Publicado originalmente em 5 de junho de 2019; referências atualizadas em 18 de abril de 2024
Data de fim da vida útil: versão de agosto de 2019
A opção de fonte OpenDyslexic está disponível para todos os usuários em Configurações da conta. A intenção desse recurso era aumentar a legibilidade do Brightspace para indivíduos com dislexia.
Por que estamos tomando essa decisão de fim de vida?
OpenDyslexic é uma fonte de código aberto criada por um indivíduo com dislexia para ajudar a resolver alguns sintomas comuns de dislexia, como inversão e troca de letras. Introduzimos essa fonte como uma medida de apoio para alunos com dislexia com base no interesse dos clientes e relatos inicialmente positivos da mídia.
Agora decidimos remover essa fonte como uma fonte do sistema pelos seguintes motivos:
- Não conseguimos encontrar evidências empíricas de que melhore a legibilidade ou compreensão de indivíduos com dislexia.
- A pesquisa limitada disponível relacionada ao impacto da face da fonte na legibilidade e compreensão de indivíduos com diferentes formas de dislexia sugere que fontes simples e sem serifa proporcionam uma melhor experiência de leitura. (ver referência 1, 2, 3)
- Os principais fornecedores de software, como o Google, optaram por não oferecer suporte à fonte devido à falta de evidências empíricas que apoiem os benefícios para alunos com dislexia. (ver referência 4)
- Oferecer essa fonte a todos os usuários nas Configurações da conta pode incentivar alguns alunos a selecionar uma opção de fonte que afete negativamente sua experiência de aprendizado.
- Extensões de navegador, como Fonte OpenDyslexic para Chrome estão disponíveis para alunos que se beneficiam especificamente dessa fonte e desejam continuar seu uso.
- Com o aumento da disponibilidade de ferramentas baseadas em navegador que atendem às necessidades do aluno, como preferências de leitura, que são altamente diversificadas, pessoais e influenciadas por vários fatores, nós os encorajamos a escolher o que melhor lhes convém. Essa abordagem pode ajudar os alunos a encontrar as opções certas para suas necessidades, incluindo o ajuste do tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, cor, etc. (consulte a referência 3)
- Para garantir que forneçamos uma boa experiência padrão e interoperabilidade máxima com plug-ins de navegador, preferências do sistema operacional e tecnologias assistivas que os indivíduos usam para personalizar sua experiência de leitura na Web, alinhamos nosso sistema de design e práticas de desenvolvimento com as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web do W3C (Critérios WCAG 2.1 Nível AA).
Qual é o Plano de Impacto e Transição para Clientes Ativos?
Com o lançamento de entrega contínua de agosto, os indivíduos que selecionaram anteriormente a fonte OpenDyslexic por meio das Configurações da conta reverterão para a fonte padrão do sistema Lato. Lato é uma fonte san serif projetada para a web. Recomendamos que as pessoas que desejam continuar a usar o OpenDyslexic explorem o plug-in do navegador Chrome Fonte OpenDyslexic para Chrome. Recomendamos que os instrutores e designers instrucionais que desejam fazer boas escolhas padrão para seus alunos leiam o Guia de Estilo de Dislexia 2018: Criando conteúdo amigável para dislexia da Associação Britânica de Dislexia.
Para obter mais informações, consulte Espaçamento entre letras, espaçamento entre palavras e fonte com recursos amigáveis à dislexia: testando a legibilidade do texto em pessoas com e sem dislexia
Referências:
- Beaza-Yates e Rello (2013). Boas fontes para dislexia. Conferência: Anais da 15ª Conferência Internacional ACM SIGACCESS sobre Computadores e Acessibilidade.
- Boas fontes para dislexia
- Wery e Diliberto (2017). Anais da Dislexia, 67: 114.
- O efeito de uma fonte especializada em dislexia, OpenDyslexic, na taxa de leitura e precisão (Annals of Dyslexia)
- Tipografia e dislexia
-
https://github.com/antijingoist/open-dyslexic/issues/17#issuecomment-269055957