Publicado originalmente em 27 de março de 2020
Há muitas maneiras de obter respostas para perguntas comuns sobre relatórios por meio do Data Hub. Aqui, organizamos algumas maneiras de obter suas respostas em três categorias com base em sua familiaridade com os dados e ferramentas do Brightspace e experiência em trabalhar com dados em geral. Você pode achar que pode precisar se esticar para uma categoria superior para obter exatamente as métricas de que precisa, mas também não descarte que pode haver um processo mais fácil em uma categoria inferior que pode ajudá-lo a obter esses números urgentes importantes para suas partes interessadas mais cedo.
Iniciante pressupõe que você esteja familiarizado com a interface do Brightspace e as ferramentas de relatórios no curso. Ele pressupõe que você provavelmente esteja tentando acessar esses dados via Excel.
Intermediário pressupõe que você já tenha trabalhado com dados do Data Hub antes ou se sinta confortável com a ajuda do guia Core Admin Analytics. Ele pressupõe que você esteja acessando os dados com uma ferramenta de BI ou (para os conjuntos de dados menores) esteja confortável usando o modelo de dados do Excel.
Avançado pressupõe que você já tenha trabalhado com o Data Hub antes para outras metas de relatórios. Ele pressupõe que você esteja confortável e usuário regular de uma ferramenta de BI ou tenha acesso a um banco de dados para armazenar e manipular os dados conforme necessário.
Os cursos têm conteúdo?
Iniciante
Uso do instrutor e uso do aluno Os conjuntos de dados avançados podem indicar se um curso tem páginas de conteúdo. Ambos contam o número de objetos de conteúdo visitados pelo instrutor/aluno. O conjunto de dados Uso do aluno também tem uma contagem dos objetos de conteúdo disponíveis para serem visitados.
Considerações e limitações: Você precisa ter alunos ou instrutores matriculados no curso para que o curso apareça no conjunto de dados, se estiver tentando ver se o conteúdo está em um curso sem ninguém inscrito, você precisará inscrever alguém no curso (e executar o relatório para essa função) ou usar o processo intermediário de análise do conteúdo. A contagem de objetos de conteúdo no Uso do aluno inclui apenas objetos de conteúdo atualmente acessíveis ao aluno, excluindo aqueles ocultos por condições de versão, para obter todos os objetos de conteúdo, use o processo intermediário.
Intermediário
A partir do Conjunto de dados de unidades organizacionais, Conecte à esquerda Conjuntos de dados do Brightspace de objetos de conteúdo em OrgUnitId e conte o número de objetos de conteúdo por curso. Em seguida, você pode filtrar essas contagens para obter uma lista de cursos em que não há objetos de conteúdo ou há mínimos.
Considerações e limitações: esse processo lista todos os objetos de conteúdo existentes em um curso e não faz distinção com base no fato de o conteúdo ser acessível ao aluno. Se você deseja remover o conteúdo oculto pelas condições de liberação, consulte o processo iniciante ou vá mais longe incorporando as condições de liberação, Conjuntos de dados do Brightspace. Você também não pode ver o conteúdo em si, apenas metadados relacionados ao conteúdo. Infelizmente, o conteúdo em si não está disponível nos Conjuntos de dados do Brightspace. No entanto, você tem acesso ao Nome e Local, que pode ser um link para o arquivo e indica o tipo de arquivo.
Avançado: Quando o conteúdo foi alterado? Qual é o tipo de conteúdo?
Faça a junção entre Unidades organizacionais Conjunto de dados do Brightspace para Objetos de conteúdo Conjunto de dados do Brightspace como no nível intermediário. Em seguida, filtre com base na data de modificação para determinar se o instrutor modificou as partes do curso, como plano de estudos e informações do corpo docente, que precisam ser atualizadas sempre que o curso for oferecido. Você também pode analisar e agrupar com base no local para determinar os tipos de conteúdo nos cursos. Se você deseja ver o número de cursos sem conteúdo em um nível superior (por exemplo, Departamento), vá para a seção sobre Estrutura Organizacional no final deste artigo.
Considerações e limitações: esse processo apenas lista todos os objetos de conteúdo existentes em um curso e não faz distinção com base no fato de o conteúdo ser acessível ao aluno. Se você quiser remover o conteúdo oculto pelas condições de liberação, consulte o processo iniciante ou vá mais adiante incluindo as Condições de liberação, Conjuntos de dados do Brightspace. Você também não pode ver o conteúdo em si, apenas metadados relacionados ao conteúdo. Infelizmente, o conteúdo em si não está disponível nos Conjuntos de dados do Brightspace. No entanto, você tem acesso ao Nome e Local, que pode ser um link para o arquivo e indica o tipo de arquivo. Esse processo também pressupõe que você saiba quando o conteúdo foi copiado e, portanto, procuraria modificações após essa data. Ele só pode ver páginas de conteúdo e não itens no Repositório de objetos de aprendizado.
Próximos passos
Depois de ter uma lista de cursos (o nome do curso estará nos conjuntos de dados Uso do instrutor/aluno e Unidades organizacionais), sua próxima etapa pode ser acompanhar os responsáveis por colocar o conteúdo nos cursos. Mas como você determina quem deve acompanhar ou como acompanhar?
Você pode determinar onde o curso se enquadra em sua estrutura organizacional seguindo o link listado na seção Estrutura organizacional no final deste artigo (Intermediário/Avançado).
Você pode determinar quais instrutores pertencem a cada curso por meio do conjunto de dados de Uso do instrutor (Iniciante) ou ingressando no Conjunto de dados do Brightspace Inscrições de usuário (em OrgUnitId), filtrando apenas para suas funções de instrutor e, em seguida, ingressando no Conjunto de dados do Brightspace de usuários em UserId para obter o nome e o endereço de e-mail do instrutor (Intermediário/Avançado).
Você pode comparar o acesso ao curso para o instrutor (consulte a pergunta sobre o acesso ao curso mais adiante neste documento) com cursos sem conteúdo para determinar se há situações em que o instrutor está entrando no curso, mas não adicionando conteúdo e pode estar se envolvendo de outras maneiras ou tendo dificuldades para criar o curso.
Os alunos estão fazendo login no sistema? Quais alunos não fizeram login no sistema?
Iniciante
Usando o conjunto de dados avançados de uso do aluno, encontre a data de login do sistema mais recente na coluna "Último login do sistema" para cada aluno. Para aqueles que nunca fizeram login no sistema, mas estão matriculados em um curso, eles ainda terão uma linha sem valor (NULL) nesta coluna.
Considerações e limitações: Haverá uma linha para cada aluno e curso em que ele está matriculado, portanto, você precisará filtrar os valores duplicados se um aluno estiver em vários cursos. Este relatório não mostrará o acesso ao sistema para aqueles que não estão matriculados em nenhum curso, para encontrar esses indivíduos, você precisará usar o processo Intermediário. O conjunto de dados filtra a data de acesso ao último curso, portanto, você precisará ter cuidado ao definir o filtro de data para incluir todos. Esse método fornecerá apenas a data de login do sistema mais recente, não um registro de todas as datas em que ele fez login, para obter todas as sessões que o aluno teve no Brightspace, use o processo Intermediário.
Intermediário
Usando os Conjuntos de dados do Brightspace, você pode Unir usuários à esquerda ao conjunto de dados de login do usuário no UserId para ver as tentativas de login. Você pode identificar alguns dos problemas que as pessoas estão tendo ao fazer login aqui - como senhas incorretas. Se você quiser ver apenas tentativas de login bem-sucedidas, junte o Conjunto de Dados de Usuários ao Conjunto de Dados do Histórico de Sessões no UserId.
Considerações e limitações: Esses conjuntos de dados são grandes! Você provavelmente precisará usar uma ferramenta de BI (por exemplo, Tableau, Power BI) ou um banco de dados para manipulá-los. Se você não tiver acesso a essas ferramentas, pode estar limitado ao processo Iniciante. Os conjuntos de dados também são tão grandes que serão limitados aos 150 milhões de linhas de dados mais recentes. Esses conjuntos de dados também incluem todos os usuários, não apenas os alunos, portanto, você verá até mesmo os administradores que estão ou não fazendo login. Se você precisar filtrar para alunos com base apenas nos dados do Brightspace, use os processos Avançado ou Iniciante.
Avançado
o Como no Nível Intermediário, Left Join Users to User Login ou Session History on UserId. Você pode filtrar por StartDate/AttemptDate para ver quem fez login na semana anterior, por exemplo. Você também pode querer ingressar em Matrículas de usuário (em UserId) para filtrar aqueles com funções de aluno e identificar os cursos que eles devem acessar - e talvez não estejam porque não estão fazendo login com sucesso no sistema. Você também pode começar a analisar isso ao longo do tempo, por exemplo, mantendo um número contínuo de logins nos últimos 14 dias e sinalizando quando um indivíduo cai abaixo de um limite como um indicador que contribui para seu sucesso.
o Considerações e limitações: Esses conjuntos de dados são grandes! Você provavelmente precisará usar uma ferramenta de BI (por exemplo, Tableau, Power BI) ou um banco de dados para manipulá-los. Se você não tiver acesso a essas ferramentas, pode estar limitado ao processo Iniciante. Os conjuntos de dados também são tão grandes que serão limitados aos 150 milhões de linhas de dados mais recentes.
Próximos passos
o Depois de identificar os alunos que não estão fazendo login no sistema, você provavelmente desejará verificá-los para fornecer assistência e/ou determinar o problema.
o Você pode obter o endereço de e-mail ou a ID definida pela organização de um aluno no conjunto de dados Usuários e também pode obter o endereço de e-mail no conjunto de dados Uso do aluno.
o Você pode agrupá-los por curso (o processo iniciante e avançado inclui informações do curso) para que você possa pedir aos instrutores que forneçam assistência aos alunos identificados.
Os instrutores estão fazendo login no sistema? Quais não são?
Iniciante
Esta é uma solução de proxy para responder à pergunta. Usando o conjunto de dados avançados de uso do instrutor, você pode ver a última data em que eles acessaram o curso (último acesso à oferta do curso). Se eles acessaram o curso, então eles definitivamente acessaram o sistema. Você também pode usar a coluna "Data do primeiro login" no Conjunto de dados do Brightspace de usuários para determinar se o usuário já fez login no sistema.
Considerações e limitações: Se o instrutor acessou o sistema, mas não o curso, você não poderá determinar isso usando o conjunto de dados de uso do instrutor, mas poderá fazê-lo com o conjunto de dados Usuários ou o Processo intermediário. O conjunto de dados Usuários mostra apenas o primeiro login, portanto, se sua pergunta realmente for "O instrutor fez login na semana passada?", use o conjunto de dados de uso do instrutor ou o processo intermediário.
Intermediário
Usando os Conjuntos de dados do Brightspace, você pode Unir usuários à esquerda ao conjunto de dados de login do usuário no UserId para ver as tentativas de login. Você pode identificar alguns dos problemas que as pessoas estão tendo ao fazer login aqui - como senhas incorretas. Se você quiser ver apenas tentativas de login bem-sucedidas, junte o Conjunto de dados de usuários ao Conjunto de dados do histórico de sessões no UserId.
Considerações e limitações: Esses conjuntos de dados são grandes! Você provavelmente precisará usar uma ferramenta de BI (por exemplo, Tableau, Power BI) ou um banco de dados para manipulá-los. Se você não tiver acesso a essas ferramentas, pode estar limitado ao processo Iniciante. Os conjuntos de dados também são tão grandes que serão limitados aos 150 milhões de linhas de dados mais recentes. Esses conjuntos de dados também incluem todos os usuários, não apenas os alunos, então você verá até administradores e alunos que estão ou não fazendo login. Se você precisar filtrar para alunos com base apenas nos dados do Brightspace, use os processos Avançado ou Iniciante.
Avançado
Como no nível intermediário, os usuários de junção à esquerda no login do usuário ou no histórico da sessão no UserId. Você pode filtrar por StartDate/AttemptDate para ver quem fez login na semana anterior, por exemplo. Você também pode querer ingressar em Inscrições de usuário (em UserId) para filtrar aqueles com funções de instrutor e identificar os cursos que eles devem acessar - e talvez não estejam porque não estão fazendo login com sucesso no sistema. Você também pode começar a analisar isso ao longo do tempo, por exemplo, mantendo um número contínuo de logins nos últimos 14 dias e sinalizando quando um indivíduo cai abaixo de um limite esperado.
Considerações e limitações: Esses conjuntos de dados são grandes! Você provavelmente precisará usar uma ferramenta de BI (por exemplo, Tableau, Power BI) ou um banco de dados para manipulá-los. Se você não tiver acesso a essas ferramentas, pode estar limitado ao processo Iniciante. Os conjuntos de dados também são tão grandes que serão limitados aos 150 milhões de linhas de dados mais recentes.
Próximos passos
Depois de responder à pergunta inicial, você provavelmente deseja entrar em contato com as pessoas que não estão fazendo login no Brightspace. Você pode obter a ID definida pela organização do instrutor no conjunto de dados de uso do instrutor e isso, bem como informações de contato adicionais do conjunto de dados Usuários.
Se você precisar ver qual indivíduo em sua estrutura é responsável por esse indivíduo para que você possa delegar adequadamente, consulte a seção Estrutura Organizacional no final deste documento.
Talvez você queira começar a rastrear o acesso ao sistema ao longo do tempo para que os padrões possam ser determinados ou para que haja evidências de que os limites de acesso ao sistema estão sendo atendidos. Você pode usar o mesmo processo descrito nas seções Intermediário e Avançado para examinar os dados durante os períodos de tempo de sua escolha.
Acesso ao Curso (Alunos / Professores)
Iniciante
Usando os conjuntos de dados avançados de uso do instrutor e uso do aluno, você pode ver a última data em que ele acessou o curso ('Último acesso à oferta do curso', 'Data da última visita'). Esses arquivos também fornecem alguma indicação da atividade concluída no curso, como enviar tarefas (alunos), visualizar o conteúdo (ambos) e dar notas (instrutor). Isso pode garantir que o ensino e a aprendizagem estão ocorrendo no Brightspace.
Considerações e limitações: Isso mostra apenas a data de acesso ao curso mais recente e a atividade agregada no curso, portanto, será impossível ver o que foi concluído na última semana ou quantas vezes o curso foi acessado durante um período de tempo, por exemplo. Você precisará do processo intermediário para responder a essas perguntas mais complexas. Quando você gera esses relatórios, eles também incluem todos os indivíduos que se encaixam nos critérios que nunca acessaram o curso, portanto, pode ser necessário filtrá-los (ou filtrá-los - dependendo do seu objetivo).
Intermediário
Use 2 conjuntos de dados - Acesso ao curso e Uso do aluno ou do instrutor (dependendo do seu grupo-alvo) - Ingressando em dois campos: OrgUnitId/ID da oferta do curso e UserId. Isso permitirá que você filtre o uso do aluno/instrutor apenas para os cursos que deseja direcionar e deve facilitar o gerenciamento dos dados. O conjunto de dados Acesso ao curso tem uma linha para cada dia em que o usuário acessou um curso. Você pode contar o número de linhas na tabela Acesso ao curso para um determinado curso/usuário para obter o número total de visitas ou filtrar por data para ver quantas visitas na última semana - ou qualquer limite necessário.
Considerações e limitações: O conjunto de dados de acesso ao curso não tem um limite para a quantidade de tempo que um indivíduo deve passar no curso. Uma visita por 1 segundo, uma visita por 1 hora e 3 visitas por 3 horas terão a mesma aparência. Não há conjunto de dados disponível para mostrar exatamente quanto tempo um indivíduo passou no curso em geral. Usando o processo avançado de Acesso ao sistema, você pode ver o tempo que um usuário passou no sistema em geral, mas esses dados não estão disponíveis no nível do curso.
Avançado
Use 3 conjuntos de dados: acesso ao curso, unidades organizacionais e usuários. Junte os usuários ao acesso ao curso no UserId e junte as unidades organizacionais ao acesso ao curso no OrgUnitId. Você provavelmente precisará filtrar os cursos apenas para aqueles que estão sendo oferecidos no momento ou para os acessos ao curso que ocorreram apenas dentro de um determinado período de tempo. O conjunto de dados Acesso ao curso tem uma linha para cada dia em que o usuário acessou um curso. Você pode contar o número de linhas na tabela Acesso ao curso para um determinado curso/usuário para obter o número total de visitas para um determinado usuário. Você pode querer ingressar adicionalmente no conjunto de dados UserEnrollments para limitar apenas aqueles que atualmente têm uma determinada função no curso (por exemplo, Aluno, Docente).
Considerações e limitações: O conjunto de dados de acesso ao curso não tem um limite para a quantidade de tempo que um indivíduo deve passar no curso. Uma visita por 1 segundo, uma visita por 1 hora e 3 visitas por 3 horas terão a mesma aparência. Não há conjunto de dados disponível para mostrar exatamente quanto tempo um indivíduo passou no curso em geral. Usando o processo avançado de Acesso ao sistema, você pode ver o tempo que um usuário passou no sistema em geral, mas esses dados não estão disponíveis no nível do curso.
Próximos passos
Assim como o acesso ao sistema, muitos precisam acompanhar os indivíduos para determinar por que eles não estão acessando o curso. Você pode obter a "ID definida pela organização" do instrutor no conjunto de dados de uso do instrutor. Você pode obter o endereço de e-mail dos alunos no conjunto de dados Uso do aluno. Ambas as informações e muito mais estão disponíveis no conjunto de dados Usuários.
Essa é provavelmente uma métrica que você procurará acompanhar ao longo do tempo. Se você estiver usando os conjuntos de dados intermediários ou avançados, considere usar os arquivos diferenciais, que são de tamanho mais gerenciável se você quiser identificar apenas indivíduos que acessaram ou não o curso em um determinado dia.
Se você precisar monitorar o tempo no curso, considere fazer com que todas as ações do seu curso sejam incorporadas às páginas de conteúdo. O tempo em relação ao conteúdo é rastreado no sistema e pode ser relatado.