Por: Holly Whitaker Consultora de Estratégia de Aprendizagem
Ao fazer uma mudança repentina para a entrega totalmente online de experiências de aprendizagem em resposta a uma crise, os líderes do campus precisam reconhecer abertamente e compartilhar o entendimento em torno de alguns pontos-chave listados abaixo. Esse entendimento compartilhado deve fluir para a comunicação com instrutores e outras partes interessadas na comunidade do campus.
- Só porque um campus está mudando para uma entrega totalmente online durante esta crise, não significa que todos os cursos estarão sempre online para sempre. Isso nem significa que os cursos terminarão o semestre online - é algo que o campus está fazendo no curto prazo em resposta a esta crise. Alguns instrutores vão querer transformar isso em um referendo sobre os méritos e deméritos de suas percepções da educação online. Em última análise, todos os instrutores desejam alcançar e ensinar os alunos e, agora, por preocupações com a saúde e segurança de todos, isso significa que eles fazem isso por meio de entrega totalmente online.
- Se um instrutor estava interessado em ensinar online, essa pessoa provavelmente já está fazendo isso ou já fez isso no passado. Para este grupo, a transição será mais fácil. O grupo com maior probabilidade de resistir a essa mudança serão os instrutores que nunca ensinaram on-line ou que ensinaram on-line anos atrás, quando as ferramentas on-line não eram tão fáceis de usar quanto agora. Para esses instrutores, será necessário um pensamento criativo sobre os tipos de experiências em sala de aula que planejaram em seu programa e como poderiam alcançar resultados iguais ou semelhantes em um ambiente online. Veja o artigo complementar para obter mais informações.
- Evite dar a impressão de que todo o trabalho de mudança online precisa ser concluído imediatamente. Isso aumentará a ansiedade em um momento em que a ansiedade já é alta, o que pode resultar em muita resistência feia. Em vez disso, ajude os instrutores a se concentrarem no que podem fazer para fazer a transição de sua sessão de aula NEXT para totalmente online. A abordagem "faça o que vem a seguir" ajudará os instrutores a sentir que essa tarefa é alcançável sem fazê-la parecer intransponível. Esse tipo de processo de conversão rápida só precisa ser uma reunião de classe antes dos alunos para manter o programa de estudos. Lembre-se de que a maioria dos instrutores passa meses convertendo cursos em entrega on-line – e você faz melhorias incrementais ao longo do tempo em vez de comer um elefante.
- Ajuste suas expectativas sobre a qualidade do curso. Lembre-se de que a métrica de meta é a disponibilidade de experiências de aprendizado em seu LMS para que os alunos possam continuar aprendendo, não que todas as novas experiências de aprendizado online atendam ou excedam uma avaliação de qualidade.
- Dito isso, ainda existem leis sobre as experiências dos alunos. A acessibilidade é uma delas. Existe um padrão mínimo de acessibilidade que todos os campi devem promover amplamente durante essa mudança. Todas as opções no artigo complementar incluem considerações e requisitos de acessibilidade. Não negligencie esta etapa vital da mitigação de riscos.
- Lembre-se de que nem todos os alunos têm acesso igual à internet ou possuem dispositivos que acessam a internet. Alguns alunos compartilham dispositivos, têm dispositivos mais antigos ou vão a um terceiro local para obter acesso confiável à Internet. Ajude seus instrutores a entender a diversidade de origens dos alunos e ajude-os a se lembrar de oferecer uma variedade de experiências de aprendizado, mesmo aquelas que podem ser concluídas offline.
- Nem todos os cursos ou experiências de aprendizagem terão uma experiência on-line equivalente imediatamente óbvia. Os exemplos incluem seções de laboratório, experiências de campo ou cursos em que os alunos precisam de software caro alojado em computadores universitários para participar da aula. Como parte de seu planejamento, inclua algum método para que os instrutores nesses casos trabalhem com a equipe de TI do campus ou designers instrucionais para trabalhar dentro dessas restrições para identificar soluções criativas.
- Trabalhe com os administradores do LMS para garantir que todos os seus instrutores tenham acesso ao LMS e a um shell de curso criado lá. Um Relatório de uso da ferramenta do hub de dados pode informar quais cursos têm shells abertos sem conteúdo. Seus administradores de LMS também podem ajudá-lo a saber quais cursos não mostraram nenhuma atividade de login durante a resposta à crise. Concentre os esforços de acompanhamento nesses cursos e instrutores.
Ao se comunicar sobre isso com os instrutores, seja positivo e confiante. Sua positividade e confiança transbordarão, tornando seus instrutores positivos e confiantes. Isso, por sua vez, ajudará os alunos a serem positivos e confiantes.