor do artigo: Barry Dahl
18 de maio de 2017
Bem a tempo para o GAAD 2017
Hoje (18 de maio) é o Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade de 2017, ou GAAD. Aqui na D2L, prestamos atenção às preocupações com acessibilidade todos os dias, mas ainda assim, este dia é muito especial. Parece oportuno tocar nossa própria buzina hoje, já que recentemente adicionamos um aprimoramento ao editor de HTML no Brightspace.
Apresentando... o ícone Verificar acessibilidade no editor de HTML!
Figura: O Verificador de Acessibilidade em Brightspace Editor.
Disponível pela primeira vez na versão de abril de 2017 (versão 10.7.0 para aqueles que estão acompanhando a pontuação), o verificador de acessibilidade analisa o conteúdo adicionado e procura os seguintes itens:
- Uso de parágrafos como títulos
- Títulos sequenciais
- Links adjacentes
- Estrutura de lista ordenada
- Estrutura de lista não ordenada
- Taxa de contraste do texto para as cores de fundo
- Texto ALT da imagem
- Nome do arquivo de texto ALT
- Legenda da tabela
- Resumo da tabela complexa
- Legenda e resumo da tabela
- Escopo, marcação e cabeçalhos do cabeçalho da tabela
O verificador indica se não há problemas ou oferece sugestões para corrigir problemas de acessibilidade identificados. Aqui estão alguns exemplos:
Eu adicionei uma imagem gráfica sem adicionar nenhum texto alternativo escrito, indicando que estava inserindo uma imagem decorativa. Quando cliquei no ícone Verificar acessibilidade no editor de HTML, recebi esta verificação de acessibilidade:
Figura: Usando o Verificador de Acessibilidade em Brightspace Editor.
Lembre-se de que usar o ícone Inserir Coisas ou o ícone Inserir Imagem requer que você adicione Texto Alternativo ou marque a imagem como decorativa antes de adicionar a imagem à página. Se você marcar a imagem como decorativa, o que insere o código para Null Alt Text (conforme pretendido), ainda receberá a possível mensagem de erro, conforme mostrado acima, ao executar o verificador de acessibilidade. Na verdade, o verificador está pedindo que você verifique se não precisa de algum texto alternativo escrito para descrever a imagem para alguém usando um leitor de tela.
Se eu quisesse usar Null Alt Text porque a imagem era realmente decorativa, simplesmente apertaria o botão Ignorar.
Se você copiar e colar uma imagem de outra fonte, como um documento de processamento de texto, ela provavelmente virá sem nenhum texto alternativo. Nessa situação, o botão Verificar acessibilidade seria uma grande ajuda para o autor.
Um segundo exemplo é mostrado no gráfico abaixo. Aqui está um caso em que inseri intencionalmente títulos de página de maneira inadequada (H2, depois H4 e H3). O verificador de acessibilidade me alerta sobre esse problema e me diz que eles devem estar na sequência correta.
Figura: O Verificador de Acessibilidade destacando conteúdo inacessível no Brightspace Editor.
Um terceiro exemplo é mostrado abaixo. Mudei parte do texto de uma cor de fonte preta para outras cores de fonte mais claras. Duas das três cores não fornecem contraste suficiente, e o verificador de acessibilidade as destaca para mim.
Figura: O Verificador de Acessibilidade destacando cores inacessíveis em Brightspace Editor.
Uma coisa que o verificador de acessibilidade não pode fazer no momento é alertá-lo se você inserir um vídeo que não tenha legendas. Procurei e encontrei facilmente um vídeo que não tem legendas disponíveis para reprodução. O verificador de acessibilidade não me alerta que o vídeo incorporado não inclui legendas. Este é um exemplo da necessidade de o usuário ainda estar ciente dos problemas de acessibilidade e não depender apenas do novo recurso Verificar acessibilidade.
Figura: O Verificador de Acessibilidade destacando conteúdo de vídeo inacessível em Brightspace Editor.
No geral, o recurso Verificar acessibilidade é um ótimo complemento para o Brightspace.