Planejamento de adoção: criação de histórias de caso de sucesso que motivam e inspiram ainda mais a adoção do Brightspace
Escrito por: Holly Whitaker, PhD, Consultora de Estratégia de Aprendizagem da D2L.
Como líderes de mudança no nível do campus responsáveis por alcançar os níveis de adoção do Brightspace que você deseja entre seus professores e instrutores, você sabe que o corpo docente confia mais em outros professores do que em você. Isso pode ser uma dura realidade, mas é verdade que pássaros da mesma pena voam juntos.
Como você constrói confiança e estimula a adoção entre esse grupo do qual você realmente não faz parte? Simples - encontre os pássaros da faculdade com as penas que você está procurando, e outros pássaros da mesma pena seguirão. Para fazer isso, use uma abordagem simples para criar casos de sucesso detalhando como alguns instrutores importantes tiveram sucesso com o Brightspace e, em seguida, crie uma campanha de comunicação em torno desses casos de sucesso.
Para construir cases de sucesso, gosto de usar Método de Caso de Sucesso de Robert Brinkerhoff (2002). Este é um método fácil de descobrir o que realmente está acontecendo com o Brightspace em seu campus, quais resultados estão sendo alcançados com o Brightspace, determinar o valor desses resultados e decidir o que pode ser melhorado. Você pode usar esse último elemento - o que pode ser melhorado - para a melhoria do processo e para o objetivo final de seus casos de sucesso: melhorar a adoção do Brightspace entre professores e instrutores.
Existem cinco etapas neste modelo. Darei um resumo de alto nível de cada etapa e conectarei cada etapa diretamente a uma ação rápida que você pode tomar para criar uma biblioteca de histórias de sucesso que você pode usar para estimular a adoção em seu campus.
Primeiro, planeje sua abordagem de estudo de caso de sucesso
Se você não planejar, planeja falhar. Isso é tão verdadeiro com casos de sucesso quanto com iniciativas de mudança de tecnologia educacional. Se você é um artista solo, discuta seus planos com seu supervisor ou um aliado de confiança. Se você estiver em uma equipe, peça a ajuda de membros-chave da equipe para identificar por que você está buscando o desenvolvimento de casos de sucesso.
Superficialmente, parece que a única razão pela qual você precisa é usar casos de sucesso para uma campanha de adoção interna. No entanto, você também pode precisar passar por esse processo para determinar se a iniciativa Brightspace em seu campus está "funcionando", de acordo com a definição de sua instituição. Se houver vários objetivos para seus casos de sucesso, certifique-se de que você está planejando coletar os dados necessários para provar seu ponto.
Como começar a planejar hoje
Em sua sessão de planejamento de caso de sucesso do Brightspace, discuta as seguintes perguntas:
- Depois de obter os casos de sucesso, quem são os públicos primários e secundários para eles?
- Quais informações esses públicos consideram confiáveis?
- Em que área específica da prática do Brightspace você está se concentrando?
- Que tipos de usuários do corpo docente você está procurando?
- Qual é o seu prazo para terminá-los?
Em segundo lugar, defina o que você quer dizer com "sucesso"
É difícil encontrar algo se você não souber exatamente o que está procurando. "Eu saberei quando vir" não conta aqui. Detalhe um modelo de sucesso ideal específico para uma ferramenta ou prática pedagógica. Pense em como essa ferramenta Brightspace seria usada em um mundo perfeito. Imagine como uma estratégia pedagógica seria perfeitamente impulsionada usando um kit de ferramentas específico do Brightspace.
Quanto mais específico você puder ser com isso, mais fácil será a próxima etapa do processo.
Como definir o sucesso hoje
Defina o sucesso fazendo a si mesmo ou à sua equipe estas perguntas:
- Em qual ferramenta do Brightspace poderíamos nos concentrar?
- Essa ferramenta ou um pequeno conjunto de ferramentas é usado em uma estratégia pedagógica específica, como CBE ou blended learning?
- Se o Dr. Perfect Professor estivesse usando essa ferramenta ou estratégia do Brightspace de maneira perfeita, como seria isso ao longo da vida de um semestre/semestre?
- Que tipos de dados você precisaria para identificar o Dr. Perfect Professor como um caso de sucesso?
Terceiro, verifique os dados do Brightspace em busca de casos de sucesso e casos difíceis
Agora que você sabe o que está procurando, é hora de encontrá-lo nos dados. Você provavelmente procurará em Estatísticas de Uso de Ferramentas no hub de dados ou em outros locais se seu modelo de dados for mais complexo. Se você tiver o Performance Plus, poderá consultar o Painel de Adoção para obter essas informações,
Se você descobrir que o que está procurando é difícil de encontrar, volte para a Etapa 2 e esclareça seu modelo de sucesso, concentrando sua pesquisa em ferramentas específicas dentro do Brightspace.
Procure o uso de alto nível de uma ferramenta específica ou de um pequeno conjunto de ferramentas usadas para uma estratégia pedagógica. Identifique os 10% a 20% dos principais usuários dessa ferramenta e, em seguida, aprofunde-se em seus cursos para ver como eles realmente estão usando essa ferramenta.
Nesse processo, você também procurará o nível mais baixo de usuários - o que chamei de Casos de Luta no cabeçalho desta seção. Você pode não querer fazer nada com eles agora, exceto observar que eles estão de fato usando a ferramenta. Eles se tornarão jogadores valiosos nessa estratégia mais tarde.
Como procurar casos de sucesso hoje
No Data Hub ou no Painel de Adoção (somente para usuários do Performance Plus), procure:
- Altos níveis de uso das ferramentas específicas que você está segmentando
- Os nomes de usuário dos 10-20% melhores. Essa porcentagem varia de acordo com o tamanho do seu corpo docente. Faculdades maiores provavelmente precisarão de uma porcentagem menor, faculdades menores precisarão de uma porcentagem maior.
- Navegue até a área do curso para ver por si mesmo como eles estão usando essas ferramentas. Use seu julgamento sobre o uso real da(s) ferramenta(s) em questão para saber se deve dar o próximo passo com um indivíduo em sua lista.
- Você quer aproximadamente 5-7 indivíduos, talvez até 8-9 para levá-lo para a próxima etapa do processo. Se você tiver apenas um, tudo bem também.
Quarto, conecte-se pessoalmente para coletar informações detalhadas para casos de sucesso
Há um limite para o que os dados podem dizer sobre como um membro do corpo docente está usando as ferramentas do Brightspace. Depois de restringir sua pesquisa e ver esses cursos por si mesmo, é hora de se conectar pessoalmente com os instrutores individuais desses cursos. Certifique-se de anotar de qual departamento são os instrutores que você vai entrevistar - é bom incluir esse detalhe em seus casos de sucesso, pois ajuda outros membros do corpo docente a se conectarem com as histórias que você está compartilhando.
No e-mail que você envia para solicitar uma reunião, diga a eles os motivos pelos quais você está pedindo o tempo deles. Isso remonta à etapa de planejamento, portanto, tenha seu propósito claro quando pedir o tempo de um instrutor, ou é improvável que ele o dê de bom grado. Informe ao instrutor que ele terá os direitos finais de edição da história de sucesso, para que ele esteja perfeitamente ciente de tudo o que você vai dizer sobre ele.
Esta fase de "entrevista" pode ser a parte mais demorada e gratificante do processo, então reserve um tempo para aproveitá-la. Faça boas anotações, pois essa será a fonte do desenvolvimento do seu caso de sucesso na próxima etapa.
Como coletar informações detalhadas sobre casos de sucesso hoje
Em sua entrevista ou conversa com seus instrutores, faça perguntas como estas - que apontam para a adoção:
- Quais são os benefícios de usar a ferramenta - para estudantes e Para você?
- Como você teve a ideia de usar essa ferramenta específica?
- O que você achou fácil quando estava começando?
- Que dificuldades ou desafios você teve que superar - e que recursos você usou para superá-los?
- Quais são seus pensamentos sobre os resultados que seus alunos estão alcançando?
- O que você teria a dizer a outros membros do corpo docente que estão pensando em usar essa ferramenta?
Quinto, desenvolva suas histórias de caso de sucesso
Espero que você tenha entrevistado cerca de 5 pessoas que deram seu consentimento para que você as usasse como um caso de sucesso que será usado com outros membros do corpo docente para estimular a adoção em seu campus. Isso significa que você pode criar 5 casos de sucesso diferentes.
Use as perguntas de sua entrevista para enquadrar uma história de cinco partes: Inspiração, Benefícios para alunos e/ou instrutores, Um começo fácil, Desafios, Superando os desafios, Resultados dos alunos, Depoimento
Bons casos de sucesso podem ser todo texto ou um simples slide em um PowerPoint. Se você tiver o privilégio de trabalhar com um designer gráfico, experimente design, cor e layout para maximizar o impacto da história com capturas de tela, tabelas, citações e outros elementos estilísticos para destacar os pontos importantes. Por exemplo, consulte a figura 1.
Lembre-se, a razão pela qual você está dedicando um tempo para coletar essas histórias de casos de sucesso é que há poder na experiência compartilhada - o corpo docente responderá mais ao ouvir histórias sobre as experiências de seus colegas do que às mensagens dos administradores que parecem estar pedindo que eles trabalhem mais.
Figura 1: Caso de sucesso para inverter a sala de aula com o Brightspace
Como desenvolver seus cases de sucesso hoje
- Organize suas anotações de entrevista de acordo com a história que deseja contar sobre a ferramenta Brightspace para a qual você está escrevendo o caso de sucesso.
- Você pode ou não ter boas informações para cada parte da estrutura de cinco partes mencionada acima. Está okey. Vá com o que você tem.
- Desenvolva os arquivos necessários para quando falar sobre essas histórias para o público identificado na fase de planejamento. Podem ser apenas de texto ou designs mais complexos.
- Recrute um editor ou outra pessoa para ler suas histórias para ver se elas fazem o que você está buscando: estimular a adoção. Os melhores editores são pessoas do público-alvo - membros do corpo docente. Procure membros do corpo docente de confiança para lhe dar feedback para que você saiba que está no ponto.
- Antes de distribuir as versões finais, sempre permita que seus entrevistados dêem a aprovação final em cada versão (texto, slides, versões mais sofisticadas)
- Lembre-se de manter seus casos de sucesso curtos e agradáveis - histórias transmitidas em um único slide do PowerPoint (ou outros formatos simples) que mostram de forma concisa como um membro do corpo docente está usando uma ferramenta com sucesso e os benefícios que eles obtiveram como resultado são mais eficazes.
Divulgando seus cases de sucesso
Lembra-se dos casos de luta que identificamos anteriormente? É aqui que eles voltam à cena.
Selecione um dos casos de sucesso para enviar ao grupo em dificuldades como parte da primeira onda de sua campanha de comunicação. Pergunte a eles onde eles estão presos e mantenha o horário de expediente para ajudá-los a obter resultados semelhantes aos dos instrutores de casos de sucesso.
Embrulhar
Um bom caso de sucesso pode inclinar a balança da decisão de adoção para os membros do corpo docente que estão em dúvida sobre a adoção das ferramentas do Brightspace. Lembre-se de que 50% ou mais de seus professores procuram outros membros do corpo docente em sua instituição em busca de dicas sobre quais inovações começar a usar. Casos de sucesso de seus próprios membros do corpo docente são uma estratégia fundamental para estimular esse grupo intermediário de adotantes no caminho certo.
Confira o
Planejamento de adoção
Série:
Para obter mais ideias sobre como criar e aumentar o uso e a adoção do Brightspace, confira o Manual de adoção do ensino superior:
Não está no ensino superior?
Se você é um Corporativo ou K-12 Cliente, temos um Manual de adoção só para você!