Planejamento de adoção: definir metas de adoção desejáveis e realistas do Brightspace
Escrito por: Holly Whitaker, PhD, Consultora de Estratégia de Aprendizagem da D2L.
Se você participou de alguma experiência de desenvolvimento profissional ou definição de metas estratégicas nos últimos anos, provavelmente está familiarizado com o método SMART de definição de metas. O "R" em SMART normalmente significa Realista.
Como líderes de mudança baseados no campus, muitas vezes temos algumas grandes expectativas impostas a nós pelos principais líderes de nossas instituições. Por exemplo, ouvi falar de várias instituições cujos líderes esperam 100% de adoção do LMS para postar um programa para cada curso.
À primeira vista, esse objetivo parece razoável, mas é altamente provável que o Assistente de Ensino esteja provavelmente postando o programa para aqueles poucos professores que nunca realmente fazem login no LMS. Isso está acontecendo enquanto sua equipe de suporte e treinadores estão sobrecarregados com tíquetes de ajuda e solicitações de treinamento, sem capacidade de atender à demanda. Essa é provavelmente uma situação que você não deseja.
Definir metas de adoção que sua instituição possa apoiar de forma realista pode ser complicado. Este artigo fornecerá instruções passo a passo sobre como personalizar metas atingíveis e realistas para o seu campus.
Primeiro: Defina a adoção ideal
Definir as melhores práticas antes de procurar exemplos da vida real ajudará você a identificar exemplos ideais na prática. Trabalhe com sua equipe de design instrucional para debater o uso ideal ou da mais alta qualidade para a ferramenta que você identificou. Este será um processo de pensamento baseado em conceito, em vez de um processo de pensamento orientado por exemplos.
Sugestões para configurar esta sessão de brainstorming:
- Selecione uma ferramenta que esteja em seu MVLE - usaremos Rubricas para este exemplo (você pode selecionar uma ferramenta do seu MVLE ou uma nova ferramenta)
- Peça aos seus designers instrucionais para imaginar um curso ideal que use rubricas
- Imagine qual seria a experiência ideal do aluno com as Rubricas
- Imagine qual seria a experiência ideal do instrutor de Rubricas
Segundo: Documente o ideal
Use suas anotações desta sessão de brainstorming, crie uma lista de verificação com definições detalhadas. Como alternativa, crie um fluxograma, diagrama ou documento que descreva o uso ideal em detalhes. O exemplo abaixo foi projetado para fazer você pensar na direção certa - não se destina a ser um exemplo exaustivo de como usar Rubricas.
- O instrutor cria, edita e adiciona facilmente a rubrica a uma atividade
- O aluno pode visualizar a rubrica antes de enviar uma tarefa
- O aluno pode visualizar o feedback do instrutor após a avaliação
- O instrutor usa rubricas para mais de uma atividade
- O instrutor usa uma ordem consistente de classificações altas e baixas em todas as rubricas
- O instrutor usa o Rubric para dar feedback detalhado
Para encerrar esta etapa, cite qualquer pesquisa ou padrões externos que encontrar para sua definição de qualidade. Inclua requisitos de acessibilidade em sua definição.
Terceiro: Compare a adoção atual
Use o DataHub para examinar os relatórios de uso da ferramenta em rubricas. Digamos que seu campus tenha 1000 cursos e que seu Uso da ferramenta DataHub informe que 300 de seus cursos usam uma rubrica de alguma forma.
Incumbilite sua equipe de design instrucional de determinar quantos desses cursos usam rubricas da maneira ideal que você identificou. Olhar para 300 cursos pode levar muito tempo, então eu selecionaria uma estratégia para analisar uma amostra desses 300 cursos. Digamos que a amostra mostrou que 100 cursos usam rubricas de maneira ideal. Isso significa que 200 cursos que atualmente usam rubricas podem usar alguma ajuda ou orientação para melhorar o uso de rubricas.
Próximo: Seus níveis atuais de adoção são satisfatórios?
Nem todos os cursos podem usar efetivamente todas as ferramentas. Isso vale para as rubricas também. Em cursos com grandes matrículas que dependem de exames, as rubricas não são práticas. No entanto, no exemplo que estamos analisando neste artigo, já identificamos 200 cursos que poderiam usar alguma ajuda com o uso de rubricas.
A questão é: você está feliz que 100 cursos estejam usando rubricas idealmente ou acha que os outros 200 precisam de ajuda? Você acha que existem mais de 300 cursos que poderiam usar bem as rubricas?
- Se você está satisfeito com seus 100 cursos, nenhum recurso adicional precisa ser investido na adoção de rubricas.
- Se você determinar que deseja ajudar os 200 cursos que não estão usando as rubricas de maneira ideal, invista recursos focados nesses cursos específicos para ajudá-los a elevar o nível. Use as diretrizes na próxima seção deste artigo para ajudá-lo a determinar o que fazer em seguida.
- Se você acha que há mais de 300 cursos que poderiam usar bem as rubricas, use as orientações na próxima seção deste artigo para ajudá-lo a determinar quantos cursos você gostaria de usar as rubricas.
Quarto: Implicações previstas do aumento da adoção
Cada mudança cria efeitos cascata em toda a sua instituição. Qualquer aumento desejado nas rubricas se espalhará para sua equipe de treinamento, equipe de help desk, designers instrucionais e pessoal de dados. Os efeitos cascata podem até chegar ao escritório do reitor, ao escritório de pós-graduação, ao reitor das faculdades, ao senado do corpo docente e a outros ambientes politicamente carregados. Avalie esses impactos antes de determinar o nível desejado de adoção.
Quanto mais alto você definir suas metas de adoção, maiores serão os efeitos cascata. Reúna uma equipe com representantes de treinamento, help desk, design instrucional e dados para pensar nos efeitos cascata de vários níveis de adoção:
- Sua equipe de treinamento tem capacidade para treinar 100% de seus instrutores em Rubricas no período de tempo desejado? Eles poderiam treinar 50% ou 25% nesse tempo? E se você dobrasse o prazo?
- O que precisaria mudar nas operações de help desk se ocorresse um mandato de adoção de 100%?
- Que capacidade você precisaria disponibilizar em sua equipe de design instrucional se 50% de adoção de rubricas fosse sua meta? E quanto a 100%? 25%?
- Quanta capacidade seu pessoal de dados tem para monitorar de perto essa iniciativa?
- Que tipo de interesse político essa iniciativa pode atrair dos líderes do campus?
Pense nessas e em outras questões que emergem da discussão, considerando os efeitos cascata. Pense em porcentagens, mas também em números absolutos. Cinquenta por cento de seus instrutores podem significar 100 ou 1000, dependendo do tamanho da sua instituição. Essa é uma grande diferença quando se trata de assentos de treinamento, tíquetes de help desk e disponibilidade de designer instrucional.
Por fim, otimize sua meta de adoção
Com base na discussão da seção anterior, você deve ter um bom pressentimento da capacidade de cada equipe de lidar com os efeitos cascata de qualquer aumento na adoção.
Digamos que sua abordagem ideal fosse melhorar a maneira como os 200 cursos estavam usando Rubricas para ajudar esses cursos a se moverem em direção ao uso ideal da Rubrica que você identificou, mas sua discussão de previsão da etapa anterior revelou que isso sobrecarregaria a capacidade de sua equipe de treinamento, seu help desk e seus designers instrucionais. Você cortou a meta pela metade para melhorar 100 cursos que já usavam rubricas, e o grupo ainda parecia que isso não era realista de alcançar com alta qualidade. Cinquenta cursos pareciam um pouco baixos demais para causar qualquer tipo de impacto no nível da instituição, então o grupo concordou em melhorar 75 cursos como uma meta realista. Para se alinhar a esse objetivo:
- Seus instrutores determinaram que poderiam treinar os 75 instrutores ao longo de um semestre, considerando sua disponibilidade e compromissos de treinamento atuais.
- O grupo de help desk determinou que precisaria de um mês para se atualizar para oferecer suporte às rubricas usadas no nível ideal e que precisava adicionar à sua base de conhecimento interna como parte desse processo de aceleração. Eles pediram que a equipe de treinamento começasse as sessões de treinamento após o período de aceleração.
- A equipe de design instrucional decidiu que poderia reservar vários slots de tempo de projeto disponível para fornecer ajuda aprofundada a 15 desses 75 instrutores neste semestre. Eles pediram à equipe de treinamento que ajudasse a identificar os instrutores que precisam de mais ajuda para subir de nível.
- A equipe de dados simplesmente ajudará você com os relatórios de adoção, adicionando-os aos relatórios mensais que já executam.
A equipe também determinou que isso afetaria o escritório de ensino e aprendizagem, o escritório de avaliação e filtraria para o escritório do reitor. Portanto, um passo imediato a ser dado é agendar reuniões com cada um desses grupos para conversar sobre os planos desejados.
O que vem a seguir?
Depois de otimizar sua meta de adoção e trabalhar com suas equipes de suporte para alinhar para atingir a meta, é hora de Crie um plano de como e quando você implementará esse plano para instrutores.
Confira o restante do Planejamento de adoção Série:
Procurando mais ideias e inspiração sobre como criar e aumentar o uso e a adoção do Brightspace? Confira o Manual de adoção do ensino superior!:

Não está no ensino superior?
Se você é um Corporativo ou K-12 Cliente, temos um Manual de adoção só para você!